Autor Tópico: Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied) [RESOLVIDO]  (Lida 4539 vezes)

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Bom dia a Todos.

Tenho alguns computadores com slackware na rede e preciso acessar algumas pastas deles. Para isso eu estou montando as mesmas para que fique mais prático o acesso a elas.
No meu arquivo 'fstab' tenho as seguintes linhas que são responsáveis por montar essas pastas:
Código: [Selecionar]
//192.168.254.213/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv13_213 cifs credentials=/mnt/credentials/pdvs,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0
//192.168.254.214/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv14_214 cifs credentials=/mnt/credentials/pdvs,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0
//192.168.254.215/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv15_215 cifs credentials=/mnt/credentials/pdvs,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0
//192.168.254.216/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv16_216 cifs credentials=/mnt/credentials/pdvs,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0
Todas as linhas funcionam, exceto a última, que ao tentar usar o comando 'mount -a', me retorna o erro 'mount error(13): Permission denied'.
A única diferença entre esses computadores da rede é que o ultimo esta rodando o slackware 14, e os demais slackware 13.
Pelo gerenciador de arquivos dentro do compartilhamento Samba, eu consigo acessar esse computador (smb://ip).
Alguém tem alguma idéia do que possa estar ocorrendo?
Estou usando o kubuntu 14.04.

Obrigado.

Fabio Pariz.
« Última modificação: 05 de Junho de 2015, 14:59 por fabio_pariz »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied)
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2015, 12:48 »
Confirme que as credenciais que vc está usando são válidas pra esse último computador.

PS: Tem formas melhores de acessar arquivos compartilhados em máquinas Linux. Informe-se sobre o protocolo FISH, que faz o acesso via SSH.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied)
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2015, 14:07 »
Olá zekkerj

Dentro das credenciais estão o usuário e senha para a conexão, e as mesmas são válidas pois eu consigo acessar via ssh esse máquina com elas.

tkns!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied)
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2015, 14:24 »
Citar
as mesmas são válidas pois eu consigo acessar via ssh esse máquina com elas.
Se vc está montando via CIFS/SMB, não é necessariamente verdade. O samba tem sua própria base de usuários/senhas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied)
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2015, 14:59 »
Citar
Se vc está montando via CIFS/SMB, não é necessariamente verdade. O samba tem sua própria base de usuários/senhas.
Não sabia dessa zekkerj, pensei que que o CIFS/SMB utilizasem os usuários já cadastrados no sistema.
Pesquisei como adicionar usuários as CIFS/SMB e agora deu certo.
Outra solucao que achei foi mudar um parâmetro dentro do fstab.
De:
//192.168.254.216/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv16_216 cifs credentials=/mnt/credentials/pdvs,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0
Para:
//192.168.254.216/hd/pdv /mnt/pdvs/pdv16_216 cifs guest,iocharset=utf8,sec=ntlm,dir_mode=0777,file_mode=0777  0  0

Muito obrigado pela ajuda zekkerj!

Tópico Resolvido!!!
« Última modificação: 05 de Junho de 2015, 15:08 por fabio_pariz »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied) [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2015, 15:22 »
Pois é, mas pro acesso "guest" funcionar, vc precisa ter isso configurado no servidor... nem sempre funciona de primeira.
E convenhamos: não é exatamente uma boa idéia liberar pra qualquer um acessar seus arquivos, concorda?

Que bom que a dica resolveu. Provavelmente só faltava um "smbpasswd -a" no tal servidor, certo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fabio_pariz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Erro ao Montar Pasta de Rede (mount error(13): Permission denied) [RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2015, 09:02 »
Exatamente zekkerj

Foi só adicionar a senha com o comando 'smbpasswd -a' que funcionou.
E quanto ao 'guest', eu segui seu conselho e não estou utilzando-o mais.
Muito Obrigado.

Fabio