Autor Tópico: Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)  (Lida 12284 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Fiquei na dúvida se seria Café com Ubuntu ou Depoimentos, o local adequado para postar meu comentário.

     Há anos, aproximadamente 7 ou 8 anos , utilizo o Linux Ubuntu para simplesmente tudo do meu dia a dia em termos de computadores/Internet. Meu primeiro contato foi na Universidade Federal, em um grupo que tinha como "ordem" só usar Linux nos sistemas. Meu primeiro Ubuntu foi na verdade o Kubuntu, que era bem parecido com o Windows e a migração foi até bem fácil. Após o lançamento do KDE "novo" migrei pro Gnome (achei fantástico) enfim... após algumas decepções com o Unity, acabei me adaptando e hoje o acho fantástico (ainda que minha máquina já mostre sinais de profundo cansaço) continuo firme e forte com o Ubuntu/Unity.

     Pois bem, vamos ao que interessa... Atualmente trabalho no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e todos, sem exceção, todos os computadores (e são muitos) usam Windows. Usamos programas "gratuitos", versões "free", no intuito de nos adequarmos às questões de despesas orçamentárias apertadas e mesmo a contenção e o corte de gastos. Tudo que pudermos obter de forma "gratuita" é o que será utilizado para o dia a dia da movimentação processual. Eis que em uma  reunião sobre a aplicação do software Bizagi (para criação de diagramas) expus o seguinte: "Porque não usamos o Linux Ubuntu em uma versão LTS e usamos programas como o DIA (igual ao Bizagi) dentre muitas outras boas opções e assim não mais dependeríamos de licenças de uso do Windows e programas proprietários que eventualmente podem encerrar deliberadamente suas versões "free" em detrimento de versões pagas"? Eis que o que recebo como resposta (com ar de risos, demonstrando o quando eu seria "um sonhador", "um inocente"...) é que o "projeto" Linux (Linux e as distribuições nele baseadas) são péssimas, são de difícil adaptação, são altamente instáveis, que, anos atrás, o Tribunal e o Fórum, adotaram tal sistema e só serviu de infinitas dores de cabeça. Que o Ubuntu não é "vendável", não é profissional. Que seria somente um sistema para cursos de informática e correlatos, a título de "programação". Mas que no final das contas, sistema operacional de verdade, pro dia a dia, e principalmente pro trabalho... é Windows...! (Linux é quebra galho. É pra "brincar de mexer" em tudo que você quiser. Logo, é coisa de curioso...).

Pois bem, com a notável experiência de tantos de vocês, como vocês veem essas informações sobre o Ubuntu? Sobre a forte recusa justamente vindo de pessoas de "núcleos de informática", de "suporte"? Por que é tão difícil tornar o Ubuntu mais amplamente usado? Por que parece não se levar a sério o Ubuntu como um Sistema Operacional para ser usado pra trabalhar? O cara acessa a internet, asiste vídeos, envia email, baixa músicas e vídeos... tudo usando o Ubuntu. Mas na hora de partir pra algo verdadeiramente profissional, corre pro Windows?! (mesmo sabendo que tem sim programas no Linux que fazem a mesma tarefa?!) Como isso é possível?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2015, 12:54 »
Você fez esta pergunta para o setor de compras?

Como não é possivel "comprar" Linux (salvo o suporte e a midia), é mais facil comprar maquinas com Windows pré instalado.

O preço é mesurável e em alguns casos (espero que não o de sua unidade) a "comissão por fora" é mais facil de avaliar, já que vem um pacote pronto.

Depois, o Linux realmente pode sair mais caro, devido ao treinamento que deve ser dados aos operadores das maquinas, cuja curva de prendizado pode ser nula ou refratária, já que alguns podem ter "preguiça" em aprender.

Ou se faz um planejamento adequado para uma migração completa ( e isto custa dinheiro e contraria interesses) e demorada ou não se faz nada.

Aqui na Universidade temos a vertente Linux e na maioria dos casos a vertente Windows. Alguns gerentes de TI das unidades não querem, não tem interesse e não se preocupam com o Linux, pois o Windows fica dentro de suas zonas de conforto, mesmo às custas de várias formatações e chamados para ajustes de sistemas operacionais Windows, ou seja, insere o DVD, next, next, next, sistema instalado e tempo perdido (ou ganho, já que o "ocupado" dando suporte justifica seus salários.

Já o Linux dá até para consertar remotamente, e isto "atrapalha" o andamento do serviço. ehehehehe

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2015, 13:16 »
Estou caminhando no FreeBSD, gostei de umas diferenças com Linux!!  ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2015, 13:58 »
Tem um monte de coisa que pode dar errado e é mais fácil jogar a culpa nos outros (Linux). Mudar pro Linux tem um custo (no mínimo pro treinamento do pessoal que vai usar as máquinas), mas boa parte do problema é preguiça e falta de pessoal realmente qualificado pra tomar essa decisão e implementá-la corretamente.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2015, 14:06 »
Agora só porquê é Windows não precisa de treinamento? Engano seu!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2015, 14:23 »
Citar
Por que é tão difícil tornar o Ubuntu mais amplamente usado? Por que parece não se levar a sério o Ubuntu como um Sistema Operacional para ser usado pra trabalhar? O cara acessa a internet, asiste vídeos, envia email, baixa músicas e vídeos... tudo usando o Ubuntu. Mas na hora de partir pra algo verdadeiramente profissional, corre pro Windows?!

Há vários motivos, mas os principais: falta de suporte, adaptação dos funcionários, popularidade e facilidade que o Windows têm. Nós, usuários intermediários e avançados, sabemos que o linux é quase perfeito em tudo, mas o mundão lá fora não vê o que nós vemos. Cara, sempre, sempre vão preferir e usar o que a maioria usa, pois a migração e usabilidade se torna bem mais fácil. As pessoas odeiam o que é diferente e estranho (a primeira vista), e a interface do ubuntu mostra exatamente isso. É muito mais produtivo pra uma empresa continuar usando o que todo mundo já está acostumado, do que gerar custos e treino pra algo diferente que ninguém (bem, alguns gatos pingados) usa.

Eu entendo o lado do Tribunal aí onde você trabalha, eles só querem facilitar e não mudar o que já está funcionando, sacou? Só pra ver a realidade: aposto que a *maioria* (não todos) dos usuários aqui do fórum usa Windows de alguma forma, seja em dual-boot ou usando programas Windows pelo wine. Entende onde quero chegar? É muito difícil usar somente linux e programas pra linux. A necessidade do Windows é real e uma hora você vai cair nela. Agora tente analisar isso do ponto de vista do Tribunal e sua decisão.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2015, 15:18 »
Olha, eu entendo perfeitamente a "frustração" que tu teve ao ouvir isso. Eu mesmo cansei de ouvir nas empresas ao qual trabalhei e sempre que tentava dar a ideia de utilização do linux, vinha a negativa.
Fato é que eu simplesmente parei de "dar essa dica" e comecei a agir diferente, contarei qual a forma que mais me dá resultado.
Eu utilizo qualquer sistema operacional que for necessário, sem crise, porém quando uma dúvida surge e alguém me pergunta qualquer coisa (qualquer coisas mesmo) que ele não saiba fazer e que quer fazer no sistema do windows, eu falo
"- não sei fazer no windows, só sei fazer no linux e é bem fácil... agora no windows é complicado, ele é muito pesado e cheio de vírus, aí tem q ficar cuidando onde baixa as coisas... eu não mexo mais com windows a anos!"
Tu acha que a pessoa não vai mais perguntar a você? que nada, ela é preguiçosa, em menos de uma semana ela vai vim te perguntar.. "hein, esse linux aí é difícil de mexer?". O lance aqui é não iludir, falar que no começo parece ser meio complicado, pois não existe um C: , é diferente do windows, mas não é difícil.
Aí logo logo tu estará distribuindo o ubuntu por todo o teu escritório e as coisas começam a encaminhar por si só. 
E quando o produto é bom, é fácil "convencer" a usar ele.. hehehe
Não sei se funcionará essa dica a você, mas quando tu tiver a oportunidade de fazer isso, tente.. Tu verá um resultado bem interessante! ;)
Abraços

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2015, 16:49 »
Simples. Se adotarem o linux, muitos deles perderão o emprego, pois não saberiam lidar. É o tal negócio: nunca ensine tudo ao outro, pois perceberão que você não faz falta.

É a famosa fábula da raposa e as uvas.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2015, 17:05 »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2015, 17:06 »
Simplesmente excelente as colocações de vocês. Tudo bem que a ideia de migração, a "novidade" de se usar algo desconhecido etc. realmente seja digno de nota. Só lamento pensar que para 5 pessoas que tenho próximo de mim, que instalei o Ubuntu pra elas, elas nunca mais voltaram pro Windows... Ou seja, onde está a tal dificuldade? Porque esse processo seria tão penoso? Creio que o "problema" do Linux está mais no mito criado sobre ele, tipo "é um Sistema Operacional Dificiiiiiilimo... Somente uns poucos (loucos) saberiam usar (e ainda assim, "mais ou menos"). É algo tipo: "Meu Windows é ruim, é excessivamente pesado, duas vezes por ano faço backups e formato meu micro, mas daí migrar pra esse tal Linux? deus me livre...! Ao menos o Windows sei onde estão os erros, sei que programas irão instalar aquela barra maldita no navegador, sei formatar e particionar o HD pra não perder tudo em algum momento, e no mais, os programas que utilizo, ou são free ou os obtenho via "crack". Eita que já ouvi muito isso... Instalei o Ubuntu completinho, 100%, tudo funcionando numa máquina de uma amiga e eis que todo mundo, sem exceção, todos na casa dela, ao ligarem o computador, imediatamente vão pro Windows... e olha que fazem isso pra ver o email, pra ver algo no Youtube, pra ler algum jornal, um pdf, enviar um emil... Pô, como assim? é incrível como o "novo", o diferente, pode assustar tanto...!!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2015, 12:10 »
Minha postura em casa é parecida com a do ozin: "Não sei fazer em Windows. Se quiser instalo o Linux, faço e te ensino a fazer sem mim. Senão te vira."

Resultado: Ubuntu nas máquinas rs
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2015, 12:35 »
Eu acho uma grande idiotice esse papo de: "Linux é melhor que Windows", "Quem usa Windows é burro", "Linux de verdade é Slackware e o diabo a 4".

Porquê nós usuários do FreeBSD não ficamos assim? Não temos essa chatice de ficar falando qual é melhor ou pior e procuramos fazer nosso trabalho em todos?

No meu trabalho usamos os 3 sistemas operacionais: FreeBSD, Linux e Windows.

Creto

  • Visitante
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2015, 13:55 »
Ô, li comentários aqui e como sempre ponho minhas discordâncias a prova.

Eu, não sou usuário intermediário nem avançado e uso o Linux, alguns consigo manter funcional sem nenhuma intervenção comunitária mas ainda assim, sou usuário final/doméstico (burromesmo) como tantos outros.

Eu também, presto suporte a repartições públicas (sem nenhuma licitação) é aqui no Brasil isso é recorrente, como também vejo esse mesmo suporte enfiar o w$ pirata quando a algum problema maior no sistema. Suporte pago é uma coisa, pagar fortunas com dindin público em licenças é outra história.

Agora globalizando meus comentários, digo que a coisa é tão viciada no Brasil que seria cômico, se não fosse trágico e apenas por esse fator é que dizem coisas estapafúrdias como essas, que dizem, seja no setor de compras ou em qualquer outro setor de repartições públicas.

E agora apenas ressalto que meu comentário não tem nada haver com politica, apenas é o visão de quem sabe de certa forma como acontecem as coisas nessa área.

T+
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 14:00 por Creto »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2015, 20:11 »
Obrigado pelos comentários de vocês. E de fato, há algum tempo não tenho mais alimentado essa de "você usa Windows? deus me livre, como é que pode? é cada uma. Linux sim é um sistema de verdade, de vergonha... etc etc"... Não. Agora estou mais indiferente, usa Windows? ok, beleza... Porém, quando der pau (e dará) eu não sei absolutamente nada, se fosse Linux eu até arriscaria alguma das muitas soluções que ele oferece, mas Windows, não sei mesmo ó...

rsrsrsrs...


Valeu pessoal !!! 8)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Linux é brincadeira de curiosos. Sistema de verdade é o Windows. (é !?)
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2015, 21:35 »
Citar
Atualmente trabalho no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e todos, sem exceção, todos os computadores (e são muitos) usam Windows.

Sou advogado cearense e uma das coisas que mais me irrita são sistemas públicos que só rodam em determinadas plataformas. Não sei se mudaram, mas até pouco tempo atrás o sistema que gera as guias do TJ-CE só funcionava no Internet Explorer. O PJE que é o sistema adotado pelo CNJ para ser padrão para todas as instâncias do judiciário só funciona porcamente no Ubuntu (o que me impede de tentar qualquer outra distro.

Isso sem falar no efeito inércia dos usuários.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson