Autor Tópico: [Resolvido] Servidor VPN da OpenVPN  (Lida 5096 vezes)

Advanced-S17

  • Visitante
[Resolvido] Servidor VPN da OpenVPN
« Online: 10 de Julho de 2015, 23:25 »
Boa noite a todos.

Pessoal, preciso saber se ao criar um servidor VPN no meu computador, servirá para os dispositivos, que acessarem-no, pelo wi-fi (com configuração pra acessarem VPN, pq senão acessarão direto), acessarem a internet que chega no meu PC, por um cabo que vem do modem/router da sala? Ou só serve pra conectar a rede local?
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 09:14 por Advanced-S17 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2015, 22:58 »
Seu computador é o gateway da rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2015, 09:38 »
Sim, pro VPN e o gateway da rede é o modem/roteador.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2015, 16:09 »
Não entendi. Seu servidor é ou não o gateway das máquinas de sua rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2015, 23:57 »
Não, é o meu modem/roteador.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2015, 14:30 »
Isso complica bastante as coisas. Você pretende abrir uma VPN site-to-site, ou host-to-server?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2015, 23:41 »
Se host-to-server for acesso remoto, é esse.
P.S.: Esquece isso, preciso só pra acessar da rede. O servidor VPN será montado na máquina, da qual escrevo, computador de mesa, então o IP será da sua placa de rede e não do modem.
Isso complica bastante as coisas. Você pretende abrir uma VPN site-to-site, ou host-to-server?
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 09:12 por Advanced-S17 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2015, 14:07 »
Sendo só de um host pra outro (mesmo que um deles seja servidor) é mais fácil.

Primeira coisa é garantir que nas duas pontas os pacotes que cheguem na porta 1194/udp (não é necessário abrir tcp, só precisa do udp) do modem sejam redirecionados ao endereço da máquina que está rodando o OpenVPN na rede interna.

Você já tem algum tutorial de instalação do OpenVPN?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2015, 10:59 »
Compreendi, mas a pergunta é, se um dispositivo conectar a VPN do meu PC, ele consegue acessar a internet do meu PC pela VPN ou só serve para acesso a rede interna? Considerando que a resposta seja sim, então a 2ª pergunta é, as requisições que meu PC fizer a internet (a pedido dos outros dispositivos)  serão criptografadas e mascaradas por outro IP ou será totalmente aberta?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor VPN da OpenVPN
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2015, 15:30 »
Compreendi, mas a pergunta é, se um dispositivo conectar a VPN do meu PC, ele consegue acessar a internet do meu PC pela VPN ou só serve para acesso a rede interna?
Depende, se o dispositivo for configurado para usar o gateway padrão pela VPN (acho que o OpenVPN pode ser configurado nesse sentido), e se seu computador estiver configurado para compartilhar a conexão à internet com a VPN (com certeza o OpenVPN não tem configuração pra isso).

Citar
Considerando que a resposta seja sim,
A resposta é "talvez".

Citar
então a 2ª pergunta é, as requisições que meu PC fizer a internet (a pedido dos outros dispositivos)  serão criptografadas e mascaradas por outro IP ou será totalmente aberta?
Suas requisições só são criptografadas quando estão passando pela VPN.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D