Autor Tópico: dificuldades em usar o linux  (Lida 2320 vezes)

Offline vivism

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
dificuldades em usar o linux
« Online: 26 de Julho de 2015, 17:34 »
Oi oi,

estou usando o linux faz pouco tempo e estou bem perdida. Não entendo de versão, como instalar novos programas, de nada, e preciso muito disso pro meu trabalho...  :'(
Vou expor minhas dúvidas por tópicos:
1) lendo os tópicos aqui do fórum para iniciantes vi q tem uma versão do linux talvez mais fácil, parecida com o windows, q me facilitaria agora nesse momento de aprendizado do linux, que é o linux mint, mas n consegui instalar  :( , alguém pode me dizer como eu faço isso?
2) para usar a versão linux do word instalaram pra mim (pq eu não sei instalar  :-[  ) o libre office, mas é a versão em inglês e não tem a fonte times new roman  :-\ :-\ :-\ :-\. Tentei instalar outra versão do libre office, mas n consegui instalar,  :-\ . No readme diz que tem q ter instalado a versão mais recente do JAVA, mas ai eu n consigo instalar ele...  :'(  :'(  :'(  Não consigo nem ver  se tenho ele instalado, na central de aplicativos do ubuntu que aliás não me é fácil de entender, pq eu digito um programa e n entendo nem como instalar e nem entendo se ele está instalado  :'( :-[ :'( :-[ :'( :-[ . Só sei q consegui facilmente desinstalar o libre office e agora estou sem nenhum word  :-\ :-\ :-\ :-\

Alguém pode me ajudar pf!!!
... eu n consigo trabalhar  :-\  :-\  :-\ ...

Muito Obrigada!  ;D ;D ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:dificuldades em usar o linux
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2015, 00:46 »
É, assim a coisa tá feia mesmo!

Vamos começar pelo básico então:  https://help.ubuntu.com/14.04/ubuntu-help/index.html

Esse aí é um Guia para inciantes. Tem muita informação útil. Não sei se vai resolver todos os seus problemas, mas você pelo menos vai poder começar a entender como funcionam as coisas no Ubuntu.

É bom você começar aprendendo a dizer que versão você usa e a configuração do seu Hardware.

O Libre Office não é o Office da MS!  Mas você vai conseguir fazer muitas coisas do Office da MS, pelo menos todo o básico você consegue.  A fonte Times new roman tem que ser instalada, ela é uma fonte da MS, não vem por padrão instalada no Ubuntu. Depois de ler bastante do guia acima, tente seguir um dos tutoriais seguintes:

http://www.edivaldobrito.com.br/instale-o-java-codecs-e-suporte-reproducao-de-dvd-criptografado/

http://www.diolinux.com.br/2014/04/deixe-o-ubuntu-1404-lts-perfeito-para-uso.html

http://ubuntu.blog.br/guia-pos-instalacao-ubuntu-o-que-fazer-depois-da-instalacao-do-ubuntu/


Leia tudo antes de fazer qualquer mudança!  É pra você ter uma boa idéia do que vai fazer antes de sair alterando as coisas!

Como vocẽ não sabe dizer a versão que instalou, estou colocando a versão 14.04 nos guias.  Se não for o guia do iniciante vai te ajudar a descobrir qual é a versão.

Não sei o que deu errado na instalação do Linux Mint. E novamente, como você não sabe dizer a versão do Mint, também não falou o erro que ocorreu..... Fica muito difícil te ajudar com ele. E claro, aqui é Fórum do Ubuntu, se for partir para o Mint, tem que buscar ajuda no Fórum deles. Eles também tem muita documentação.

Tente aí e depois me conta se conseguiu resolver alguma coisa!

 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:dificuldades em usar o linux
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2015, 19:04 »
Olá vivism.
Só reforçando, é só seguir a orientação dos links colocados pelo Galactus que vc conseguirá usar o Ubuntu sem problemas.
Se você teve êxito coloque a resposta aqui.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:dificuldades em usar o linux
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2015, 20:58 »
Essa questão da dificuldade é uma tanto relativa. Analisando friamente, as pessoas se acostumaram a "tradição" do windows, que mantém um estilo desde do Windows 95. Tanto que o lançamento do Windows 8 fez muita gente ficar perdida.

Em termos de intuição de uso, que tem haver com lógica de organização e facilidade de uso, o Ubuntu é até mais tranquilo para uma pessoa que está iniciando do que o próprio windows. Lembra muito o Mac OS X da Apple.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:dificuldades em usar o linux
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2015, 21:40 »
Se o Libreoffice em inglês estava funcionando normal então o Java deve estar instalado ok em seu sistema, seria questão de instalar a versão em português ou o pacote de idioma para língua portuguesa. Existem fontes com serifa similares a Times New Roman para usar no Linux, mas dá pra instalar a própria pra manter compatibilidade de arquivos documentos com sistemas Windows também.