Autor Tópico: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn  (Lida 118736 vezes)

Offline peosportudo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #30 Online: 19 de Agosto de 2011, 15:11 »
Vira e mexe eu conecto uma TV LCD externa aqui, mas nunca modificou o problema...

O problema não foi totalmente solucionado. Após modificar o volume dos alto falantes, o monitor voltou a ficar com o brilho alto, sem conseguir baixar. Pluguei novamente o monitor, e dessa vez não consegui controlar o brilho. Então desliguei e liguei o monitor externo diversas vezes, através do botão do notebook (no meu é Fn+F7), tentando sempre alterar a intensidade da luz, até que consegui.

Reiniciei a máquina, sem o monitor externo, e agora controlo o brilho do monitor, porém, agora não posso mais alterar o volume dos alto falantes, senão o problema volta. Isso não é uma solução definitiva.
Resolvi o meu problema da sequinte forma:
Modelo do Notebook: Acer Aspire 4740

Vi que no SETUP a versão da minha BIOS é a 1.04 e no Site da Acer tem a versão 1.09 então...

Entrei no site da Acer http://br.acer.com, fui na parte "Serviço Técnico" > "Driver Download" > Notebook > Aspire > Aspire 4740

Seção "BIOS" e baixei a verção mais nova da BIOS 1.09 lançada dia 13/07/2010

Dentro da atualização tem duas pastas "DOS" e "Windows". Entrei na pasta "Windows" e executei o arquivo "Winflash_V109.exe" A instalação é muito fácil.

Após ter atualizado a BIOS o brilho esta normal Regulando pelo FN + <- ->

No Ubuntu além da BIOS atualizada, o GRUB tem que ficar dessa forma GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor splash"

Obs: Esse problema só ocorreu no Win XP e no Ubuntu... No Win 7 estava tudo normal... Agora tudo Funciona :)

Amigo depois de varios teste olhei que umas da melhores formas GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=Linux splash" .
A dica foi otima ;D

Offline kelmer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #31 Online: 12 de Setembro de 2011, 16:52 »
Resolvi o meu problema da sequinte forma:
Modelo do Notebook: Acer Aspire 4740

Vi que no SETUP a versão da minha BIOS é a 1.04 e no Site da Acer tem a versão 1.09 então...

Entrei no site da Acer http://br.acer.com, fui na parte "Serviço Técnico" > "Driver Download" > Notebook > Aspire > Aspire 4740

Seção "BIOS" e baixei a verção mais nova da BIOS 1.09 lançada dia 13/07/2010

Dentro da atualização tem duas pastas "DOS" e "Windows". Entrei na pasta "Windows" e executei o arquivo "Winflash_V109.exe" A instalação é muito fácil.

Após ter atualizado a BIOS o brilho esta normal Regulando pelo FN + <- ->

No Ubuntu além da BIOS atualizada, o GRUB tem que ficar dessa forma GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor splash"

Obs: Esse problema só ocorreu no Win XP e no Ubuntu... No Win 7 estava tudo normal... Agora tudo Funciona :)

Gostaria de compartilhar o sucesso na resolução deste problema.
Tenho um Acer Aspire 4736Z.
Não fiz atualização do Bios, pois o site coloca o maior terror. "Por sua conta e risco, bla blá blá". Com o todo o resto está perfeito... Time que tá ganhando não se mexe.
Porém alterei o Grub, como dito e funfou.
Só que aconteceu uma coisa. As funções das teclas ficaram trocadas.
A que aumenta está diminuindo e a que diminui está aumentando o brilho.
Deve ser por causa da falta da atualização.
Mas, isso não ocorre no Ruindow$ (tenho ele e o Ubuntu 10.10. O 11.04 continua com o problema do backlight apagado)
O objetivo é alcançado de forma.
Mas como a curiosidade não me deixa quieto...
Alguém sabe por que as teclas ficaram trocadas?
Muito obrigado.

Offline m2snd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #32 Online: 20 de Abril de 2012, 06:50 »
Asus F6A series....
Citar
No Ubuntu além da BIOS atualizada, o GRUB tem que ficar dessa forma GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor splash"

No meu caso não foi preciso fazer o upgrade à Bios. Após a alteração no ficheiro e depois fazer o update ao GRUB (update-grub) como root, funcionou na perfeição.

Obrigado pela dica, também já procurava isto há algum tempo!

Offline TKratos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #33 Online: 09 de Maio de 2012, 09:18 »
Opa, meu problema é um pouco diferente do de vocês, mas todos os tópicos que eu li não encontro solução, meu note é um Acer aspire 4736z com uma placa Pentium dual core T4500 e uma placa de vídeo dedicada da Intel 45 express 3d com 64mb. O ubuntu ja esta instalado junto com o Windows 7, e quando seleciono ele no grub, a tela fica toda preta, e pra eu ver oque esta acontecendo tenho que por em um monitor, se eu suspender a tela fica com um brilho bem baixo, da pra enxergar pouca coisa.
Bom não sei mais oque faço, sou novo na comunidade e gostei muito do S.O mas isso desanima qualquer um.
Se poderem me ajudar agradeço.

Offline mayconsullivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #34 Online: 25 de Setembro de 2012, 17:29 »
O problema já foi resolvido.
Basta atualizar o Ubuntu para ultima versão "12.04.1 "

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #35 Online: 26 de Setembro de 2012, 17:08 »
O meu notebook é um Samsung e o problema do brilho ainda existe mesmo no 12.04.01.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Viniculo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo ajustar brilho do monitor usando o Fn
« Resposta #36 Online: 24 de Agosto de 2015, 23:51 »
Consegui ajustar o brilho do meu laptop pelas teclas fn do meu cce. Estou usando Ubuntu 10.04. Para isto, adicionei algumas coisas no arquivo /etc/default/grub. Vou listar o procedimento.

1- Abrir o grub com gedit:
$ sudo gedit /etc/default/grub

2- Colocar acpi=off  noapic e nolapic na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. No meu ficou assim:

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=off noapic nolapic"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""


3- Fazer o update no grub, com $ sudo update-grub.

4- reiniciar o sistema.

As teclas de brilho funcionaram normalmente. :D

Quanto as teclas de volume, ainda não encontrei uma solução.  :(

Agora reparei que, embora as teclas de brilho possam ser ajustadas pelas fn's, o gestor de energia da bateira do laptop fica desabilitado... Que chato. :(

Editei o grub e deu certo, mas é necessário retirar o noapic nolapic no Kubuntu, pois se não fizer isso eu reinicio o sistema e ele não sai da tela de inicialização do Kubuntu. Mesmo assim agora quando eu vou desligar ele não desliga, nem mesmo usando o poweroff.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 23:53 por Viniculo »