Autor Tópico: Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!  (Lida 6511 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Online: 26 de Junho de 2015, 21:03 »
     Novamente fui arriscar/verificar como se comportaria o Gnome 3.16 no Ubuntu (Unity) 15.04. Bem, foi o que eu imaginava... Uma porcaria, uma bagunça, tudo desmantelado. detonei meu sistema...  Mas espere...! Utilizei todos os recursos de "precauções e cuidados". Instalei o Gnome-shell, após instalei o Gnome 3.16. Então lhes pergunto, onde errei? Quando reinicio a máquina, seleciono o ambiente Gnome, daí o sistema tenta carregar umas duas vezes, pisca muito e acaba voltando para a área de seleção do sistema (aquela onde colocamos a senha pra carregar o ambiente).
      Creio que pela primeira vez consegui reverter a cagada mancada, sem recorrer a recursos "Windows user", ou seja, sem ter que formatar... Ótimo...!! Recuperei tudo, até o tipo de ícone que utilizo (só não consegui remover lá do local onde colocamos a senha, o ícone de seleção do ambiente Gnome) mas deixa ele lá quietinho, já que pelo visto não está afetando em nada aqui (por enquanto...  :-X).
       Mas e o erro? Onde errei? Não é possível não utilizar o Unity em detrimento do Gnome? Não posso ter os dois e escolher qual quero usar no Ubuntu?

Valeu...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2015, 23:26 »
Basta instalar o pacote Gnome-Shell. Como já te falei, existe um tutorial para  instalar o gnome 3.16, última versão, no Ubuntu. Não siga este tutorial.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2015, 07:54 »
Citar
Uma porcaria, uma bagunça, tudo desmantelado. detonei meu sistema

Apesar da "comunidadi" dizer que é possível, e alguns até falarem que não dá problema, eu recomendo fortemente não instalar outro ambiente de desktop além daquele que já veio por padrão. Se quiser ou precisar de um ambiente novo, reinstale a distro de novo. Por ex. se estiver usando o Unity e quiser usar o Gnome, baixe e instale a iso da última versão do ubuntu gnome. Se precisar do kde, instale a última versão do kubuntu. E assim vai.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2015, 08:07 »
Pessoal entendo suas observações, o porém, é ler tutoriais e mais tutoriais sobre um determinado assunto e então passar a crer que "vai dar certo" e ais que acaba sendo mais um a encontrar dificuldades diversas. Sobre o Gnome, vi muita coisa, muitos vídeos o colocando como algo "muito bom", "excelente", etc. daí, quis arriscar dar uma olhada nesse ambiente.

Só fiquei com uma dúvida: garfo como funcionaria essa questão de "se estiver usando o Unity e quiser usar o Gnome, baixe a ISO da última versão do Ubuntu Gnome" seria isso aqui https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/GetUbuntuGNOME/Non-LTS  ?

Valeu... e tudo de bom.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2015, 12:01 »
Citar
como funcionaria essa questão de "se estiver usando o Unity e quiser usar o Gnome, baixe a ISO da última versão do Ubuntu Gnome" seria isso aqui https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/GetUbuntuGNOME/Non-LTS  ?

Sim, sim. Isso mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2015, 16:26 »
     garfo olha só, deu tudo certo, agora sim... Seleciono a interface etc, tudo legal, porém, não era pra ficar algo em que eu pudesse acessar minhas pastas? minhas músicas? meus arquivos? Pois bem, o que aconteceu é que a interface Gnome não "vê" nada do Ubuntu/Unity...! Reparei que no Dash do Unity foi criado um ícone relativo a partição do HD onde está o Ubuntu Gnome. O que devo fazer? Copiar e Colar minhas pastas mais usuais nesse HD? (assim não terei HD suficiente em termos de "arquivos duplicados"). Aliás, os programas também não deveriam estar disponíveis em uma e outra interface? (eu errei porque instalei uma "nova" distro, o Ubuntu Gnome - quando na verdade o que eu queria era só revezar entre o Gnome e o Unity  dentro do mesmo Ubuntu, apenas saindo de uma interface e entrando na outra).

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu x Gnome (erros e mais erros)...!
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2015, 21:18 »
Dá pra usar duas interfaces na mesma distro. O problema é que no Ubuntu o Gnome é um pouco desatualizado mas nada demais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson