Autor Tópico: Multifuncionais Epson no Ubuntu  (Lida 75697 vezes)

Carlos Araujo

  • Visitante
Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Online: 13 de Outubro de 2006, 15:51 »
Extraído do Planeta Gnu/Linux postado por Hamacker

Se voce é possuidor de uma multifuncional epson, geralmente conhecida em ingles como all-in-ones pode ter sentido dificuldade em instalar a impressora e/ou o scanner. Vou detalhar um passo-a-passo para voce ter tanto a impressora como o scanner funcionando no seu Ubuntu. O pulo do gato é esta página :

http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.html

O Avasys fornece drivers proprietários para a linha epson de impressoras, scanners e multifuncionais. Apenas na linha de multifuncionais estão listados :

Stylus CX3500/3600 Stylus CX3700/CX3800/DX3800 Stylus CX4500/CX4600
Stylus CX4700/CX4800/DX4800 Stylus CX5100/CX5200 Stylus CX5300/CX5400
Stylus CX5700F/5800F Stylus CX6300/6400 Stylus CX6500/CX6600
Stylus CX7700/CX7800 Stylus Photo RX420/425/430 Stylus Photo RX500/510
Stylus Photo RX520/RX530 Stylus Photo RX600/610 Stylus Photo RX620/RX630
Stylus Photo RX700

- Image Scan! for Linux & Photo Image Print System Lite
Stylus CX2800/CX2900, ME200 Stylus CX3900/DX4000 Stylus CX4100/CX4200/DX4200
Stylus CX4900/CX5000/DX5000 Stylus CX5900/CX6000/DX6000 Stylus Photo RX640/RX650

Eu sou um feliz possuidor duma multifuncional CX-4700, ela tem entrada para cartões md/sd/memorystick que são automaticamente reconhecidas pelo Ubuntu como um pendrive USB.

O CUPS já fornece driver para muitas dessas impressoras, porém apesar de gostar muito do driver nativo do CUPs, é bom saber que tenho uma outra opçao de driver. Também vou baixar o iScan que é um utilitário/backend que funciona com o
  • sane. Na prática teremos uma multifuncional funcionando exatamente como no Windows, alias não tão exato, eu havia experimentado essa impressora no Windows e perdí muitas fotos tentando imprimi-las sem as bordas, no Linux isso foi muito mais fácil.


Primeiramente, vamos visitar a página do Avasys em :

http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.html
No lado esquerdo da página voce vai encontrar um titulo “Download” e abaixo dele voce vai clicar em “All-in-ones“. No meio da tela vai surgir algumas seções, mas a que nos interessa intitula-se :

Form for download

Onde voce vai selecionar sua impressora, no meu caso Stylus CX-4700, também em Distribution voce vai selecionar Debian, isto só deve ter valor estatístico porque os pacotes são tar.gz ou .rpm e infelizmente nenhum .deb para baixar, mas não se preocupe, pois vou lhe ensinar a usar o alien, um excelente aplicativo que converte (no nosso caso) um pacote .rpm em .deb. Prosseguindo, também há o campo Distribution version, no qual voce deve escolher a opção Others. Feito isso, tem ainda os campos :

Your country : selecione “Brazil”

Connection environment for using all-in-ones : A opção que mais se aplica a seu caso, no meu caso eu escolhi “print/scan with local printer or scanner”

Location for the product : A opção que mais se aplica a seu caso, no meu caso eu escolhi “Individuals (Graphic/Image)”.

Lembrando novamente que os campos acima, nada influem no resultado final.

Por fim, clique no botão “Next“.

Agora finalmente voce está na página de download de drivers, a página vai varia de impressora para impressora, mas a Stylus CX 4700 possui drivers para CUPS, LPR e o driver para o funcionamento do scanner. Uma notável diferença para o driver do scanner é que ele está disponível para versões diferentes do GCC (compilador), para nosso querido Ubuntu selecione sempre “GCC 3.4 or later” (GCC 3.4 ou superior). Seguindo o meu modelo de impressora,baixei os arquivos :

Printer Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 for CUPS

    pips-scx4700-cups-2.6.3-1.i386.rpm
    pips-scx4700-2.6.3-1.i386.rpm

Printer Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 for LPR

    pips-scx4700-2.6.3-1.i386.rpm

Scanner Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 (for gcc 3.4 or later)

    iscan-2.3.0-1.c2.i386.rpm

Deve ter notado que baixamos apenas arquivos .rpm, agora vem o pulo do gato, vamos instalar o pacote alien :

    sudo apt-get install alien fakeroot rpm

Feito isso, vamos agora converter todos os pacotes *.rpm que baixamos :

    alien -k –scripts *.rpm (atenção - - scripts é com dois traços)

Todos os pacotes *.rpm serão convertidos para .deb, após a conversão vamos eliminar definitivamente os *.rpm que foram baixados :

    rm -f *.rpm

Por fim, agora vamos instala-los. Vale lembrar que o driver que acompanha o CUPS (dapper ou edgy) para minha impressora funciona muito bem, então apenas o driver de scanner(iscan_2.3.0-1.c2_i386.deb) necessitaria ser instalado, mas como eu convertí todos, então eu instalo todos :

Driver AvaSys para CUPS :

    sudo dpkg -i pips-scx4700-cups_2.6.3-1_i386.deb

Feito isso, digite no prompt (opcional) :

    sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup

e responda as questões, a primeira questão é :
Please select locale to use.
Select : en ja
(english) > Apenas pressione ENTER
A segunda questão é mais complicada :

Please specify the connection of a printer.
(/dev/usblp0) >

Também pressione [ENTER] ou

No Ubuntu Dapper (estou usando o edgy) a resposta poderá ser diferente, como por exemplo /dev/input/usblp0. Normalmente o próprio script traz o endereço correto, mas é sempre bom certificar-se.

Vamos a terceira pergunta :

Please specify the printer name when it is using by lpr.
(scx4700) >

Também apenas pressione [ENTER]. Voce deve ter percebido que é uma bela sequencia de ENTER porque nada por padrão é configurado, então se quiser nem execute o “sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup”, apenas faça isso se sua impressora ainda não estiver funcionando.

E por fim, a ultima pergunta :

Setup is complete. Is it saved?
(Yes/no) >

Digite “Yes” para salvar a configuração. Voce pode alterar a configuração sempre que desejar apenas chamando o script com “sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup”.

Para instalar a impressora, é o modo trivial, isto é, voce faz como se estive instalando sua impressora no GNOME ou KDE e irá notar como única diferença é que voce vai notar “EPSON Inkjet Printer #1 (Photo Image Print System)” aparecer na relação de impressoras detectadas, é exatamente esta é a que vai ser instalada e na lista de fabricantes/modelos voce vai selecionar EPSON Stylus CX4700, Photo Image Print System (en), cuidado para não selecionar os modelos que acompanham o próprio CUPS, no meu caso o modelo CUPS vem apenas como “CX4700″ ao invés do enorme nome que o AvaSys traz. A diferença para essa impressora usando o driver AvaSys com a que já vem com o CUPS pelo que pude notar, é que o driver AvaSys traz apenas 3 modos de impressão : rascunho, normal e qualidade… enquanto o cups traz outros modos intermediários, mas o driver AvaSys fornece uma simplicidade melhor ao imprimir em todos os tamanhos, por exemplo, já traz em suas propriedades de impressão os varios tamanhos de foto, tipos de mídia e opção para incluir ou não a borda. Se voce não precisa imprimir fotos, o driver que já vem com o CUPS/Ubuntu é muito mais economico.

Vamos a instalação do segundo pacote, porém antes de instala-lo atente-se para o fato de que o pacote a seguir é o suporte a servidores LPR que raramente é utilizado, especialmente no Ubuntu que é voltado para Desktop :

    sudo dpkg -i pips-scx4700_2.6.3-1_i386.deb

    sudo apt-get install -f

Se por um acaso voce usa servidores SAMBA e compartilhamento de impressoras então é provavel que voce necessite instalar este pacote. Salvo contrário, não instalar é uma boa pedida para não puxar as dependencias do LPR desnecessariamente.

E por fim nosso ultimo pacote que é o suporte para o funcionamento do scanner nessa impressora :

    sudo dpkg -i iscan_2.3.0-1.c2_i386.deb

Feito isso, vamos instalar alguns pacotes extras :

    sudo apt-get install gocr transfig ocrad
    sudo apt-get install sane xsane sane-utils quiteinsane
    sudo apt-get install gnome-photo-printer escputil mtink

Os pacotes extras são os utilitários do sane(sane*), o reconhecedor óptico OCR, um utilitário para impressão de fotos (gnome-photo-printer) e o leitor de nível de tinta (escputil mtink). Além do xsane, voce pode usar o útilitário “iscan” para fazer as leituras do scanner, o “iscan” chega a superar o xsane em alguns lugares, além é claro de estar em português.

De tempos em tempos recomendo voce visitar a página do AvaSys, porque esses drivers são sempre atualizados. A primeira vez que usei o iScan ele sempre pegava o outro lado papel ao “scanear”, já o xsane apesar de mais “feio” fazia do jeito certo. Atualmente este problema com o iScan já foi resolvido.

Enfim, é isso pessoal, bom divertimento com sua impressora epson.

por hamacker em 13 de outubro, 2006 02:59

FONTE: http://planeta.gnulinuxbrasil.org/

Offline netmind

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 19:47 »
Muito bom o tutorial, eu já tinha feito baseado num outro, porem, na minha CX-4700 há uma divergencia muito grande entre as cores impressas e as que aparecem nas apresentações do open-office (e não é nível de tinta). Qual poderia ser a causa?

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2007, 15:51 »
Também gostei do tutorial, Tenho a Epson Stylus CX4900 e aceita vários drives da Epson para funcionar .

Karoaux.

Offline jmarcelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:21 »
Eu segui todos os passos do tutorial más ainda não consigo scannear nenhum documento..  na verdade eu só qria q o scanner funcionasse..  não faço questão da impressora..   ele instala direitinho, más na hora de scannear demora um pouco e aparece a mensagem de erro:

Erro durante leitura / Argumento Inválido

a minha impressora é uma multifuncional epson stylus cx5400...  verifiquei no site da xsane e lá diz q é compatível.. 

tentei scannear pelo xsane e pelo iscan más em ambos deu erro..  alguem sabe o q fazer???   


obrigado
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 15:25 por jmarcelo »

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2007, 20:33 »
Pena que não está disponível o driver da minha CX3500  :-[, está com a seguinte mensagem:

Citar
Printer Driver

Thank you for using the AVASYS download service for Linux drivers.
We stop download service for maintenance.

Offline ubunilzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:46 »
Pena que não está disponível o driver da minha CX3500  :-[, está com a seguinte mensagem:

Citar
Printer Driver

Thank you for using the AVASYS download service for Linux drivers.
We stop download service for maintenance.

Não se preocupe: o site só está fora do ar pra manutenção.
Toda semana dá essa mensagem, depois duns dois dias a área de doewnload está liberada ;D

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2007, 23:08 »
Não se preocupe: o site só está fora do ar pra manutenção.
Toda semana dá essa mensagem, depois duns dois dias a área de doewnload está liberada ;D

Tomara que vc tenha razão... mas acabei de olhar e continua na mesma... vou ver outro dia, valeu.

Offline rafamx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2008, 04:50 »
Teria algum tutorial para Ubuntu 7.10 Amd64 ?
Tentei fazer mais aqui (x64) não deu certo.

Não consigo fazer a minha Cx4900 funcionar de jeito nenhum.

Offline araguaiaonline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Prof. Neto
    • Ver perfil
    • Juvenal Silva Neto Web Site
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2008, 08:56 »
Tenho uma EPSON CX 4100 e a instalação deu certo, porém eu não sei como ver o nível das tintas. No windows este aplicativo aparecia no tray. Como faço para ver?
GRATO
Professor do Curso de Licenciatura em Computação
UNEMAT - Alto Araguaia

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2008, 12:54 »
Araguaiaonline:

Para ver o nível das tintas instale o mtink.

Karoaux

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2008, 09:03 »
pessoal instalei a Epson Stylus Tx200(Multifuncional), impressora funcionando perfeita,,,   depois instalei o Iscan, scanner perfeito...., Xsane, gscan2pdf, também funcionando....

bem tem duas coisas ainda pendentes.....

1 - níveis de tintas, estão lendo errado ( mtink , Inkblot, qink, ink,,etc...)

2 -  entradas de cartão e USB não estão funcionando, não sei se é possível...

também estou tendo problemas com a importação de documentos (scannear) direto do broffice, ele funciona, demorei a descobrior que vc usa primeiro o seleciona origem e depois vc usa o solicita.... o problema que sempre por padrão ao esta selecionar origem ele esta a entrada das placa de video como padrão, tenho que mudar sempre para epson... o problema que a impressora comprei mais para minhas filhas, então queria que fica no padrão epson...para ficar melhor...
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 09:07 por lueneberg »

Offline Johnny Hu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:28 »
... instalei a Epson Stylus Tx200(Multifuncional), impressora funcionando perfeita,,, 

Olá a todos!

Por favor, desculpem-me por ressuscitar este tópico antigo... como conseguiu essa proeza???? A minha TX200 é reconhecida quer eu a conecte antes ou depois de startar o ubuntu 8.10, mas de jeito nenhum ela imprime (que dirá escanear!).

Por exemplo, criei um documento no OpenOffice 3, mando imprimir... vai direitinho, eu vejo até que foi pra fila de impressão, mas nada! A impressora nem se mexe (a conexão é via USB, certeza que não tem problema porque meu notebook, um Toshiba, está configurado com Dualboot (XP Service Pack 3 + Ubuntu 8.10). No XP a impressora funciona sem problema algum.

Receando que fosse por um problema da peçinha por trás do teclado, corri pelo Google, achei o tópico, segui o tutorial postado (adaptando para a TX 200, claro) mas nada...

Olhando em Administração>Impressora> Propriedades da impressora, vejo que o ubuntu insiste em associar o driver Epson Stylus Scan 2500 - CUPS+Gutenprint v5.2.0-rc1.

Quando clico em "Fabricante e modelo... `Mudar` ", aparece uma lista com as impressoras disponíveis, mas a TX200 não aparece.

Uma coisa que não consigo entender é: por quê o Ubuntu reconhece corretamente a TX200 quando a espeto no notebook, mas não mostra nem a impressora em "Mudar", nem o driver que instalei?

Tenho certeza que instalei o pacote DEB ( hoje disponível no site da Avasys) para a TX 200. Sou no entanto iniciante em Linux, por isso peço sua ajuda, estou adorando, dá de 10 a zero no tio Gates, porém a questão da impressora tá me deixando louco, hehehe...


Sei que a versão 8.10 tem alguns bugs, mal vejo a hora de experimentar a nova release que será lançada em março/abril de 2009, quem sabe corrija o problema, né? Só que não gostaria de ficar sem impressora até lá (comprar outra que esteja na lista de impressoras do 8.10 está fora de cogitação). Outra novela é a webcam, mas fica pra um outro tópico, rsrsrs


Desculpem-me se escrevi demais, tentei passar com o máximo de detalhes o que fiz e o que aconteceu.



Por favor, se alguém puder ajudar, fico desde já agradecido!

Atenciosamente

Johnny Hu
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 18:33 por Johnny Hu »
Flying over mirrors, and intact!

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2009, 20:44 »
aqui baixei este pacote:

http://openprinting.org/download/printdriver/debian/dists/lsb3.2/main/binary-i386/openprinting-gutenprint_5.2.2-1lsb3.2_i386.deb


depois instalei e apareceu o drive da 2500   fui em mudar e dai apareceu a TX200,, mais somente depois que baixei o arquivo acima....depois disso funcionou,,, dai fui no outro site e baixai o iscan,,,dai o scanner funcionou perfeito.....

Offline Johnny Hu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:03 »
Só uma coisa a dizer:

BARBALHO!!!! NA MOSCA!!! :D Agora a impressora funciona direitinho! :D

Lueneberg, muito obrigado mesmo!!! :D

Até o scanner está funcionando, o pacote que instalei foi o iscan_2.15.0-3_i386.deb, do site da Avasys.

Desculpe-me pela caba..., digo, falta de conhecimento técnico sobre o assunto! :-[

Mais uma vez, obrigado!
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 23:16 por Johnny Hu »
Flying over mirrors, and intact!

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Multifuncionais Epson no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:13 »
Só uma coisa a dizer:

BARBALHO!!!! NA MOSCA!!! :D Agora a impressora funciona direitinho! :D

Lueneberg, muito obrigado mesmo!!! :D


Com o risco de eu parecer abusado (o colega me dá uma mão e eu vou logo puxando o braço  :-[ ), importaria-se de apontar-me um pacote para o scanner? (isto é, se for outro que não o iscan_2.15.0-3_i386.deb, que é o que eu baixei do site da Avasys e já executei - só não consigo encontrar um lugar para disparar a função do scanner  :-[ )

E desculpe-me pela caba..., digo, falta de conhecimento técnico sobre o assunto! :-[

Mais uma vez, obrigado!

usei o driver próprio da tx200

http://linux.avasys.jp/drivers/pipslite/1.3.0-2/pipslite_1.3.0-2_i386.deb