Autor Tópico: Dúvidas pontuais  (Lida 3525 vezes)

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Dúvidas pontuais
« Online: 25 de Junho de 2015, 16:50 »
Boa tarde a todos,

Sei que são muitas perguntas e peço até desculpas se não é no espaço certo, mas coloquei aqui, pois eu tenho até a possibilidade de ajudar alguém que esteja com as mesmas dúvidas que eu tenho.

Com o servidor web funcionando do jeito que eu esperava no ubuntu server 15.04, me sugiram umas dúvidas:

1) Se eu tiver mais 3 sites, basta eu criar as zonas e manter um único arquivo de reverso ou tenho que criar outros também?
2) como poderia gerenciar o bind9?
3) como faço para integrar o mysql ao apache2? pois quando coloco o bd e redireciono dá o famoso erro 500 de erro interno.
4) instalei o php5 porém ele dá o erro 500,como posso resolver isso?
5) tem alguma indicação de tutoriais de como melhorar o meu firewall?pois ele no momento é bem básico e estou querendo implementar 6) uma segurança maior nele e poder gerenciar de forma mais eficiênte a rede e a internet aqui em casa,pois tenho planos futuros de colocar um servidor de cara para a internet e quem sabe iniciar um negócio de hospedagem de sites.
7) alguém sabe de um tutorial de implantação de e-mail que seja funcional e completa?
8) como posso iniciar os estudos de implantação do openvpn?
9) o ispconfig3 funciona numa boa com o proftpd ou tenho que obrigatoriamente que instalar o  vsftp?
10) já faz um tempo que eu tento instalar o freepbx para funcionar com asterisk e até o momento não consegui, alguém sabe de um tutorial que eu possa finalmente fazer ele funcionar?
11) gostaria de fazer um automático para baixar, instalar, configurar e deixar tudo funcionando, alguma indicação de como fazer esse arquivo e também de como programar?  já vi um vídeo de um americano levantando o asterisk em 5min e ter somente o trabalho de gerenciar somente usando esse arquivo dele.
12) quero começar a programar em php e fazer uso do codeigniter e também do yii, alguém sabe me dizer um bom site que eu possa aprender tudo certinho sem ter muita firula e partir para a programação orientado a objeto?
13) eu criei um nome para direcionar o sarg, ao invés de usar o endereço ip, porém eu já criei no httpd.conf um virtualhost para ele, reiniciei o apache2 e não funcionou no navegador, pis gostaria de simplificar ao invés do: ip/html/squid-reports, gostaria de que ele ficasse mais ou menos dessa forma: squid3.meusite.local, editei também o /etc/hosts para incluir e reiniciar também o apache e mesmo assim nada feito de funcionar, alguma dica?

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 16:57 por bfbicalho »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dúvidas pontuais
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2015, 17:32 »
Citar
1) Se eu tiver mais 3 sites, basta eu criar as zonas e manter um único arquivo de reverso ou tenho que criar outros também?

Normalmente quem cuida da zona reversa é o responsável pelo sistema autônomo. Se essas palavras não fizeram sentido pra você, é pq vc não tem um Sistema Autônomo, e portanto quem cuida da zona reversa é seu provedor. Fale com eles sobre isso.

Citar
2) como poderia gerenciar o bind9?

A forma mais simples e direta é via acesso remoto em modo texto (SSH). Se não me engano, vc também pode usar o webmin para isso.
Existem também aplicativos locais que oferecem gerenciamento gráfico, mas além de serem pouco conhecidos (portanto  pouco usados, e portanto pouco depurados), vc ainda vai precisar resolver o acesso remoto em modo gráfico.

Citar
3) como faço para integrar o mysql ao apache2? pois quando coloco o bd e redireciono dá o famoso erro 500 de erro interno.

Desculpe, coloca o bd onde? Em quê? Cuma?

Citar
4) instalei o php5 porém ele dá o erro 500,como posso resolver isso?

No arquivo /var/log/apache2/error_log há a explicação do seu erro 500. Pegue a linha correspondente, jogue no google e delicie-se com a montoeira de sites que vão te resolver o problema num instante. ;) ;D
(Não tô zoando. Resolvo 95 a 99% dos meus problemas assim)

Citar
5) tem alguma indicação de tutoriais de como melhorar o meu firewall?pois ele no momento é bem básico e estou querendo implementar 6) uma segurança maior nele e poder gerenciar de forma mais eficiênte a rede e a internet aqui em casa,pois tenho planos futuros de colocar um servidor de cara para a internet e quem sabe iniciar um negócio de hospedagem de sites.

Não dá pra opinar sem conhecer o seu firewall. E mesmo depois de conhecer, só dá pra opinar depois de avaliar o que não está te agradando nele.

Citar
7) alguém sabe de um tutorial de implantação de e-mail que seja funcional e completa?

Vide resposta à pergunta 4.
Enquanto isso, eu tenho vários argumentos pra não perder tempo tentando fazer, e todos eles começam, terminam ou passam por "Google Services".

Citar
8) como posso iniciar os estudos de implantação do openvpn?

Lendo a resposta da pergunta 4? ;D ;D ;D

Citar
9) o ispconfig3 funciona numa boa com o proftpd ou tenho que obrigatoriamente que instalar o  vsftp?

Não trabalho com nenhum dos 3, portanto eu passo.

Citar
10) já faz um tempo que eu tento instalar o freepbx para funcionar com asterisk e até o momento não consegui, alguém sabe de um tutorial que eu possa finalmente fazer ele funcionar?

Passo.

Citar
11) gostaria de fazer um automático para baixar, instalar, configurar e deixar tudo funcionando, alguma indicação de como fazer esse arquivo e também de como programar?  já vi um vídeo de um americano levantando o asterisk em 5min e ter somente o trabalho de gerenciar somente usando esse arquivo dele.

Não entendi bem sua pergunta, mas alguma coisa me diz que passa por imagens pré-instaladas, máquinas virtuais ou alguma combinação linear dos dois.

Citar
12) quero começar a programar em php e fazer uso do codeigniter e também do yii, alguém sabe me dizer um bom site que eu possa aprender tudo certinho sem ter muita firula e partir para a programação orientado a objeto?

Passo.
PS: Foco, rapaz. Vc vai ser administrador de sistema ou programador?

Citar
13) eu criei um nome para direcionar o sarg, ao invés de usar o endereço ip, porém eu já criei no httpd.conf um virtualhost para ele, reiniciei o apache2 e não funcionou no navegador, pis gostaria de simplificar ao invés do: ip/html/squid-reports, gostaria de que ele ficasse mais ou menos dessa forma: squid3.meusite.local, editei também o /etc/hosts para incluir e reiniciar também o apache e mesmo assim nada feito de funcionar, alguma dica?

Adicione esse nome ao seu servidor DNS ou ao arquivo HOSTS da máquina de onde vc acessa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Dúvidas pontuais
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2015, 17:39 »
Suas dúvidas são muito amplas. Saná-las em um unico tópico é impossível. No que se refere a servidores, por você ter sido tão abrangente, só me resta recomendar a leitura do material do http://www.guiafoca.org/

Quanto a programar em php, o primeiro site que recomendo sempre é o http://php.net/manual/pt_BR/

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:Dúvidas pontuais
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2015, 19:03 »
Citar
1) Se eu tiver mais 3 sites, basta eu criar as zonas e manter um único arquivo de reverso ou tenho que criar outros também?

Normalmente quem cuida da zona reversa é o responsável pelo sistema autônomo. Se essas palavras não fizeram sentido pra você, é pq vc não tem um Sistema Autônomo, e portanto quem cuida da zona reversa é seu provedor. Fale com eles sobre isso.

Bem fiz esse questionamento para saber se para cada site que eu for colocar no servidor bind tenho que criar uma zona do site, mantendo a zona reversa ou se tem que criar tudo novo tanto a zona do site, quanto a zona reversa, pensei nisso até mesmo visando usar o mesmo servidor ou no caso de um subdomínio, isso sempre colocando no momento em uma rede interna, pois futuramente tenho planos de montar um site de hospedagem ao invés de conversar com o meu provedor.

Citar
Citar
2) como poderia gerenciar o bind9?

A forma mais simples e direta é via acesso remoto em modo texto (SSH). Se não me engano, vc também pode usar o webmin para isso.
Existem também aplicativos locais que oferecem gerenciamento gráfico, mas além de serem pouco conhecidos (portanto  pouco usados, e portanto pouco depurados), vc ainda vai precisar resolver o acesso remoto em modo gráfico.

Essa minha pergunta foi baseada na primeira, e se é complicado administrar um servidor bind9. não tenho interesse em fazer uso do webmin, pois acho ele complicado para gerenciar o servidor, prefiro gerenciar no dedão mesmo é mais fácil para mim, se tiver que gerenciar  pelo webmin será em um caso de extrema necessidade.

Citar
Citar
3) como faço para integrar o mysql ao apache2? pois quando coloco o bd e redireciono dá o famoso erro 500 de erro interno.

Desculpe, coloca o bd onde? Em quê? Cuma?

algum tempo atrás montei um simples site para mim e tenho todo o esquema dele voltado para o localhost, porem gostaria de colocar ele com o direcionamento com o endereço do meu dns que eu criei anteriormente.

Citar
Citar
4) instalei o php5 porém ele dá o erro 500,como posso resolver isso?

No arquivo /var/log/apache2/error_log há a explicação do seu erro 500. Pegue a linha correspondente, jogue no google e delicie-se com a montoeira de sites que vão te resolver o problema num instante. ;) ;D
(Não tô zoando. Resolvo 95 a 99% dos meus problemas assim)

ou seja, para de perguntar e vai estudar mais... kkkkk. Sério eu tenho uma documentação que venho desenvolvendo já desde 2008 e sempre pesquisando links e tudo mais, só que as vezes não encontro um material satisfatório, dai peço ajuda para ver se alguém já passou pelo mesmo problema que eu e assim me ajudar, mas vc tem toda a razão tenho que refinar a minha busca pela solução.

Citar
Citar
5) tem alguma indicação de tutoriais de como melhorar o meu firewall?pois ele no momento é bem básico e estou querendo implementar 6) uma segurança maior nele e poder gerenciar de forma mais eficiênte a rede e a internet aqui em casa,pois tenho planos futuros de colocar um servidor de cara para a internet e quem sabe iniciar um negócio de hospedagem de sites.

Não dá pra opinar sem conhecer o seu firewall. E mesmo depois de conhecer, só dá pra opinar depois de avaliar o que não está te agradando nele.

O meu firewall é esse abaixo:

#!/bin/bash
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -F
iptables -t nat -F
iptables -t mangle -F
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

#proxy transparente
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

está bem básico e gostaria de implantar regras para gerir melhor a minha rede e a internet visando o serviço de hospedagem que eu quero montar futuramente.

Citar
Citar
7) alguém sabe de um tutorial de implantação de e-mail que seja funcional e completa?

Vide resposta à pergunta 4.
Enquanto isso, eu tenho vários argumentos pra não perder tempo tentando fazer, e todos eles começam, terminam ou passam por "Google Services".

aí é que está como no momento estou montando tudo internamente não vai passar pelo google services, pois venho desenvolvendo o servidor web visando uma oferta melhor de trabalho, além do servidor de email que as empresas tem pedido e sei que muitos servidores são linux.

Citar
Citar
8) como posso iniciar os estudos de implantação do openvpn?

Lendo a resposta da pergunta 4? ;D ;D ;D

esse é um serviço que eu tenho muita vontade de levantar esse serviço, pois assim não passo mais apertos na rua por falta de algum recurso que eventualmente tenho em casa. tava buscando mais mesmo uma orientação, pois acabo caindo no mesmo problema de nunca achar um material satisfatório para prosseguir com os meus estudos.

Citar
Citar
9) o ispconfig3 funciona numa boa com o proftpd ou tenho que obrigatoriamente que instalar o  vsftp?

Não trabalho com nenhum dos 3, portanto eu passo.

o ispconfig é um gerenciador gráfico para se montar um provedor de hospedagem de sites, porém alguns tutoriais que eu achei faz a instalação do vsftp que por sinal vem com um erro de configuração, onde já procurei uma solução e na ocasião não encontrei caindo novamente em não ter um material satisfatório.

Citar
Citar
10) já faz um tempo que eu tento instalar o freepbx para funcionar com asterisk e até o momento não consegui, alguém sabe de um tutorial que eu possa finalmente fazer ele funcionar?

Passo.


Sem problemas, vou continuar na busca de uma solução satisfatória.

Citar
Citar
11) gostaria de fazer um automático para baixar, instalar, configurar e deixar tudo funcionando, alguma indicação de como fazer esse arquivo e também de como programar?  já vi um vídeo de um americano levantando o asterisk em 5min e ter somente o trabalho de gerenciar somente usando esse arquivo dele.

Não entendi bem sua pergunta, mas alguma coisa me diz que passa por imagens pré-instaladas, máquinas virtuais ou alguma combinação linear dos dois.

algum tempo atrás eu vi um video de um americamo mostrando como montar um servidor asterisk em 5min, isso por que ele tem um arquivo executável que já faz tudo para ele e ficando somente ele o responsável por gerenciar o asterisk, sem precisar de ele fazer tudo na mão na hora e perdendo tempo em configurar e levantar o serviço.

Citar
Citar
12) quero começar a programar em php e fazer uso do codeigniter e também do yii, alguém sabe me dizer um bom site que eu possa aprender tudo certinho sem ter muita firula e partir para a programação orientado a objeto?

Passo.
PS: Foco, rapaz. Vc vai ser administrador de sistema ou programador?

O meu foco está em administrar servidores, mas quero partir um pouco para a programação para que eu possa resolver pequenos problemas que tiver em meu serviço que poderei disponibilizar futuramente, sem precisar ter uma ajuda de um programador para resolver coisas básicas de como por exemplo conectar um banco de dados mysql.

Citar
Citar
13) eu criei um nome para direcionar o sarg, ao invés de usar o endereço ip, porém eu já criei no httpd.conf um virtualhost para ele, reiniciei o apache2 e não funcionou no navegador, pis gostaria de simplificar ao invés do: ip/html/squid-reports, gostaria de que ele ficasse mais ou menos dessa forma: squid3.meusite.local, editei também o /etc/hosts para incluir e reiniciar também o apache e mesmo assim nada feito de funcionar, alguma dica?

Adicione esse nome ao seu servidor DNS ou ao arquivo HOSTS da máquina de onde vc acessa.

eu já adicionei o nome no dns e também no arquivos hosts e mesmo assim não funcionou.