Autor Tópico: access point e dhcp  (Lida 3819 vezes)

Offline ricardodf3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
access point e dhcp
« Online: 26 de Junho de 2015, 09:33 »
Caríssimos,

Tenho um um Ubuntu Server 14 ligado a um switch que possui 5 access point com mesma SSID e senha.
O Dhcp do ubuntu está configurado para oferecer ip fixo cadastrado com o endereço MAC.
até aí tudo bem, a ideia e que notebooks cadastrados possam ter acesso em qualquer área que estão estes 5 access point. O problema é que o número de maquinas cadastradas ficou muito grande, passa de 150. Apesar de não ter tantos acessos simultâneos, às vezes tenho que desligar os access point e religá-los para que as máquinas possam entrar na rede.
Procurei sobre o  access point TL-WA701ND (que é o usado) e não encontrei qualquer menção ou configuração para que saia de seu cache as máquinas online (parece que este access point suporta até 20 conexões simultâneas).
Enfim, via dhcp no ubuntu, tem como equilibrar isto, fazer com que estes access point retirem os mac gravados, alguma coisa para evitar estas dificuldades?

abraço.

Offline ricardodf3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:access point e dhcp
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2015, 09:42 »
na configuração

default-lease-time 600;
max-lease-time 720;

tenho uma regra para o tempo de concessão do ip, mas vejo que isto não reseta o cache o access point. uma possível solução para meu caso seria a limpeza deste cache, já que estes access point não suportam muito mais que 10 a 15 maquinas simultaneas. As vezes a pessoa desliga seu notebook e vai embora, mas o endereço mac dele fica gravado no access point e isto conta no rol de acessos possíveis.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:access point e dhcp
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2015, 15:21 »
Olá Ricardo,

O que você precisa de verdade é de equipamentos profissionais, dada a quantidade de clientes que você está usando. Um equipamento profissional vai trabalhar no esquema split-MAC, com uma controladora wireless, e APs lightweight.

O problema do seu esquema é que quem decide a qual AP se associar é o cliente. Estes normalmente tentam a associação com o AP que tem o sinal mais forte, sem um "plano B". Ou seja, alguns APs vão chegar ao limite de suas capacidades e os clientes simplesmente vão continuar tentando usá-los, ignorando os outros APs disponíveis.

Num esquema split-MAC, a controladora percebe que um AP está sobrecarregado e pode diminuir sua potência temporariamente, fazendo com que os clientes evitem se associar a ele. Ao mesmo tempo, os outros APs na mesma área, sub-utilizados, vão aumentar sua potência, cobrindo a área que o primeiro deixou de cobrir, e incentivando o excesso de clientes a se associarem a eles.

E não, não tem absolutamente nada que vc possa fazer no DHCP para corrigir esse problema.

Eu mesmo venho procurando desde o ano passado uma solução aberta para gerenciamento de APs lightweight, até agora sem sucesso. Se alguém souber de alguma, aliás, estou aberto a sugestões.
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 15:22 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re:access point e dhcp
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 08:14 »
Eu tinha esse problema aqui na empresa onde trabalho, mas era com apenas 3 AP.
Tentei diversas coisas para resolver, e nada resolvia... (Eu usava 3 TP Link 'baratão mesmo').
Só achei uma solução!
Comprei essa maravilha abaixo!
http://routerboard.com/RB951g-2HnD

Além de não travar nunca, ele é super rapido e aguenta muuuuitos usuarios simultaneos, e o alcance dele é inacreditável, mesmo sem ter antenas =]

Até que não é caro, eu paguei nele 390,00 Dilmas a 2 meses atras!

Offline matheuspeluchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:access point e dhcp
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2015, 11:57 »
Concordo com nosso amigo  _ubuntu_.

O microtik resolveria seu problema.
Att,
Matheus Peluchi