Autor Tópico: Comando com o que preencher lançador no cinnamon  (Lida 8293 vezes)

Offline arraiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Comando com o que preencher lançador no cinnamon
« Online: 07 de Dezembro de 2014, 10:56 »
Olá malta,

Depois de pesquisar durante todo o fim de semana pola net, resolvi cadastrar-me para formular diretamente a minha questao neste foro, que sigo habitualmente. Sejam bons..é a primeira vez que pergunto qualquer coisa em um foro ;-)

Estou a utilizar Linux Mint com cinnamon. E o que quero fazer é acrescentar no painel um iniciador ("launcher") para Bitmask, o aplicativo que gere a minha ligaçao a uma VPN. Bitmask está descarregado e descomprimido no meu diretório /home, em umha pasta nomeada /Bitmask-linux32-0.6.1-4 que tem no seu interior um executável (application/x-executable) chamado "bitmask". O programa funciona corretamente: se eu faço duplo-clique nesse aplicativo desde o nautilus, o bitmask roda bem. Ainda se eu, desde o terminal, vou à pasta teclando primeiro:
cd /home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4

e depois:

./bitmask

..o programa roda sem problemas. Qual é, entao, a dificuldade? Pois é que no cinnamon, quando eu quero criar um novo iniciador, só podo acrescentar uma linha de comandos, e bitmask nao funciona quando eu escrevo:

./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask

Nao funciona nem desde o iniciador, nem desde o terminal. Desde este último, quando eu teclo a linha de acima (o comando "./" seguido da rota exacta do arquivo executável), o terminal responde:

bash: ./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask: Ficheiro ou directoria inexistente

Posso acrescentar que em outro computador, utilizando LXDE, nao tenho esse problema, porque a janela de diálogo para a criaçao do iniciador solicita dois campos diferenciados: comando (e ai eu escrevo "./bitmask") e diretório (e ai eu escrevo "/home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4"). Mas no cinnamon nao dá.

Insisto: sou novinho nisto, por isso peço desculpas se a pergunta é trivial. Mas nao consigo solucioná-lo. Alguém poderia ajudar?

Obrigadinho!!

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Comando com o que preencher lançador no cinnamon
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2015, 11:31 »
Bom, esse é um fórum do Ubuntu, mas como uso também Linux Mint, vou tentar sanar sua dúvida:

O que pode ser feito: quando estiver criando o lançador, ao invés de digitar o endereço como você fez, use a opção de navegação ao lado e vá exatamente até o executável. O próprio sistema se encarrega de fazer a coisa acontecer depois disso. Testei aqui um monte de vezes e deu certo.

Se fosse algo diferente, você encontraria a linha de comando em /users/local/bin ou /users/bin. Se não der certo de outra maneira, procure pelo comando lá.

Offline byjav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Comando com o que preencher lançador no cinnamon
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2015, 15:09 »
bitmask nao funciona quando eu escrevo:

./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask

Nao funciona nem desde o iniciador, nem desde o terminal.

Acho que não funciona por causa do punto no início. O punto quer dizer «este diretório», e o caminho assim digitado é relativo.