Autor Tópico: Bloquear transferência grandes SAMBA  (Lida 9712 vezes)

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Bloquear transferência grandes SAMBA
« Online: 09 de Maio de 2015, 03:23 »
Existe alguma forma de bloquear transferência com um certo tamanho de espaço para o servidor de arquivos rodando o Samba?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2015, 22:23 »
Sim é possível. Você vai ter que ativar o sistema de cotas e depois limitar o tamanho dos arquivos a serem copiados pelo usuário.

Neste link você já tem uma ajuda: http://unix.stackexchange.com/questions/105534/restrict-samba-user-for-upload-files-based-on-file-size
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2015, 23:48 »
Massa, mas não era bem isso que eu queria.

Tem usuário que as vezes transfere pasta de backup pessoal com 50gb pro servidor, por exemplo.

Queria limitar o tamanho de transferência de uma só vez, entendeu?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2015, 12:11 »
Acho que peguei... o que sei que pode fazer, além do que foi falado, é limitar a velocidade do upload no firewall: http://lartc.org/howto/lartc.qdisc.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2015, 13:30 »
Sistema de cotas impediria o usuário de copiar coisas para o servidor, mas não impediria de copiar coisas do servidor para a estação de trabalho...

Talvez o g4p precise de algum esquema de QoS no servidor, limitando a banda liberada para conexões longas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2015, 12:57 »
Não quero limitar cota por usuário. Lá é um usuário só pra todos funcionários acessar o servidor de arquivos.

Eu queria bloquear transferência, seja do que for (arquivos ou diretórios, que somasse 1gb ou mais). Às vezes transferem diretórios de bkp grandes (50gb+) e o servidor passa a ficar lento pra todos funcionários.

É ruim, lá é uma editora e toda organização dos livros, revista, ilustrações, diagramações são feitas em cima do servidor de arquivo. Quando fica lento ou trava, a empresa bem dizer "para" até normalizar, que é quando vou no funcionário e peço pra cancelar a transferência.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2015, 13:24 »
Pois é, e se ao invés de limitar a quantidade de dados transferidos, você limitasse a banda gasta por essas transferências?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2015, 10:31 »
Mas dessa forma vai limitar também outras transferências que realmente seja importante e procedimento do trabalho no dia-a-dia.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2015, 11:44 »
g4p, um comentário seu foi muito interessante: Às vezes transferem diretórios de bkp grandes (50gb+) e o servidor passa a ficar lento pra todos funcionários.

Então, o hardware deste servidor não está sub-dimensionado para suas necessidades?   Veja que não era pra ficar lento "para todos os funcionários" por causa de transferência de arquivos, a não ser que este seu servidor esteja no limite ou  tenha apenas um ou dois HDs pra tudo! Qual a configuração do seu servidor? E como está a configuração de sua rede? Falo da infraestrutura em geral. É gigabit para começar? 

Já vi muitos casos em que a empresa queria tirar leite de pedra e culpava o sistema operacional quando a infraestrutura da rede não comportava o volume de dados!

Eu te pergunto essas coisas pois tiro como exemplo alguns serviços que conheço e o servidor/rede não fica lenta por causa de transferência de arquivos, e olha que é muita coisa.  No caso de backup mesmo, um amigo meu faz backup direto na loja dele dos PCs e Notebooks dos clientes dele, são várias máquinas simultaneamente, além de outras coisas sendo usadas na rede e não fica lento.  Só num serviço do cartório que ele agenda o backup diário do banco de dados para um horário fora do expediente. Eu mesmo em casa assistimos filmes pela rede em dois PCs diferentes, fazemos leituras e gravações de arquivos por notebooks, tablets e celulares, tudo ao mesmo tempo e não fica lento!   Mas meu servidor tem múltiplos discos, um para o sistema e outros para os dados!  E eu super-dimensionei meu servidor!

Desculpe se estou falando bobagem, mas é só pra saber, as vezes o problema pode ser outro e não o samba!





 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2015, 14:00 »
Que nada! Te entendo galactus..

Seguinte.. tenho um servidor HP ML310E com 4 HDs de 3TB. No servidor rodo Samba, Openfire, DHCP, DNS (bind9). Todos funcionários da empresa trabalha em cima do Samba, criando e manipulando os arquivos de .psd / .ai. / .pdf / .odt / .docx. Falando sobre infra-estrutura da rede local temos 2 switch gigabit ligado à um roteador, também, gigabit, onde está sendo feita a discagem da ADSL. Basicamente é isso.

Acontece que no momento que alguém está enviando arquivos pro servidor, e vice-versa, por conta da transferência.. fica lento. Como se aquela comunicação entre a máquina e o servidor estivesse congestionando a rede.

Aí minha ideia seria configurar um limite pro tamanho total de UMA transferência. Mesmo que o usuário possa, depois.. enviar mais..

Ficou claro? haha. Valeu! ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2015, 16:01 »
Mas dessa forma vai limitar também outras transferências que realmente seja importante e procedimento do trabalho no dia-a-dia.
Dá pra configurar uma "franquia" de banda e só começar a limitar depois que uma certa quantidade de dados for transmitida. Assim, quem não "largar o dedo" pode continuar trabalhando com impacto mínimo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Agner Manoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2015, 22:42 »
g4p, sua rede não está lenta por causa das transferencias dos usuarios, e sim por outra razao.
Qual a marca dos seus switchs?
Suas maquinas  da rede estão rodando em gigabit ou fastethernet ou wifi?
Seu servidor roda qual sistema operacional?
qual sistema de arquivos do seu servidor? ext4 ext3 xfs jfs?

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2015, 09:34 »
Agner,

- A rede só fica lenta se alguém enviar ou receber arquivos/diretórios grandes.
- Existe máquinas/celulares conectadas por WiFi, porém as máquinas que fazem transferência e deixa a rede lenta.. são as que estão conectadas por cabo.
- Todas placas de rede a máquina e os switchs são Gigabit.
- A versão é do servidor é Ubuntu Server 13.10 e a estação Windows 7 64bits.
- O sistema de arquivos é ext4.
« Última modificação: 15 de Maio de 2015, 09:48 por g4p »

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2015, 09:51 »
Mas dessa forma vai limitar também outras transferências que realmente seja importante e procedimento do trabalho no dia-a-dia.
Dá pra configurar uma "franquia" de banda e só começar a limitar depois que uma certa quantidade de dados for transmitida. Assim, quem não "largar o dedo" pode continuar trabalhando com impacto mínimo.

Tem como fazer isso mesmo?

Que nome se da a esse método?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bloquear transferência grandes SAMBA
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2015, 12:06 »
Traffic Shaping.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D