Autor Tópico: criar interface gráfica em Link para script do shell (application/x-shellscript)  (Lida 2501 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil

Boa noite comunidade Ubuntu, bom resolvi criar esse tópico para questionar a respeito de uma dúvida que me surgiu, recentemente instalei o software CmapTools, uma ferramenta que elabora esquemas e mapas conceituais totalmente gratuita e de código aberto, bom o fato é que existem versões do software para Linux, Mac e Windows, e no meu caso eu instalei a versão para linux, no entanto não ficou como diria agradável ao meu ver, o ícone do Cmap Tools é um arquivo executável em shell script e eu queria dar a mesma interface que ele tem na versão para Windows e Mac, acredito que no Linux seja possível, gostaria que ele tivesse uma interface gráfica.. andei lendo um pouco mas não sei se encaixa no meu problema, a ferramenta Zenity que utiliza um conjunto de bibliotecas para desenvolver interfaces gráficas, bom desde já agradeço quem puder e ou caso não seja possível me esclareça essa questão.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Entao, /Zeraszel/,

Conheco o CmapTools nas tres plataformas, Linux, Mac e Windows, circunstancialmente estive ensinando o uso dele para determinado familiar ainda no final do ano passado, vez que uma professora da Universidade usava essa ferramenta, apenas que naquele caso o referido familiar estava usando um MacBook Air, porem, como dito, instalei e usei nos tres sistemas operacionais.

No caso do Linux eh feito o download de um pacote .bin, ao qual o usuario deve atribuir permissao de execucao e instalar na propria /home e se usar o padrao ele vai instalar isso no diretorio IHMC CmapTools, criando icones que podem ser colocados no Desktop ou onde quiser, tudo isso sem nenhuma dificuldade, funciona `redondo`, sem problemas.

Quando instalei e usei no final do ano passado a versao era a 5 alguma coisa, vejo agora que saiu a 6.01, entao baixei, instalei e usei um pouco num Lubuntu, tudo tambem sem problemas.

O software eh o mesmo e identico em qualquer das tres plataformas, nao ha distincao, tudo igual, mesma forma de usar e produzem exatamente a mesma coisa.

Na verdade creio que nao estou entendendo qual eh exatamente a sua dificuldade, poderia explicar melhor ?



-----------------

P.S: desculpe a ausencia de acentuacao e caracteres latinos, estou postando a partir de uma instalacao teste de um live-iso nao configurado.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Bom talvez com o print entenda melhor

--- Editado pela moderação: imagem com mais de 40kb
http://s1.postimg.org/5kc0y1esv/Cmap_Tools.png
free picture upload
---

sim o que eu gostaria é de criar uma interface gráfica para ele, deixando ele com a mesma "cara", por assim dizer, que tem nas outras plataformas, não sei se é possível, falei no zenity ai, mas  sou inexperiente no assunto
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 11:54 por irtigor »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Acho que quer é um atalho com o ícone do programa, isso não é criar interface gráfica, não envolve o zenity... se for, já que não acha como o druidaobelix falou, você pode criar manualmente seguindo o padrão.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil

eu acho que entendi e creio que me equivoquei, não acredito ser possível fazer o que pensei já que o programa é apenas um arquivo que tem o formato .bin e no caso é um executável, bem desculpem me por tê-los ocupados com isso pessoal, sempre bem prestativos e elucidativos com quem deseja aprender mais sobre esse universo.. ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
O formato do executável não afeta na criação do atalho.