Autor Tópico: acessar apache pelo nome  (Lida 2209 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
acessar apache pelo nome
« Online: 04 de Maio de 2015, 16:29 »
Pessoal, tenho uma rede de 5 hosts no qual um deles esta rodando o apache, sempre acesso pelo navegador nos demais hosts colocando o ip do servidor que esta rodando o apache para acessar a minha página, gostaria de atribuir um endereço ex: www.meusite.com para que as demais máquinas da rede não acessem mais pelo ip e sim pelo nome, gostaria de saber qual configuração eu devo fazer para acessar através de um nome na url.

estou rodando o apache2 no lubuntu 15.04

Desde já agradeço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: acessar apache pelo nome
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2015, 17:24 »
Você pode criar um servidor DNS interno e distribuir o endereço por lá. O programa "dnsmasq" é uma das melhores opções pra isso.

Se forem poucas máquinas --- como é o seu caso --- a maneira mais rápida é adicionar uma entrada no arquivo HOSTS da máquina, associando o nome com o endereço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: acessar apache pelo nome
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2015, 17:26 »
Você vai precisar configurar um DNS, ou então como é uma rede muito pequena, compensa mais editar o arquivo hosts (que existe tanto no linux quanto no windows). Mas lembre-se que nesse caso, caso o IP mude você vai ter que alterar o arquivo de todas as maquinas.