Autor Tópico: Pesquisa avançada no Nautilus.  (Lida 1410 vezes)

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Pesquisa avançada no Nautilus.
« Online: 06 de Julho de 2015, 12:39 »
É possível realizar uma pesquisa avançada no gerenciador de arquivos Nautilus, no estilo do que é feito no Windows Explorer, na qual eu possa pesquisar por arquivos que contenham neles (e não em seus nomes) determinada palavra ou frase?
Já fucei por aqui e o máximo que consegui foi restringir a busca a determinado tipo de arquivo.

[ ]

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Pesquisa avançada no Nautilus.
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2015, 13:10 »
Tem um aplicativo chamado recoll. Com ele, o sistema faz a indexação do conteúdo. Para o ubuntu 12.04LTS tinha até uma lente específica do unity para esse fim, mas no 14.04 não tenho certeza.
https://ubuntugk.wordpress.com/2012/05/20/recoll-uma-lente-util-de-verdade-para-seu-ubuntu/
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 13:17 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Pesquisa avançada no Nautilus.
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2015, 22:06 »
Até essa pergunta, eu não tinha atentado para o detalhe. Na versão 12.04LTS, a ferramenta de busca avançada é proporcionada por uma lente especial integrada ao aplicativo recoll (recoll-lens,  que deve ser instalada via repositório, conforme o tutorial do link.

Na versão 14.04LTS essa ferramenta parece que já integra os repositórios oficiais do ubuntu. Contudo, é necessário instalar o pacote unity-scope-recoll para que os resultados da busca avançada. Não tenho certeza se faz parte do repositório oficial porque adicionei o repositório do recoll-backports antes de conferir que a versão do recoll no 12.04, no repositório é 1.15 e o padrão do 14.04 é 1.17

De qualquer forma, essa busca contextual integrada ao unity é muito prática
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS