Autor Tópico: Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy  (Lida 5265 vezes)

Offline paulorltenorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Online: 30 de Maio de 2015, 00:10 »
Alguém pode me ajudar???

Pessoal,

Quero apagar o Linux Mint que está instalado pelo boot pelo Legacy, pois decidi usar o Linux por uma máquina virtual no Windows 8.

A dúvida é a seguinte: como apagar ou formatar o Linux Mint, e se pode acontecer ao tentar formatar partições por um LiveCD Ubuntu pelo boot pelo Legacy poderei errar e apagar uma partição que está instalado o Windows 8 pelo Boot UEFI? Ou posso apagar todas partições que aparecerem pra mim pelo boot pelo Legacy sem receio?

Boot pelo Legacy "enxerga" o que está instalado pelo UEFI?

Tenho estas dúvidas pois vejo pelo Windows Explorer do Windows 8 como não tivesse usado espaço do HD pela instalação do LINUX MINT. Como o Windows 8 não "enxergasse" que instalei o Linux Mint pelo boot Legacy e nem percebesse que o espaço foi usado pelo Linux Mint.
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 16:47 por paulorltenorio »

Offline paulorltenorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2015, 16:47 »
Alguém pode me ajudar???

Offline paulorltenorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2015, 15:58 »
Alguém pode responder isto?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2015, 16:50 »
A grande dificuldade em melhor te auxiliar é que não tenho o Mint instalado.

Embora o Mint seja uma distro derivada do Ubuntu, o fato é que é uma outra distribuição e como não a tenho instalada, fico com receio de falar alguma coisa que não corresponda realmente ao Mint.

Note que este aqui é um Fórum específico sobre o Ubuntu e seus "sabores" e também sobre as distribuições baseadas no Ubuntu, porém não é especializado nessas distribuições, então sempre fica um lapso quando se vai falar sobre elas sem as ter instalado.

Até acredito que não haja diferença entre o sistema de bootloader do Ubuntu e do Mint, já que este é baseado naquele, mas certeza não tenho, daí o receiro de emitir opinião.

O Linux Mint Brasil tem uma página específica e um Fórum respectivo (não sei dizer se está ativo), além do Fórum original em inglês, se for possível usar, talvez haja melhor informação por lá consultando quem tem o Mint instalado.

http://www.linuxmint.com.br/


Quanto a questão específica que você levanta:

Citar
Boot pelo Legacy "enxerga" o que está instalado pelo UEFI?

Não, em princípio não enxerga, quando se usa o Legacy se está usando BIOS convencional e BIOS convencional não enxerga nada, nem o sistema operacional ele enxerga, se realmente mantida a compatibilidade ele só enxerga a MBR do disco, porém aí entra um detalhe que é a forma real que o fabricante desenvolveu o setup da máquina. A regra geral é que não exergue.

O que creio você deveria fazer é subir o sistema por um live-iso (pendrive ou dvdrom) do Ubuntu e usá-lo para excluir o Mint, se o caso usando o GParted, onde visulamente é mais fácil de tomar o cuidado de não excluir partição errada.

De toda forma, fazer um backup adequado dos seus dados é mais que fundamental, pois sempre que se faz particionamento ou instalação de sistema há um risco potencial de que alguma coisa saia errada, às vezes até mesmo por momentânea distração.

Se tiver espaço disponível no disco crie uma partição de backup dos seus arquivos pessoais, enfim, algum backup é melhor que nenhum backup, mas essa não é a situação ideal, pois idealmente procure fazer um backup externo ao seu computador, nem que seja usando os serviços online (nas nuvens, in cloud) disponíveis, são vários deles, OndeDrive da Microsoft, Driver do Google, Adrive e vários outros que têm por aí.

Só o backup salva, o resto é tentativa.

« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 17:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2015, 18:03 »
Faltou dizer:

Depois de eliminado o Mint você recupera a MBR do disco usando o próprio Windows.

Consulte o post #6 feito pelo /Tota/ nesse recente tópico, o qual trata dessa questão:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117057.msg644621.html#msg644621


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline paulorltenorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Apagar Linux Mint do Boot pelo Legacy
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2015, 17:45 »
Obrigado!