Autor Tópico: Placa mãe com superaquecimento?  (Lida 9272 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Placa mãe com superaquecimento?
« Online: 22 de Maio de 2015, 17:34 »
Amigos, mais uma vez estou aqui com um problema e gostaria da ajuda de vocês.

Primeiro de tudo, eu sei que esse fórum não é o lugar mais adequado para se perguntar sobre problemas em hardware, mas infelizmente lugares como esse fórum com pessoas que entendem do assunto e dispostas a ajudar são raros. E a seção Hardware e Periféricos parece se encaixar bem na questão, então...

Desde que comprei meu computador atual tenho problemas com superaquecimento no processador, o cooler de fábrica não dá conta do recado, em programas que exigem mais a temperatura alcança 60°C fácil fácil. O resultado, é que tive de passar um ano maneirando no uso, pois não podia abrir o gabinete sem perder a garantia. Em todo caso, desde então sempre monitoro a temperatura do hardware. No Windows, eu monitorava a temperatura através do Speccy, da Piriform.

Notei o problema de superaquecimento da placa mãe após uma atualização do Speccy. Antes, a temperatura da placa mãe que era mostrada sempre em uma temperatura agradável (em torno de ~30°C), após atualizar o Speccy o sensor da temperatura pulou para mais de 60°C. Considerei que fosse um erro da atualização, fiz downgrade e constatei que a temperatura estava baixa, como sempre esteve. Passei muitos meses confiando nessa medida da versão antiga do Speccy. Mas após instalar o Ubuntu por problemas no meu HD, instalei também o pacote lm-sensors para verificar a temperatura e para minha surpresa, a placa mãe realmente estava com temperatura muito alta!

Não tomei nenhuma medida quanto a isso, não sei até qual temperatura minha placa mãe aguenta, mas se ela tivesse de queimar por superaquecimento, já teria queimado enquanto eu usava o Windows e fazia uso intenso de jogos que subiam a temperatura do processador até mais de 60°C.

Mas surgiu a pergunta: isso pode ser um erro nos softwares que medem a temperatura? Mesmo ocorrendo em dois sistemas distintos?

Pergunto isso porque, verificando a temperatura direto da BIOS, é mostrado o seguinte:
Código: [Selecionar]
Pc Health Status

CPU temperature : +35°C
SYS temperature : +38°C

SYS temperature não seria a temperatura da placa mãe?

Seguem os dados do lm-sensors e do Speccy:

lm-sensors:
Código: [Selecionar]
sensors
coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Physical id 0:  +35.0°C  (high = +80.0°C, crit = +99.0°C)
Core 0:         +35.0°C  (high = +80.0°C, crit = +99.0°C)
Core 1:         +30.0°C  (high = +80.0°C, crit = +99.0°C)
Core 2:         +33.0°C  (high = +80.0°C, crit = +99.0°C)
Core 3:         +32.0°C  (high = +80.0°C, crit = +99.0°C)

nct6776-isa-0a30
Adapter: ISA adapter
Vcore:          +0.80 V  (min =  +0.00 V, max =  +1.74 V)
in1:            +1.50 V  (min =  +0.00 V, max =  +0.00 V)  ALARM
AVCC:           +3.42 V  (min =  +2.98 V, max =  +3.63 V)
+3.3V:          +3.41 V  (min =  +2.98 V, max =  +3.63 V)
in4:            +1.05 V  (min =  +0.00 V, max =  +0.00 V)  ALARM
in5:            +0.00 V  (min =  +0.00 V, max =  +0.00 V)
in6:            +1.05 V  (min =  +0.00 V, max =  +0.00 V)  ALARM
3VSB:           +3.30 V  (min =  +2.98 V, max =  +3.63 V)
Vbat:           +3.23 V  (min =  +2.70 V, max =  +3.63 V)
fan1:             0 RPM  (min =    0 RPM)
fan2:          2048 RPM  (min =    0 RPM)
SYSTIN:         +62.0°C  (high =  +0.0°C, hyst =  +0.0°C)  ALARM  sensor = thermistor
CPUTIN:         +38.0°C  (high = +80.0°C, hyst = +75.0°C)  sensor = thermistor
AUXTIN:         +23.5°C  (high = +80.0°C, hyst = +75.0°C)  sensor = thermistor
PCH_CHIP_TEMP:   +0.0°C 
PCH_CPU_TEMP:    +0.0°C 
PCH_MCH_TEMP:    +0.0°C 
intrusion0:    OK
intrusion1:    OK
beep_enable:   disabled
Citar
SYSTIN:         +62.0°C

Speccy:
Código: [Selecionar]
Placa mãe
Fabricante INVIX
Modelo PMH61ML (SOCKET 0)
Versão To be filled by O.E.M.
Vendedor do Chipset Intel
Modelo do Chipset Sandy Bridge
Revisão do Chipset 09
Vendedor da Southbridge Intel
Modelo da Southbridge H61
Revisão da Southbridge B3
Temperatura do sistema 62 °C
BIOS
Marca American Megatrends Inc.
Versão 4.6.4
Data 7/14/2011
Voltagem
CPU CORE 0.992 V
MEMORY CONTROLLER 1.504 V
AVCC 3.424 V
3VCC 3.408 V
VIN4 1.048 V
VIN6 1.048 V
PCI Data
Slot PCI-E
Tipo de slot PCI-E
Uso do slot Em uso
Data lanes x16
Designação do slot J6B2
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Número de slots 0
Slot PCI-E
Tipo de slot PCI-E
Uso do slot Em uso
Data lanes x1
Designação do slot J6B1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Número de slots 1
Slot PCI-E
Tipo de slot PCI-E
Uso do slot Em uso
Data lanes x1
Designação do slot J6D1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Número de slots 2
Slot PCI-E
Tipo de slot PCI-E
Uso do slot Em uso
Data lanes x1
Designação do slot J7B1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Número de slots 3
Slot PCI-E
Tipo de slot PCI-E
Uso do slot Em uso
Data lanes x1
Designação do slot J8B4
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Número de slots 4
Citar
Temperatura do sistema   62 °C

Eu deveria tomar alguma medida quanto à temperatura da placa mãe? Qual?

Sou completamente leigo em hardware...  :-\

Obrigado desde já! ;D

Creto

  • Visitante
Re: Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2015, 17:46 »
Minha mobo com a kaiana:
Código: [Selecionar]
cretokaiana@cretokaiana:~$ inxi -C
CPU:       Dual core Intel Atom CPU N2600 (-HT-MCP-) cache: 512 KB flags: (nx pae sse sse2 sse3 ssse3)
           Clock Speeds: 1: 600.00 MHz 2: 1600.00 MHz 3: 600.00 MHz 4: 1600.00 MHz
cretokaiana@cretokaiana:~$ inxi -s
Sensors:   System Temperatures: cpu: 36.0C mobo: 26.8C
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
cretokaiana@cretokaiana:~$

Apenas para comparações, já que achei essa temperatura 62 ºC alta mas não entendo muito bem disso.

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2015, 20:13 »
Boa noite, Paulo Creto!

37°C é a temperatura que em geral consta em SYS temperature quando ligo o computador e vou para a BIOS, mas quando inicio o sistema a temperatura está assim... se reinicio o computador e volto na BIOS, a SYS temperature continua baixa...  ???

Pelo que entendo (muito pouco) SYS temperature é a temperatura da placa mãe. Por isso quero saber a opinião dos experts e dos dinos daqui.

Obrigado pela resposta!  ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2015, 20:38 »
Você coloca a mão no dissipador do chipset da placa mãe, e fica realmente quente?

Se estiver esquentando mesmo, tente outra versão do kernel. Qual você está usando aí willder?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2015, 07:23 »
Matheus,você já verificou se não é problema no cooler do processador,tive que trocar o cooler do meu,ele começou a esquentar um pouco mais quando jogava,só depois de um tempo que começou a fazer um barulho,ai fiz a troca,muita poeira no dissipador,pasta térmica ruim tambem influencia na temperatura do computador.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2015, 10:20 »
Existem algumas medidas extremas que podem ser tomadas, como underclock e undervolting, o que certamente ajudaria bastante no controle da temperatura.

Entretanto, dado o que você nos passou, acho que o mais indicado mesmo seja melhorar a refrigeração do gabinete e principalmente da CPU (este última, com a troca do coller por um melhor).

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2015, 10:34 »
Sergio Benjamim, Qwertyc e hugoleal85, obrigado pelas respostas.

Sergio Benjamim, o quê diabos seria o dissipador do chipset da placa mãe? Sou completamente leigo em hardware, chega até a ser irônico porque domino muitos software muito bem. Para você ter uma ideia, eu não faço a limpeza do gabinete sozinho. Sei o que os componentes principais são e como funcionam, como Placa Mãe, Processador, Memória RAM e HD, mas não mexo, não removo, nada... além de não saber como fazer, sou um pouco desastrado e muito sem sorte!

Verifiquei aqui colocando a mão do lado do gabinete no qual está a placa mãe, ou seja, no lado no qual ela está fixada, está normal. Para minha região, está até frio. Posso abrir o gabinete e colocar a mão sem medo? Com ele desligado, certo?

Qwertyc, o processador tem sim superaquecimento quando uso programas e jogos que exigem muito, isso desde que comprei o computador, a temperatura pula de ~30°C no uso normal para 60°C fácil fácil, e o máximo que chegou foi 65°C, a temperatura máxima que ele pode chegar é 72,6°C, segundo a Intel. Quando a garantia acabou, foi feita uma limpeza, troca da pasta térmica e coloquei um cooler vagabundo que comprei na minha cidade (aqui não há loja de informática, e nas cidades próximas onde há o preço é um absurdo e a qualidade baixa). Com esse cooler, funcionou, a temperatura do processador nunca ultrapassava os 60°C em uso intenso. Mas ele já não está mais dando conta, acho que o cooler está perdendo a eficiência, vou trocar ele em breve, mas não há problemas no processador que justifiquem a temperatura alta da placa mãe: a temperatura sempre está em torno de ~30 °C em uso normal, a pasta térmica é nova e o gabinete está limpo.

O quê e nunca fiz foi tirar a placa mãe para limpar atrás dela. Poderia ser isso??? Mas mesmo que fosse isso, isso não explica a BIOS indicar a SYS temperature baixa. Estou perdido aqui com esse problema ???  :-\

hugoleal85, underclock não é uma opção porque o computador foi comprado para ser usado com jogos.  :-\ E mesmo apenas com o cooler padrão, o processador nunca passou de 65°C, sendo que a temperatura máxima é 72,6°C. Não acho que há problemas de refrigeração da CPU, se houvesse acho que tudo estaria quente, principalmente o processador, nesse momento está 29°, só sobe mesmo quando uso programas e jogos que exigem muito, e mesmo assim é raro, só com alguns jogos específicos, como o emulador Dolphin. Já a placa mãe, entretanto, sempre inicia em 65°C e após isso começa a baixar, mesmo com uso intenso do processador. E novamente repito, a BIOS indica a SYS temperature sempre baixa.

Obrigado à todos pelas respostas!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2015, 12:19 »
Não indico que um leigo toque nos componentes da placa mãe. A eletricidade estática pode queimar algum deles, especialmente aqueles mais sensíveis como a memória.

Especificamente em relação à temperatura da placa-mãe, porque você não investe na melhoria da refrigeração do gabinete, instalando coolers adicionais e aumentando e melhorando as entradas e saídas de ar.

Em último caso, talvez seja válido até mesmo realizar a troca do gabinete (caso ele seja muito pequeno e não dê pra se realizar melhorias neste sentido), pois o prejuízo com a queima de algum componente importante (ou mesmo a perda de dados relevantes) certamente é algo muito pior do que o custo necessário. Sem contar que temperaturas elevadas diminuem sensivelmente a vida útil de todos os componentes presentes no interior do gabinete do PC.

 
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2015, 12:46 »
Olá

Ih, amigo, vou ter que concordar com o Hugo e lhe indicar um bom técnico de sua confiança já que:

Citar
Sergio Benjamim, o quê diabos seria o dissipador do chipset da placa mãe?
...

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2015, 13:29 »
Pois é, Creto, é como eu disse, não faço nem mesmo a limpeza do gabinete por falta de conhecimento em hardware. Só vou te contar uma dificuldade: Na minha cidade não há "bom técnico"! Minha cidade é muito pequena, tem algumas pessoas que trabalham na área, um é inclusive da minha confiança, mas tempo atrás, quando relatei um problema de superaquecimento em uma placa de vídeo, ele soltou a pérola de que podia chegar até 100°C e "tava normal". Acreditei, depois a placa começou a apresentar problemas sérios, pesquisei e vi que era uma temperatura absurda para ela trabalhar. Coloquei um cooler, já que era uma placa de vídeo básica e não tinha um cooler próprio, e a temperatura baixou consideravelmente, mas já era tarde de mais, apareciam muitos artefatos nos jogos e até no Windows devido ao uso prolongado com alta temperatura. Nota adicional: ele é considerado o mais capacitado da minha cidade, mas ainda usa o Windows XP...

Deve haver técnicos mais especializados na cidade mais próxima, mas aí foge totalmente da minha confiança, só entrego o computador se o problema for muito grave ou se puder olhar o concerto e ter uma explicação para o problema. Já ouvi casos de familiares que enviaram o computador para determinado concerto, e trocaram um componente que não tinha nada haver com o problema, além de cobrarem caro.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2015, 16:12 »
Citar
Já ouvi casos de familiares que enviaram o computador para determinado concerto, e trocaram um componente que não tinha nada haver com o problema, além de cobrarem caro.

Então, prezado /MatheusWillder/,

Já ouvi casos de médicos que erraram no diagnóstico de um paciente e, por conseguinte, receitaram medicamento errado e além disso cobravam caro;

Já ouvi casos de advogados que perderam os prazos processuais e, assim, prejudicaram a causa que defendiam, além de outros advogados que se equivocaram na abordagem de suas teses de defesa e perderam a causa e além disso cobravam caro;

Já ouvi casos de comerciantes que adulteram uma balança, lesando o consumidor na pesagem do produto e além disso cobravam caro;

Já ouvi casos de mecânicos que trocaram peças desnecessários num conserto de um automóvel e além disso cobravam caro;

Já ouvi casos de técnicos de eletrônica que trocaram peças desnecessárias num televisor e além disso cobravam caro;

Poderia elencar aqui mais uma centena de casos já ouvidos, presenciados ou vividos em que uma má atuação pessoal ou profissional prejudica alguém.

Nem por isso os técnicos de informática devem ser especialmente estigmatizados, nem por isso devemos deixar de recorrer aos seus serviços em razão de um preconceito. Certamente, como tudo na vida, existem tais profissionais bons, possivelmente a maioria, e outros nem tanto.

Devemos concertar contra os maus profissionais, mas não apenas aqueles de conserto de computadores.

Considere apenas como uma pequena contribuição ao debate e mera reflexão. :-)

« Última modificação: 23 de Maio de 2015, 16:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2015, 16:32 »
Eu sei, druidaobelix. Não estou generalizando com minha colocação feita acima, sei que existem os profissionais bons e outros nem tanto, isso em todas as áreas. O que eu talvez não tenha deixado claro é que como minha cidade é pequena, esta carece de profissionais qualificados, posso enumerar nos dedos as pessoas que trabalham nessa área de hardware (pessoas que trabalham com software aqui existem aos montes, instalando Windows pirata e afins). Já na cidade mais próxima, os locais especializados não parecem ter bom atendimento. Nessa cidade conheço apenas dois locais que prestam serviços com hardware, e desconheço boas histórias do atendimento deles. Devem haver mais locais que trabalhem com isso nessa cidade, pode ser até que o mal atendimento nos locais que conheço seja apenas por parte de um ou outro funcionário...

Obrigado!

Creto

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2015, 19:32 »
Pois é, Creto, é como eu disse, não faço nem mesmo a limpeza do gabinete por falta de conhecimento em hardware. Só vou te contar uma dificuldade: Na minha cidade não há "bom técnico"! Minha cidade é muito pequena, tem algumas pessoas que trabalham na área, um é inclusive da minha confiança, mas tempo atrás, quando relatei um problema de superaquecimento em uma placa de vídeo, ele soltou a pérola de que podia chegar até 100°C e "tava normal". Acreditei, depois a placa começou a apresentar problemas sérios, pesquisei e vi que era uma temperatura absurda para ela trabalhar. Coloquei um cooler, já que era uma placa de vídeo básica e não tinha um cooler próprio, e a temperatura baixou consideravelmente, mas já era tarde de mais, apareciam muitos artefatos nos jogos e até no Windows devido ao uso prolongado com alta temperatura. Nota adicional: ele é considerado o mais capacitado da minha cidade, mas ainda usa o Windows XP...

Deve haver técnicos mais especializados na cidade mais próxima, mas aí foge totalmente da minha confiança, só entrego o computador se o problema for muito grave ou se puder olhar o concerto e ter uma explicação para o problema. Já ouvi casos de familiares que enviaram o computador para determinado concerto, e trocaram um componente que não tinha nada haver com o problema, além de cobrarem caro.
Olha não quis ser hilário, pois então ante sua dificuldade vou lhe dizer o que é o tal dissipador, é justamente a peça geralmente de aluminio ou cobre que fica abaixo de ventiladores (e assim são chamados coolers) e ou dissipadores de chipset que são dferentes mas fazem o mesmo trabalho e ficam em cima deles.

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2015, 20:11 »
Olha não quis ser hilário, pois então ante sua dificuldade vou lhe dizer o que é o tal dissipador, é justamente a peça geralmente de aluminio ou cobre que fica abaixo de ventiladores (e assim são chamados coolers) e ou dissipadores de chipset que são dferentes mas fazem o mesmo trabalho e ficam em cima deles.

T+

Hum... vocês só estavam dificultando a vida de um leigo! Com certeza eu sei o quê é, mas sempre chamei ele de dissipador do processador! Porque ele está em contato direto com o processador, com função de refrigerar ele, não é? Ou estou confundindo?

Estou falando disso: http://www.wikienergia.pt/~edp/images/thumb/5/50/DissipadorCalorProcessador.jpg/400px-DissipadorCalorProcessador.jpg

Ou há mais algum componente de refrigeração da placa mãe com o nome de dissipador da placa mãe? Se há, eu realmente não sei o quê é.

Sendo esse o dissipador que vocês falam, não acho que ele poderia estar quente, o processador tem temperatura normal, o processador deveria estar quente para o dissipador estar quente também, ou não?  ???

Creto

  • Visitante
Re:Placa mãe com superaquecimento?
« Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2015, 09:33 »
Mas como eu disse o dissipador do "Chipset" é muito diferente....

Se você buscar na rede deve achar o que falaram aqui olha lá: valeu?

T+