Autor Tópico: Instalar programas com pacotes .tar.gz  (Lida 7434 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2015, 08:58 »
Quero converter de mp4 pra avi. Porém, isso agora fica em segundo plano, pois o que eu apanho há mais tempo é na hora de fazer funcionar esses pacotes .tar.gz. Pouquissimas vezes durante anos, consegui rodar um make e um make install e instalar realmente um programa assim. Hoje em dia existe a  Central de Programas do Ubuntu. Porém, muitas vezes temos que procurar por outros meios. Nessa hora a gente se depara com esse problema.

Discordo de você. Hoje é muito pouco provável alguém precisar compilar um programa no Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2015, 09:49 »
Acho que o que ele quer converter não e tão importante quanto a sua dúvida que não está sendo respondida, aliás tem muitos tópicos aqui que abordam isto, compilar programas é simples e fácil, faça uma pesquisa aqui no fórum leia, releia e tire suas dúvidas, eu recomendo o aprendizado pois será útil quando só tiver acesso a um tarball  com o sistema quebrado, sem acesso a internet, hoje o que vejo é o típico comportamento dos usuários windows, reinstala, faz um instalação limpa, ninguém mais quer experimentar pelo menos tentar uma solução, kkkk fico imaginando o que seria de muitos usuários hoje, se antigamente fizéssemos a mesma coisa.



Creto

  • Visitante
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2015, 09:53 »
Discordo de você. Hoje é muito pouco provável alguém precisar compilar um programa no Ubuntu.
Então lá vai o material da resposta que ele necessita caro Xterminator (bom te ver na ativa de novo)

Continuo com o agent100gelo, discordando, porém há o caso de você querer com opinião formada usar aplicativo "X", ai é outra coisa.

Hoje em dia compilar um pacote (fonte) só se for para empacotar em (.deb; .rpm; etc.) mesmo.

Mas essa é opinião de uma cara muito leigo no assunto, mas assim como você tive essa curiosidade em um passado recente e aprendi a instalar pacotes em .tar.gz; .tar.bz, etc. pelo melhor artigo que há na rede sobre o assunto:

VOL - Instalando pacotes .tar.gz e .tar.bz2 [Artigo]

Se o seu foco de aprendizado é este, lá existem vários comentários, então agora só o que falta é "meter a mão na massa".

Boa sorte nos estudos!!!

T+

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2015, 10:30 »
Pessoal, não pensem que eu queira complicar. Claro que primeiro eu procuro no central de programas, caso não tiver lá, eu procuro um repósitório de terceiro, com um ppa. Mesmo assim não tendo, pela pesquisa de internet, eu vou procurar e dar preferencia a um pacote .deb. Acontece que algumas vezes somos obrigados a baixar pacotes .tar.gz, ou .tar.bz2. Eu conheço e uso o Ubuntu desde 2008 e sempre tive essa dificuldade, passando a descartar muitas vezes esses pacotes por serem complicados. Acontece o seguinte: quando ele tá certinho, a gente descompacta, entra na pasta, dá um ls pelo terminal e acha o arquivo configure, é só executar com o comando ./configure, depois dar make e make install, isso eu sei há muito tempo, desde o começo. Porém, quando a gente pega um pacote  que não tem nem esse arquivo, não tem nem um INSTALL ou README, é de amargar, parece que o pacote não foi feito pra usar. Por que não padronizam uma coisa pra ficar descomplicado pra todo mundo? Tem que ser acessível tanto pra iniciantes como para veteranos.Eu adoro o Linux por ser estável, e por muitos fatores que todo mundo sabe. Praticamente eu só uso ele, tenho ele instalado nas máquinas que tenho. Uso o windows pra jogar uns jogos e rodar algum programa que só tem nele. Isso é difícil também, pois a maioria dos programas que eu preciso tem no Linux, Estou satisfeito com ele.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2015, 10:38 »
Você tem este pacote instalado em sua máquina: build-essential

Se não, instala e tenta compilar novamente:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2015, 10:47 »
Ok, amigo, vou instalar esses codecs. Realmente seja esse o problema.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2015, 10:52 »
Discordo de você. Hoje é muito pouco provável alguém precisar compilar um programa no Ubuntu.
Então lá vai o material da resposta que ele necessita caro Xterminator (bom te ver na ativa de novo)

Continuo com o agent100gelo, discordando, porém há o caso de você querer com opinião formada usar aplicativo "X", ai é outra coisa.

Hoje em dia compilar um pacote (fonte) só se for para empacotar em (.deb; .rpm; etc.) mesmo.



Eu particularmente não instalo pacotes de fontes que não confio diga-se PPA" a não ser que seja confiável e ativo", superdownloads e por aí vai, gosto de ter controle sobre o sistema e a compilação me dá este prazer pois posso ter versões distintas de programas para teste, eu ainda traduzo programas quando tenho tempo e eu preciso sempre da última versão para testar a tradução, compilar e contribuir com um projeto vai além da necessidade de já ter tudo empacotado este é o real espírito do software livre e de código aberto, se puder contribuir contribua de alguma forma é extremamente gratificante.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Instalar programas com pacotes .tar.gz
« Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2015, 15:13 »
Nunca, nunca instale programas do superdownloads, baixaki, etc... Procure sempre se o programa já não está nos repositórios do Ubuntu ou então pegue diretamente do site do desenvolvedor!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk