Autor Tópico: Como apontar o /var para outro volume (storage)  (Lida 2361 vezes)

Offline zaptool

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Como apontar o /var para outro volume (storage)
« Online: 06 de Maio de 2015, 11:27 »
Galera, bom dia.

Tenho diversos servidores em uma VM e me deparei com uma necessidade, preciso começar a separar determinadas partições já existentes do meu Servidor, ou seja, hoje está tudo em um único volume de disco, dividido da seguinte forma:

/swap
/boot
/var
/


Hoje, tenho a necessidade de criar um espaço maior em um storage e apontar este meu "/var/" para este novo volume.

Alguém poderia me dar uma dica !?


abs

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Como apontar o /var para outro volume (storage)
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2015, 21:27 »
1º - Crie um novo volume de Disco Rígido virtual de acordo com sua necessidade que comporte sua /var.
2º - Anexe este HD virtual a sua VM.
3º - Inicie sua VM por uma imagem ISO da distro instalada na VM e abra um terminal e verifique qual a nomenclatura que o novo HD virtual assumira na sua VM. (Ex: /dev/sdb1)
4º - Crie dois novos pontos de montagem com o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/{ORIGEM,DESTINO}5º - Monte seus HD virtuais nos pontos de montagem criados com os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
mount /dev/sda1 /media/ORIGEM && mount /dev/sdb1 /media/DESTINO Partindo do principio que sua instalação está toda no HD virtual /dev/sda1 e vc quer mudar a pasta /var para o HD virtual /dev/sdb1.
6º - Faça a mudança dos arquivos de partição.
Código: [Selecionar]
mv -v /media/ORIGEM/var/* /media/DESTINO/7º - Modifique o arquivo /etc/fstab do HD virtual /dev/sda1
Código: [Selecionar]
UUID=1d392389-98b0-470d-b5cc-e5974f70f4f9 /var           ext4    defaults       0       2Onde o código UUID é a saida pro comando
Código: [Selecionar]
sudo blkid /dev/sdb1 partindo do principio que seu /dev/sdb1 é sua partição virtual recém criada para sua var.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049