Autor Tópico: Ubuntu Server sem acesso a rede.  (Lida 12030 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2015, 11:10 »
jonatanrader, uma pergunta básica, antes do desligamento do pessoal de T.I., tudo funcionava bem?

Desculpem a intromissão no tópico, você já está recebendo muito boa ajuda, mas é preciso saber se não foi nada alterado aí!

Já vi esse filme algumas vezes infelizmente!   O último que vi foi com um amigão meu, só que era numa rede dentro de uma repartição pública!  Quando ele chegou, nada funcionava.  Demitiram o antigo administrador e ele chegou a levar até os HDs do sistema!!!! Caso de polícia!     

O zekkerj está certíssimo em perguntar se era possível ter ajuda do antigo administrador.    Infelizmente te jogaram numa bomba, já fez o convênio com a farmácia?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #16 Online: 13 de Julho de 2015, 22:57 »
Bom, pelo menos o novelo está um pouco menos emaranhado... o servidor Ubuntu parece estar expandindo a rede principal (192.168.1.0/24) e adicionando mais duas redes (192.168.2.0/24 e 192.168.3.0/24).

Essa expansão está sendo feita por NAT, o que indica que as máquinas da rede 192.168.1.0/24 não sabem da existência das outras duas.

Teoricamente você deveria conseguir pingar e conectar a partir de qualquer rede, para os servidores windows; todos os acessos apareceriam nas máquinas windows como vindas do endereço da máquina Ubuntu.

Gostaria que você fizesse agora um teste de conexão a partir de uma das estações de trabalho, primeiro tentando pingar o endereço do servidor, depois tentando conectar no servidor com o tal aplicativo de vocês. Cole os resultados aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jonatanrader

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2015, 10:48 »
Olá pessoal.


Caro galactus, sim, tudo rodava bem, o antigo adm de redes não irá ajudar, e a empresa não vai contratar ninguém especificamente para esta área. Fui jogado no meio dos tubarões.  kkkk

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2015, 08:39 »
Xiiiii

Realmente te jogaram aos tubarões mesmo!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2015, 15:39 »
Bom, pelo menos o novelo está um pouco menos emaranhado... o servidor Ubuntu parece estar expandindo a rede principal (192.168.1.0/24) e adicionando mais duas redes (192.168.2.0/24 e 192.168.3.0/24).

Essa expansão está sendo feita por NAT, o que indica que as máquinas da rede 192.168.1.0/24 não sabem da existência das outras duas.

Teoricamente você deveria conseguir pingar e conectar a partir de qualquer rede, para os servidores windows; todos os acessos apareceriam nas máquinas windows como vindas do endereço da máquina Ubuntu.

Gostaria que você fizesse agora um teste de conexão a partir de uma das estações de trabalho, primeiro tentando pingar o endereço do servidor, depois tentando conectar no servidor com o tal aplicativo de vocês. Cole os resultados aqui.

Conseguiu fazer o que eu pedi?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jonatanrader

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:40 »
Grato pela ajuda zekkerj, fiz mas não deu em nada.
To afim de reinstalar e começar do zero, deve ter muita coisa errada neste Server, o que vcs me sugerem manter o mesmo sistema ou muda lo?
E se possível um passo a passo para configurar a rede, se não for pedir demais. Dei uma lida em algumas coisas por ai para configurar redes, tem muita coisa.  Fico grato pela ajuda ai pessoal.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2015, 16:05 »
Minha humilde sugestão!

Começar do zero você até pode, mas acredito que mais do que começar do zero, você precisa de ajuda de um administrador de redes em Linux!

Tudo bem começar do zero, mas você sabe fazer tudo o que é necessário pra deixar o serviço redondo?  Do zero?

Começando do zero ou não você precisa de ajuda de um profissional pra te ajudar aí!  Este tipo de economia que estão fazendo na sua firma é o tipo de economia burra!

Veja, longe de querer te criticar ou desmerecer o seu serviço, mas o fato é que te jogaram uma bomba nas mãos para administrar sem você ter conhecimento pra isso!   Se a chefia não percebe que precisa de um profissional da área fica complicado!

Por mais que a gente queira te ajudar, aqui tem muitos profissionais da área, nada se compara com o cara aí em loco com a mão na bagaça!

Você vai se desgastar pra burro começando do zero algo que você provavelmente nunca fez! Vão ficar P da vida com você, vão te pressionar para acabar logo com o serviço. Você sabe em que lado a corda vai arrebentar, não sabe?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2015, 16:08 »
Citar
você precisa de ajuda de um administrador de redes em Linux!
Eu seria menos específico (ou mais?). Ele precisa da ajuda de um administrador de redes, ponto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jonatanrader

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2015, 17:12 »
Sim, eu compreendo tudo isto, já falei com a supervisão, a resposta foi que existe uma fila enorme la fora, já estou procurando outro trabalho por que não quero que a bomba estore na minha mão, pois não estou ganhando nada para trabalhar com a rede, me pagam para programar, para  o sistema e banco de dados rodarem liso  e isto eu faço,  veio um  para arrumar a  rede, mas acho que desistiu ou não sabia por que não mudou em nada.

Quanto a começar do zero os problemas ainda irão continuar  pois como já disse, sou programador e não adm de rede.

Mas fico grato pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu Server sem acesso a rede.
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2015, 17:24 »
Faça o seguinte, comece a registrar o que eles falam contigo, se/quando te mandarem embora, coloque-os na justiça, pois estão te pedindo uma coisa que você não foi treinado para fazer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D