Autor Tópico: Webcam travando todo o sistema  (Lida 3339 vezes)

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
Webcam travando todo o sistema
« Online: 23 de Julho de 2015, 14:52 »
Olá amigos, saudações!

Tenho uma webcam Logitech c 270 há mais de um ano rodando no 14.04  e nunca tive problemas, até uma semana atrás. As imagens começaram a oscilar no Skype a ponto de não haver condições mínimas de conversa com imagem. Achei que era um problema de conflito e atualizei para o 15.04  e os problemas pioraram. Instalei o Mint e o Deepin Linux e o problema se repetia.... O travamento não se dá só no Skype! Ele nasce a partir de qualquer aplicativo que utilize a webcam, como o cheese , o hangouts e qualquer chat da internet. O sistema todo trava e não há nada que eu possa fazer para recuperá-lo, a não ser reiniciar a máquina pelo botão físico. Essas são as especificações de minha máquina: AMD A8-3800 APU with Radeon(tm) HD Graphics × 4 / AMD Radeon HD 6550D/ 64 bits.
Já não sei mais o que fazer...Alguém poderia me ajudar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Webcam travando todo o sistema
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2015, 21:33 »
Deduzindo a partir da descrição que você faz do problema, a primeira coisa a ser feita é verificar se não se trata de um defeito físico da webcam.

Até uma semana atrás a webcam trabalhava perfeita, apenas de uma semana para cá é que entornou. Não funciona na versão 14.04 e também não funciona na versão 15.04, igualmente não funciona em outras distribuições. O problema não é específico de nenhum software, se apresenta em vários deles, tudo isso sugere possa existir um problema físico, então antes de mais nada isso precisa ser investigado para não ficar procurando causa errada e perdendo tempo com isso.

Como fisicamente o problema também pode estar na porta USB na qual a webcam se encontra conectada, então é interessante mudar de porta, observando que a especificação técnica diz "Porta USB 1.1 (recomenda-se 2.0)", então certifique-se de estar usando usb 2.0 (geralmente configurável pelo BIOS), mas também certifique-se de que não esteja usando um slot de usb 3.0, que é uma causa frequente de problema para equipamento que não foi projetado para essa especificação. Caso tenha outro computador onde possa testar o equipamento, essa seria a situação ideal.

O próximo passo é subir o sistema a partir de um live-iso com a versão 14.04 (isso porque provadamente se sabe que funcionava) e verificar se a webcam funciona com o live-iso. Tem que funcionar, pois se não funcionar, logicamente isso comprova um problema físico.

Somente a partir dessa verificação inicial é que se pode pensar em evoluir para outras causas ligadas a software propriamente dito.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
Re:Webcam travando todo o sistema
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2015, 23:09 »
druidabelix, naturalmente eu analisei essa hipótese, mas estava torcendo para eu mesmo estar equivocado, levando-se em consideração aceitar as inconveniências da realidade  de que minha webcam ou placa de vídeo poderiam apresentar quaisquer defeitos físicos.

Eu optei em testá-la em distros diferentes poque as duas escolhidas ( Mint e Deepin) são baseadas no Ubuntu. Cheguei a pensar que podia ser o Kernel...

De qualquer forma, vou seguir suas sugestões e verificar qual o resultado. Agradeço-lhe pelo detalhamento da resposta e pela elegância da escrita. Muito obrigado!

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
Re:Webcam travando todo o sistema
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2015, 02:24 »
druidaobelix, obrigado pela dica da porta USB. O problema era com ela e eu jamais poderia supor. Eu estava utilizando a webcam plugada num hub vagabundo que comprei. Por enquanto, tudo está normal. Espero que a situação atual se estabilize. Muito obrigado, de novo!