Autor Tópico: Adaptador Bluetooth desativado/não encontrado  (Lida 6707 vezes)

Offline Rob The Tall

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Adaptador Bluetooth desativado/não encontrado
« Online: 13 de Julho de 2015, 23:22 »
Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por criar meu post aqui, por eu ser iniciante, mas acredito que seja onde o problema melhor se encaixa.

Após problemas com o Windows 8, resolvi voltar novamente ao OS que nunca me abandonou quando mais precisei (Ubuntu). Porém quando usava o Windows, eu mantinha apenas a minha placa de rede wireless ligada e a placa de bluetooth desligada para economizar bateria. Quando fiz minha mudança completa (removi o Windows de vez!) e fui em Configurações do Sistema -> Bluetooth percebi que não conseguia ligar a placa pois na parte de baixo dizia "Nenhuma adaptador bluetooth encontrado".
Deduzi então que como o wireless estava ligado no Windows e funciona perfeitamente no Ubuntu, o fato do bluetooth não estar sendo encontrado é pelo motivo de ter sido desligado no bendito Windows.

O problema é que não encontro maneira de ligar/ativar a placa do bluetooth pelo Ubuntu. Já pesquisei a respeito no Google, mas nenhuma ajuda útil retornou.

Alguém faz ideia de como posso resolver isso?

Já vou deixar aqui, caso sirva para ajudar, o que o comando "$ lspci" retorna no meu terminal:
"robsoncecchin@RobTheTall-Infoway:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 07)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.2 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
00:1a.7 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 6 (rev 03)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801IBM/IEM (ICH9M/ICH9M-E) 4 port SATA Controller [AHCI mode] (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
04:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8191SEvB Wireless LAN Controller (rev 10)
06:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 03)"

Agradeço desde já.

Obs. Desejo resolver isso por uma questão de desvendar o problema em si. Eu mesmo devo admitir que uso raramente a tecnologia bluetooth para transferência de arquivos ou controle remoto. Porém nunca se sabe quando se irá precisar, não é?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Adaptador Bluetooth desativado/não encontrado
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2015, 13:39 »
1) Versão do Ubuntu ? (ambiente, sabor?)

2) Qual kernel?

Código: [Selecionar]
uname -a
3) Informar qual é o seu equipamento eventualmente pode ajudar a encontrar uma solução (cpu, ram, gpu, motherboard), marca e modelo se existirem.

4) Assegure-se de que seu sistema esteja atualizado acionando o "Atualizador de programas" pelo Dash ou então:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
5) O Bluetooth pode estar identificado pela porta usb, então faça:

Código: [Selecionar]
lsusb
copie e cole aqui o resultado para vermos se há detecção e identificação do hardware.

6) Um detalhe: é comum em notebooks o bluetooth ter uma chave de hardware, liga/desliga, on/off, acionada a partir de uma combinação de teclas Fn + F? (efe alguma coisa, F12, F11, etc), a qual precisa estar acionada para que o sistema possa detectar e identificar o dispositivo, também é comum em alguns equipamento que quando se liga aparece uma imagem originada do próprio BIOS, então, antes de fazer o lsusb ligue a chave para ligar o bluetooth. Se ligou e identificou vai aparecer o símbolo típico o bluetooth na barra superior.

Isso posto, execute o comando e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
rfkill list all
7) Se detectou o hardware e apareceu o símbolo na barra superior, click nele e verifique se estão na posição:

Bluetooth ON
Visível ON (por padrão está em OFF)

8 ) Se constatar que o hardware foi identificado, o dispositivo está ligado, porém não apareceu o símbolo na barra superior, então acione o ícone "Configurações do Sistema"/Bluetooth e veja as configurações, incluindo se está marcada a opção "Show Bluetooth status in the menu bar"

9) Se ainda não foi, procure na Central de Programas do Ubuntu e instale o pacote "Suporte a bluetooth";

10) Finalmente, se ainda não foi, ainda pela lojinha do Ubuntu (Software Center), instale o "Gerenciador bluetooth Blueman".

11) Enquanto se procura uma solução e como alternativa, veja esse link sugerindo o uso do AirDroid sob uma conexão de rede wi-fi:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116784.msg643252.html#msg643252

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.