Autor Tópico: Mandriva fecha as portas  (Lida 5225 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Mandriva fecha as portas
« Online: 28 de Maio de 2015, 13:44 »
Uma das principais pioneiras no uso do Linux no mercado corporativo não conseguiu mais se manter e acabou fechando as portas, saiba mais.

Mandriva encerrará as suas operações

Eu não sou um usuário Linux de longa data  como muitos dos meus amigos, mas já li bastante e até testei alguns sistemas destes que vou comentar agora.

A Mandriva era uma empresa muito importante e de bom renome até poucos anos atrás, ela nasceu da junção de duas companhias, de duas comunidades distintas, uma delas brasileira, a Conectiva e da distro Linux francesa Mandrake, ambas tinham uma proposta parecida de trabalho e com a sua fusão nasceu o Mandriva.

O Mandriva foi uma das poucas distros, até a chegada do Ubuntu, que conseguiram colocar o sistema pré-instalado em computadores que foram para o mercado consumidor mais comum, eu mesmo já me deparei várias vezes (e nem faz muito tempo) com computadores vindos com a versão 2010 do Mandriva, que usava o Gnome 2 em máquinas vendidas em lojas de departamento.

 A última versão do Mandriva Linux efetivamente lançada para o público em geral foi a de 2011, a qual eu fiz uma review bem no início aqui do blog, você pode ler aqui.

É realmente uma pena ver um projeto assim terminando, as ideias que o Mandriva trouxe, especialmente o MCC, Mandriva Control Center, hoje adaptado pelo Mageia, distro derivada, como Mageia Control Center (MCC igualmente) com a capacidade de permitir a fácil configuração de praticamente tudo no sistema via interface gráfica, isso foi uma revolução!

Saiba mais sobre o Mageia aqui.

Em 2011 já podia se perceber o declínio da empresa, não sei dizer com certeza qual foi o problema administrativo que ela passou, mas de fato, de 2011 para cá raramente se ouviu falar da outrora badalada Mandriva, a empresa focou-se em trabalhar com servidores e soluções corporativas e abandonou o usuário comum, por conta disto inclusive criaram-se a distros derivadas, Mageia, como já comentei anteriormente e o openMandriva.

A empresa chegou a ter, em 2013, o comando de meio milhão de Euros em negócios e parcerias mas vem definhando desde então e hoje conta com apenas 10 empregados, e vai fechar as portas em breve depois de 16 anos de existência.

FONTE:  DioLinu

Matéria original, clique aqui.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline kation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2015, 23:03 »
Embora até hoje eu seja um leigo, pq não sou profissional de TI, comecei no Linux pelo Conectiva 6 e muito apreendi com êles. Qd vc adquiria uma versão  do SO da Conectiva, vc tinha o direito de usar , durante certo tempo, a assistencia tecnica  por telefone ou e-mail, o que muito me ajudou, pq eu não tinha ninguem para me ensinar os primeiros passos do particionamento. Na época não havia o Gparted, só havia um tal de Parrtition Magic, carissimo.  também não havia foruns., só os FAQs, onde vc nunca encontra o que precisa.  Depois cheguei a usar o Mandrake e o Mandriva, que, na minha modesta opinião, eram bem mais amigaveis que o atual Mageia. A Mandriva, ex Mandrake que  adquiriu a Conectiva, tinha sua sede na França, onde hoje temos o Linux Mint, derivado do Ubuntu, que, a meu ver, é a melhor distribuicao para recomendar para leigos, ou seja, não profissionais,  iniciantes em Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2015, 02:53 »
Citar
comecei no Linux pelo Conectiva 6 e muito apreendi com êles [...]

Grande Conectiva, grande Conectiva, época de pioneiros, Arnaldo Carvalho de Melo e sua trupe, talvez a melhor e nunca mais vista equipe profissional de Linux que o Brasil teve.

Depois, muito depois, veio o Kurumin, do brilhante Morimoto, mas era o projeto de uma pessoa só, não tinha mesmo como ir adiante, era uma visão maravilhosamente idealista, porém orientada por certo amadorismo na relação de mercado, feito com a altruísca função didática de ensinar Linux.

Talvez tenham sido, até agora e cada qual a seu modo, os dois expoentes do Linux no Brasil.
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 03:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Creto

  • Visitante
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2015, 15:27 »
Mas não vamos misturar, a Conectiva ainda existe com muita gente boa como disseram acima. A Empresa Mandriva S.A. é que está fechando as portas, mas claro que com isso devemos ficar na torcida para que o meio termo (Mandrake - França/Conectiva - Brasil = Mandriva) sobreviva a esse trágico acontecimento.

T+

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2015, 16:03 »
Então, /Creto/,

Salvo engano a Conectiva como pessoa jurídica distinta creio que não existe mais, uma vez que quando foi comprada pela Mandrake fundindo-se e formando a Mandriva, imagino que a anterior razão social tenha se extinguido.

O escritório de desenvolvimento em Curitiba havia sido mantido usando o nome de laboratório Mandriva Conectiva, porém já aí era de fato a Mandriva e não mais a Conectiva, outro comando, outra estrutura, subordinada à sede administrativa da Mandriva em Paris, França.

Suponho que caso se efetive o fechamento da Mandriva o laboratório de desenvolvimento curitibano também irá fechar, se é que já não fechou.

Ou não é isso?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Creto

  • Visitante
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2015, 20:00 »
Sim Druidaobelix, parece ser isso mesmo, veja uma citação de um funcionário da Conectiva:
Citar
Francisco Panis Kaseker Diogo • 3 dias atrás

Já não pertence mais à Mandriva. Se tiver alguém para comprar e aceitar pagar as dívidas, podemos continuar :)

>>> Leia mais...

T+

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2015, 22:00 »
Ok, o link que você forneceu é esclarecedor, especialmente o diálogo indicado e existente nos comentários, onde o **funcionário da Conectiva** informa que fechou mesmo.

Alguém pergunta: "não há possibilidade da divisão da Conectiva? Voltar a ser o que era antes, largar mão dos problemas dos franceses, focar no OEM e os contratos que a Conectiva ainda tem por aqui?"

E o funcionário responde: "Já não pertence mais à Mandriva. Se tiver alguém para comprar e aceitar pagar as dívidas, podemos continuar."

Continuam as variantes que já haviam, como o OpenMandriva e Mageia, porém a Mandriva Conectiva também por aqui se esfacelou junto com a sede francesa, já que o que existe são dívidas à pagar, é o que se conclue dos diálogos.

Grato pelo link com as informações.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2015, 15:10 »
Realmente uma pena.
Foi a primeira distro que usei. Veio instalada em um HP, que me custou uns R$600,00 em 2008, no Carrefour.

O pessoal do fórum era muito dedicado e participativo.
Alguns estão conosco por aqui.

Vida longa ao Mageia e ao Open Mandriva, movidas pelo idealismo, pela paixão, mentes e corações de seus usuários e desenvolvedores.
Linux User 586375

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Mandriva fecha as portas
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2015, 16:10 »
Mais uma que vai pras cucuias, junto com o Crunchbang e o Foresight.   :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"