Autor Tópico: Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows  (Lida 2818 vezes)

Offline bbicudo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Online: 28 de Maio de 2015, 09:03 »
Bom dia!

Estamos há algumas semanas com um problema estranho em nossa rede... Até uns 3 meses atras tudo funcionava, agora, de repente, alguns aparelhos com Linux ou Android não conseguem navegar quando conectados à minha rede.

Temos um servidor DHCP/DNS windows server 2012, um gateway também com Windows Server 2012 (RRAS e fazendo NAT) e 90% do parque é formado por equipamentos rodando versões diversas do Windows. Chequei nos MacOs/IPhones e eles também funcionam normalmente.

O estranho é que os equipamentos que não funcionam recebem as configurações de DHCP normalmente, conseguem até pingar e resolver endereços na maioria das vezes, mas não navegam... Um dos micros acessou o uol, mas não consegue acessar nenhum subdominio...

Alguém está passando por problema semelhante ou já viu isso acontecer antes?

Att,

Bruno.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2015, 17:35 »
Olá bbicudo,
Onde o Ubuntu entra no seu problema?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bbicudo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2015, 12:29 »
Zekkerj, primeiramente obrigado pela atenção  :)

As máquinas com "Linux" estão rodando o Ubuntu ^^ desculpe a falha de não ter citado isso no texto original. Como só tenho micros com Ubuntu, não tive a chance de testar em outras distros. Mas parece que o problema está isolado nos celulares com Android e nos Computadores (Tanto Desktops quanto Notebooks, tanto via cabo como wireless) que estão rodando o Ubuntu (novamente não tive e nem tenho como testar com outras distros pq não disponho de equipamentos direcionados à testes).  :(

Att,

Bruno

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2015, 15:06 »
Ah, entendi. É que às vezes as pessoas entram aqui pra tirar dúvida sobre outros sistemas, principalmente windows, e a gente precisa explicar que nesses casos o resultado pode ser melhor em outros forums especializados no sistema em questão.

Você se conecta à rede por cabo ou wireless?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bbicudo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2015, 15:11 »
Zekkerj,

Ambos. E ambos apresentam esse problema :/ eu deixei a mesma questão nos fóruns da Technet, estou tratando com o máximo de gente possível pra ver se acho uma solução rsrs.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Equipamentos com Linux/Android não navegam na rede Windows
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2015, 18:01 »
Bem, execute os comandos abaixo com a conexão cabeada, vamos depurar essa primeiro pq talvez precisemos dela pra acertar a outra.

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
ifconfig -a
nm-tool

ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 www.google.com
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D