Autor Tópico: Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics  (Lida 4507 vezes)

Offline racional420

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Online: 01 de Junho de 2015, 18:37 »
Olá, pessoal.
Instalei o Ubuntu recentemente, pela primeira vez na minha vida.
Estou muito animado com o SO, muito satisfeito com quase tudo.
Meu problema começou depois que instalei Dota 2. O jogo apresenta altos lags de vídeo (problema que nunca tive usando o Windows 7). Presumi ser um problema com o driver de vídeo. Indo atrás do problema, baixei um programa que instala o driver de vídeo correto para a placa da Intel (Intel Graphics Installer for Linux). Ao rodar o instalador, me deparo com um erro persistente:

W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/ubuntu-x-swat/x-updates/ubuntu/dists/utopic/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found
, W:Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/ubuntu-x-swat/x-updates/ubuntu/dists/utopic/main/binary-i386/Packages  404  Not Found
, E:Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

O jogo está travando muito mesmo, e como havia dito, nunca tive esse problema no windows.
Alguém consegue me dar uma luz?
Por favor, pessoal, me ajudem x.x


*-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Core Processor Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 02
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:27 memória:fc000000-fc3fffff memória:e0000000-efffffff porta de E/S:1800(tamanho=8)

« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 18:50 por racional420 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2015, 19:17 »
1) Qual é a versão do Ubuntu que você está usando?

2) A mensagem 404 apenas está dizendo que o arquivo não existe, o repositório não foi encontrado, não existem os arquivos dessa ppa para a versão 14.10 (Utopic) do Ubuntu.

Verifique aqui que de fato os arquivos não existem e por isso está retornando a mensagem de erro:

http://ppa.launchpad.net/ubuntu-x-swat/x-updates/ubuntu/dists/

3) Como se pode observar até há indicação de que existiriam os arquivos para a versão 14.04 (Trusty), entretanto, na verdade creio que essa ppa não está atualizada e ativa, note que o diretório e arquivos são de 2013, já era.


4) Da última vez que andei olhando isso existiam problemas.

Consulte esse tópico onde na ocasião fiz algumas considerações (post #1):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117090.msg644804.html#msg644804


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline racional420

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2015, 19:44 »
Obrigado pela atenção, druidaobelix.
Uso o Ubuntu 15.04
Como disse, sou novo no ubuntu. O que você falou soou meio grego para mim. Mas estou olhando os links que vc deixou.

Offline racional420

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2015, 19:48 »
Então, é um caminho eu fazer um "downgrade" do ubuntu?
Obs.: existe isso? Voltar para a versão 14.10, por exemplo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2015, 21:38 »
Em resumo, é melhor não usar, geralmente não é mesmo necessário vez que o driver da Intel vem nativo no Kernel do Linux.
Há uma grande chance do driver proprietário trazer mais problemas que soluções.

Em todo caso, se quiser mesmo experimentar o driver proprietário, diretamente no momento só há para a versão 14.10 do Ubuntu, o que significa que você precisará reinstalar o seu Ubuntu para a versão 14.10, pois para a versão 15.04 no momento ainda não tem.

Nesse caso, após ter instalado o Ubuntu 14.10 no seu computador (não há downgrade, tem que reinstalar mesmo), baixe o driver diretamente da página da Intel Graphics for Linux, observando se sua instalação é 32-bit ou 64-bit.

https://01.org/linuxgraphics/downloads

O problema está em que o suporte para a versão 14.10 encerra agora em Julho/2015, daqui a dois meses, ou seja, daqui a pouco será necessário procurar alguma outra solução.

Se é apenas para ver se funciona melhor o caminho é esse.
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 21:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2015, 23:18 »
       produto: Core Processor Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       configuração: driver=i915 latency=0

Ola

O driver i915 existe ha muito no Linux, funciona melhor que no Windows, uma vez que a Intel desenvolve os drivers no Linux.

Veja se todos os drivers mesa estao instalados , mesa-utils e mesa-utils-extra.

Se tudo instalado, poste na sessao de jogos do forum (crie um novo topico) informando o jogo, qual a configuraçao da maquina e quanto voce tem de swap.

pode ser que o ambiente grafico esteja produzindo este "lag", algum processo comendo Ram ou mesmo falta ou pouca swap.

Eu dificilmente apostaria no driver de video.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2015, 02:37 »
Acho que não foi muito claro, ou foi incompleto, o post #4 retro. Vamos ver se agora melhoro a explicação.

Então complementando, parece que dá para instalar também na versão 14.04, só que o caminho é um pouco mais tortuoso (é um workaround), em razão de incompatibilidades entre o driver e o xorg, conforme mencionei naquele link do post #1, referindo-se a um tópico anterior.

Dá mesma forma também talvez (mas muito talvez mesmo) seja possível experimentar fazer para a versão 15.04 usando o macete também mencionado no tópico anterior referenciado.

O que estava tentando dizer é que se é para perder tempo com isso e considerando que aparentemente você ainda não tem muita experiência em Linux, comece pelo modo mais fácil, que é instalando a versão 14.10 e o driver da página da Intel, como já mencionado.
Se der certo, se o driver funcionar satisfatoriamente (e até porque você vai aprendendo no caminho), aí começa a pensar em instalar na 14.04 ou na 15.04. Será um tal e intala e reinstala sistema operacional para experimentar, mas é isso aí.

Finalmente, leve muito em consideração o que o /Tota/ falou, possivelmente ele está com a razão ao afirmar que "dificilmente apostaria no driver de vídeo", ou seja, verifique antes outras opções na forma como ele disse e se não der mesmo, se não identificar outras causas, com última instância parta para o driver de vídeo proprietário da Intel, apenas como última causa.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2015, 13:41 »
Eu acho que minha humilde opinião baseada na experiência que tive tempo atrás pouco vale visto que esse tópico já foi respondido por dois pesos pesados daqui do fórum. Em todo caso: No meu computador na versão 12.04 do Ubuntu jogos e emuladores nativos rodavam de forma sofrível. Certo jogo que rodava a 60FPS no Windows, rodava a 30FPS no Ubuntu e com lag.

Resolvi esse problema atualizando os drivers Intel, com o instalador que você mencionou aqui no tópico. A explicação que achei para isso é que, sim, os drivers Intel são suportados pelo kernel (núcleo do sistema), ou seja, eles já vem no sistema, como o Tota disse, entretanto, esses drivers não estão atualizados. Pelo que achei em algum fórum tempo atrás isso ocorre porque drivers atualizados demoram a serem testados e incluídos no kernel.

Assim, em computadores novos, o desempenho pode ser inferior aos drivers do Windows. Era o quê ocorria na época com meu computador: um desempenho muito inferior ao Windows. Hoje, isso não ocorre mais, não preciso mais usar o atualizador dos drivers.

Qual o seu Intel Core? i3, i5 ou i7?
Qual a geração?

Te aviso que alguns jogos rodam de forma inferior no Ubuntu. Se quiser ler um pouco:
CS:GO travando e lento no Ubuntu 15.04!

Fiz uma pesquisa aqui com algumas palavras chave e achei muitos tópicos meus sobre os problemas que eu passava na época com o desempenho. Quantas dúvidas eu tinha na época.  ;D
Não que isso tenha mudado hoje...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2015, 14:02 »
Citar
Eu acho que minha humilde opinião baseada na experiência que tive tempo atrás pouco vale [...]

Muito pelo contrário, sua opinião vale muito, toda opinião lastreada em conhecimento real e, sobretudo, boa vontade em ajudar, vale muito.

Por exemplo, você tem experiência real em jogos, eu não tenho nenhuma, não tenho nenhum jogo instalado que possa de fato avaliar, não é no momento uma área de meu interesse, portanto, a sua contribuição é extremamente válida e bem-vinda, assim como a de outros usuários que possam de fato contribuir em razão de sua particular experiência ou hardware. É assim que se constrói uma base sólida de conhecimentos, compartilhando informações e o que torna o Fórum uma ferramenta útil de suporte ao Linux.
 




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Problema ao tentar instalar driver de vídeo Intel HD Graphics
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2015, 18:28 »
Obrigado, druidaobelix, além de sempre prestativo aos outros, você é muito educado e compreensivo.

O que acontece por eu ter dito isso na minha mensagem anterior é que eu sou muito inexperiente, sou apenas curioso... aprendo por curiosidade e por gostar de aprender. Jamais eu iria tentar aqui contradizer o que você ou o tio Tota disse, porque não tenho experiência nem competência para isso e como dizem, muito ajuda quem não atrapalha.

O que o tio Tota disse é verdade: o driver mencionado no início do tópico é suportado a muito tempo, o que eu acho que acontece é que o mesmo driver é usado para mais de uma geração de placas de vídeo OnBoard, mas essas placas são diferentes entre as gerações, e o driver antigo não suporta os recursos das novas gerações e portanto não extrai todo o poder dela.

No Windows, drivers assim são chamados de "drivers genéricos", tenho a impressão que o driver do kernel é mais ou menos isso, ele nem ao menos indica a geração da placa, por exemplo.

Lembrando, claro, que não tenho nenhuma experiência para afirmar isso.

P.S.: que bom seria se todos ou pelo menos a maioria do fórum fossem como você...