Autor Tópico: Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet [RESOLVIDO]  (Lida 5241 vezes)

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet [RESOLVIDO]
« Online: 01 de Julho de 2015, 11:13 »
Ola pessoal da comunidade.

O meu problema e o seguinte. Acesso intenet na universidade. Tenho o Windows 7 e o ubuntu no mesmo computador. O windows nunca teve problema para acessar a internet da universidade, ja o ubuntu tem dias que consegue acessar, tem dias que nao.

Em outras palavras, tem dias que eu acesso a internet tranquilo com o ubuntu, mas tem dias que nem com reza braba ele acessa. Esse problema nao existe no Windows 7, que acessa a internet sempre.

Um detalhe importante e que eu estou me referindo a internet atraves do cabo azul. O meu wifi pega bem tanto no windows 7 quanto no ubuntu.

Outro detalhe importante > eu experimentei outras distros baseadas no ubuntu e o problema se repete em todas elas. As distros que teste foram o Kubuntu, Linux Mint e Elementary OS.


POR FAVOR, me ajudem. Nao quero largar o ubuntu e ter que ir pro Opensuse ou um Fedora da vida. Por causa do meu curso e vital que eu tenha um linux na minha maquina.
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 19:08 por williamjuan »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2015, 15:15 »
Vc está com o Ubuntu em dualboot, ou é uma máquina virtual dentro do windows?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2015, 15:18 »
Esta em dual boot, mas se eu rodar o ubuntu pelo live cd esse problema continua tbm

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 15:21 »
Tente criar uma máquina virtual Ubuntu, será mais rápido pra você ter um Ubuntu disponível enquanto resolve o problema da conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2015, 18:25 »
Pessoal, acabei de descobrir uma coisa interessante. Não é em todos os pontos de internet da universidade que o ubuntu nao conecta. Tem alguns pontos que ele conecta normalmente e tem outros que ele nao conecta, enquanto o windows 7 conecta em todos. Estou desconfiando que é algo relacionado a configuração da rede.

Alguem ai tem um bom artigo que ensine a configurar a internet do ubuntu de forma generica, para que ele conecte em qualquer lugar onde o cabo for plugado? Pois é assim que a rede do windows ta, ela conecta em qualquer lugar. Quero deixa o ubuntu assim

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2015, 15:38 »
Pela descrição que você deu, o problema não é de configuração, e sim de driver de placa de rede, ou talvez de hardware (p.ex. cabos). Outra alternativa é que partes da sua rede estejam fazendo autenticação via 802.1X. Seu Windows sabe disso de alguma forma, mas o Ubuntu não foi informado, o que explicaria a dificuldade de conexão. Confirme isso com o administrador da rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Ubuntu instavel em relacao a conexao de internet
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2015, 12:52 »
Consegui resolver o problema.

O problema de fato era o driver, pois o driver generico que vem no ubuntu nao se deu bem com minha placa de rede Realtek. Dai eu fui no site da empresa e la estava a ultima versão do drive de rede para o linux. Baixei e intalei seguindo um tutorial que encontrei no site de uma menina que usa linux, e FUNCIONOU PERFEITAMENTE! Apesar dela usar uma versão mais antiga do ubuntu, nada mudou e o processo é o mesmo. Segue abaixo o tutorial:


1. Verificar qual é a placa de rede
sudo lspci | grep RTL

O resultado deve ser:
Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)

2. Verificar o driver instalado
sudo lsmod | grep r81

O resultado, se estiver com driver errado, deve ser:
r8169

3. Baixar o driver “LINUX driver for kernel 3.x and 2.6.x and 2.4.x” no site da Realtek, versão 8.036.00 ou mais recente.

4. Extrair o arquivo .tar.bz2
tar -jxvf r8168-8.036.00.tar.bz2

5. Na pasta onde o driver foi descompactado, executar o script autorun.sh
sudo ./autorun.sh

6. Adicionar o driver antigo à blacklist
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

No final do arquivo, adicionar as linhas a seguir:
#blacklist r8169 driver (the default kernel driver)
blacklist r8169

7. Verificar a instalação
sudo lsmod | grep r81

O resultado deve ser:
r8168

8. Reinicie

Fonte: http://tatianepires.com.br/2013/07/ubuntu-11-10-e-12-04-instalacao-do-driver-para-realtek-network-card-rtl8111rtl8168b/