Autor Tópico: Configuração do Servidor WEB  (Lida 3819 vezes)

Offline Mário Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Configuração do Servidor WEB
« Online: 05 de Julho de 2015, 13:55 »
Bom dia gente,

Sou iniciante nesta plataforma, mas a cada conhecimento adquirido fico mais impressionado.
Bem vamos ao meu problema:
- Instalei o Ubuntu numa máquina simples para servir como Servidor WEB, conforme descrição abaixo:

Minha Máquina
Intel Processador 2.1
HD 80 Gb (duas unidades)
1 Gb Ram

Softwares Instalados
Ubuntu 14.10 (Atualizado 15.04)
Samba para Compartilhamento
Apache2  (Servidor Web)
PHP5
MySQL (Banco de Dados)

Diagrama da Rede: (192.168.0.0)
Modem Motorola  SBV5121 (Recebendo Internet 10Mb Net)
      Roteador Intelbras WRN 150 – 192.168.0.1
         Servidor Ubuntu (Conecção a cabo) – 192.168.0.100
         Maquina 01 – PC (Wi-fi) – IP Dinâmico
         Maquina 02 – Note (Wi-fi) – IP Dinâmico

Bem, o que está acontecendo é que na Lan (local) eu consigo acessar minha web e meus app’s normal, tudo funciona perfeitamente, mas externamente (pela internet) eu não consigo.

Como posso configurar meu servidor para acessar minha web externamente?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuração do Servidor WEB
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2015, 16:26 »
Veja /Mário Guedes/,

Estou imaginando que você esteja fazendo apenas um teste, apenas um aprendizado, porque como essa configuração de hardware da máquina (que entendi seja a que descreveu como 'Minha Máquina'), evidentemente não é apropriada para um servidor.

Pareceu-me, salvo engano, que há um problema conceitual aí, fiquei em dúvida se você entende como é que realmente funciona um servidor web e como é possível acessá-lo externamente.

Para que alguém possa acessar externamente o seu servidor web ele precisa ter um endereço de internet, um domínio. Ele tem? Qual é esse domínio?

Evidentemente não basta que você tenha o Apache instalado numa máquina para que seja acessado externamente. Para ser acessado externamente é necessário um IP fixo e que esse IP tenha sido divulgado na rede através de servidores DNS.

Conexões domésticas, a menos que você tenha um IP fixo, estático, ou uma conexão comercial própria (não deve ser o seu caso como uma NET de apenas 10Mb), só permitem conexões de saída, isto é, não permitem conexões de entrada.

Obviamente que na rede local um computador consegue acessar o outro, mas isso não tem absolutamente nada a ver com ter um acesso externo, são coisas distintas.

Já que você não possui um domínio, um IP fixo de verdade, o que é possível fazer (horrivelmente ruim, mas é possível) é usar um serviço como o No-IP

Leia esse tópico que pode te ajudar a entender um pouco melhor a questão:

Como colocar meu servidor na internet

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116668.msg642887.html#msg642887

Se for para fazer de verdade, ter de verdade um servidor web na internet, o caminho habitual é de outra natureza. Contrate um serviço de hospedagem especializado e lá é que você irá instalar o seu servidor web. A outra opção seria contratar uma conexão com IP fixo, fazer o registro de um domínio na Fapesp (pagar as taxas para isso) e criar toda uma infraestrutura, que é cara e de difícil manutenção. O mais funcional é mesmo contratar um serviço de hospedagem.

Se é apenas para treinar e aprender, então monte lá no No-IP (devem existir outros, faz tempo que não vejo, mas existiam), o que, sem grandes expectativas, permitirá ver mais ou menos como funciona isso tudo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mário Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Configuração do Servidor WEB
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2015, 18:38 »
Para iniciar, obrigado por ter respondido a minha questão!

Agora vamos lá, como disse no inicio do poste, sou iniciante e estou gostando muito da plataforma, o objetivo é realmente para estudo, entendo que esta estrutura não é suficiente para um projeto profissional, mas pelo que li em algumas documentações bastaria, para o que preciso.

Quanto ao No-Ip, criei e configurei uma conta como li num tutorial que encontrei, o domínio é "mlsgserver.ddns.net" usando o ip 177.143.187.48, que é o ip do modem.

Bem vou ler o tópico da sua resposta tenho ceteza que irá me ajudar muito, qualquer coisa entrarei em contato.

Mais uma vez obrigado!!!

Offline Sabinalu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Configuração do Servidor WEB
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2015, 19:19 »
Muito obrigado Problema resolvido


 Se eu soubesse que era tao simples assim teria feito antes, estava colocando LOCALHOST mas no nome do meu Servidor e SERVIDOR esta tudo funcionando perfeitamente