Autor Tópico: Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação  (Lida 7393 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Citar
Os usuários das versões betas do Firefox começarão a ver anúncios personalizados a partir da próxima semana. As propagandas serão escolhidas com base no histórico de navegação do usuário e aparecerão sempre que uma nova aba é aberta. Elas se juntarão aos atuais blocos patrocinados exibidos pelo navegador e poderão ser desativadas nas configurações.
Leia a notícia completa: https://tecnoblog.net/178612/firefox-anuncios-personalizados-historico/

Quando o acordo entre a Mozilla e o Google acabou e não foi renovado, eu achei que a mudança de serviço de busca padrão seria apenas uma das mudanças no Firefox que visariam trazer mais recursos para a Mozilla. Segundo o que vi na matéria (leiam ela completa para entenderem), talvez não seja uma mudança tão invasiva quanto parece, a princípio não me traz nenhum desejo de mudança de navegador, e é possível até desativar.

O que vocês acham?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2015, 11:59 »
Espionagem FTW.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2015, 12:08 »
Espionagem FTW.

O código fonte atualmente disponível parece só mostrar que o próprio Firefox analisa as urls para mostrar os anúncios, que são de sites que são categorizados pelo próprio código. Parece que não há busca ou envio de informações para a internet nem para os servidores da Mozilla.

Agora, uma novidade: você usa o Google, a Sincronização do Chrome, o Histórico da Web? Você está sendo espionado!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2015, 12:26 »
Todo mundo sabe disso :P

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2015, 13:08 »
Firefox já era. Atualmente só uso Google Chrome.

"ah mas o google espia o que tu faz na internet!"

Dane-se. Melhor isso do que ads no navegador.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2015, 15:27 »
Garfo, a sua opinião é bem única... vou admitir que pra mim não faz sentido, vai dar até pra desabilitar, mas mesmo que não fosse possível, eu não vejo porque seria melhor optar por entregar mais dados ainda ao google, que vão ser usados pra entre outras coisas gerar anúncios direcionados.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2015, 16:17 »
Tenho uma experiência bem negativa com os produtos do Google e tento evitar usa-los, mas não vejo nada de tão extraordinário no Chrome que justifique a afirmação de que "Firefox já era", dita por tantos internet afora. Sim, o Chrome tem qualidade, foi um produto muito inovador, mas temos de lembrar que o mesmo hoje tem problemas, a quantidade de memória gasta e a vista grossa para a privacidade do usuário são apenas alguns dos motivos que me mantém afastado.

Não vejo nada demais em empresas usarem alguns dados do usuário para terem lucro em cima disso, nunca me preocupei com o fato da Canonical fazer isso com o Ubuntu, não me preocupo com o que a Mozilla pretende fazer com o Firefox, mas acho que algumas empresas, como Facebook e Google, ultrapassam os limites do quê pode se chamar de aceitável, vão muito além desse limite e coletam dados de todas as partes da web que você acessa para trazer anúncios direcionados nos produtos. Não concordo com isso, e acho que alguns passam dos limites ao defenderem essas práticas dessas empresas e ainda por cima chamarem as alternativas de "lixo" ou até dizer que ela "já era" ou "está morta".

Para mim, é uma afirmação digna de alguém alienado que vê o mundo girar em torno do próprio umbigo, sem considerar que outros podem ter ideias e pensamentos diferentes. Não se ofendam com isso, garfo e Renan, estou falando sobre pessoas que vejo pela web afora.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2015, 18:42 »
Garfo, a sua opinião é bem única... vou admitir que pra mim não faz sentido, vai dar até pra desabilitar, mas mesmo que não fosse possível, eu não vejo porque seria melhor optar por entregar mais dados ainda ao google, que vão ser usados pra entre outras coisas gerar anúncios direcionados.

Não vejo nenhum problema nisso. A internet inteira é assim, quer privacidade? Saia dela. Agora se der pra desabilitar, menos mal, mas já é tarde demais e estou bem acostumado com o Google Chrome.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2015, 18:46 »
Agora fez menos sentido ainda...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2015, 00:37 »
Citar
Não vejo nenhum problema nisso. A internet inteira é assim, quer privacidade? Saia dela

Fato.

Offline gatewayrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2015, 12:29 »
Se quer privacidade vá para deeb!!!  :P

Offline lenonsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2015, 00:00 »
Post.
Um amigo meu disse que só acessa aqueles sites por janelas anônimas.
Se eles mostrarem anúncios até nas anônimas, aí nossos amigos ficarão preocupados!
Re:
Nas janelas anônimas não são exibidos tiles, é exibido apenas um alerta de que você está no modo de navegação anônima então seu amigo pode ficar tranquilo =)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2015, 21:40 »
Acho ótimo. Ajudarei meu navegador favorito a continuar snedo desenvolvido e, de bônus, vai aparecer ofertas de coisas que costumo procurar.

Obs.: e ainda pode desabilitar se quiser, +1 ponto pra Mozilla pela chance de escolha.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2015, 11:30 »
Acho ótimo. Ajudarei meu navegador favorito a continuar snedo desenvolvido e, de bônus, vai aparecer ofertas de coisas que costumo procurar.

Obs.: e ainda pode desabilitar se quiser, +1 ponto pra Mozilla pela chance de escolha.

+1!

A Mozilla precisa de alguma forma de se manter. É diferente de outras que querem apenas cada vez mais formas de encher (ainda) mais os cofres. E dar a possibilidade de escolher faz toda a diferença.

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re:Firefox mostrará propagandas com base no seu histórico de navegação
« Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2015, 11:42 »
Estamos na internet,

Querendo ou não estamos num comercio.
As empresas precisam sobreviver, essa é uma das formas.
Se não querem usem o wronix e o kali linux para ficar anônimos na internet.
Mesmo assim ele vão pegar as informações dos anônimos e usar.

Se os dados são direcionados para anúncios, acho legal. Já comprei algumas coisas por causa disso, e que estava precisando.

Podemos sempre bloqueiar os scripts de anúcios,  ou criar nosso próprio navegador.

Mas nem todo mundo é programador e a internet precisa de capital, tem que existir um meio para gerar receita.

O Gmail é gratuito? não na verdade você estar vendendo suas informações para a google.

Quid pro quo
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio