Autor Tópico: Preparação para migração/instalação  (Lida 2020 vezes)

Offline Andre Chaves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Preparação para migração/instalação
« Online: 03 de Maio de 2015, 17:31 »
Boa tarde,

Sou usuário do Windows 8.1 e já utilizei o Ubuntu no passado, mas quando ocorreu a migração do Ubuntu para interface Unity não tive como continuar pois o meu PC antigo tinha chipset SiS e não consegui dar prosseguimento nem a instalação, sempre travava.
Hoje estou com um novo pc, é um Dell Inspiron 14 3421, e eu gostaria de voltar a utilizar o Ubuntu, em pesquisas realizadas vi que ele roda o MySQL e é possível instalar o Delphi, no mais os outros programas que utilizo já tem nativos ou ótimas alternativas no mundo Linux.
A minha duvida se dá no seguinte: Como ter certeza de que o meu PC é compatível com o sistema? No Windows eu tenho o Gerenciador de Dispositivos onde posso visualizar todos os itens de hardware e instalar os driver's necessários caso algum não tenha sido reconhecido pelo sistema, além de visualizar todos os itens do computador e ter certeza de que todos estão funcionando, no Ubuntu tenho algo parecido? Ou algum programa, lista ou algo do gênero para verificar a compatibilidade? Antes de migrar gostaria de ver isso para evitar surpresas desagradáveis após a instalação, desde já agradeço a ajuda.

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Preparação para migração/instalação
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2015, 19:48 »
Cara, se não me engano o endereço é este aqui:  http://www.ubuntu.com/certification/
Mas você pode rodar o Ubuntu em modo live, tanto pelo cd quanto pelo pendrive. Faça um teste e verifique. Mas, na página que te indiquei acima tem o logo da Dell, portanto, deve ser compatível. Boa sorte!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline Andre Chaves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Preparação para migração/instalação
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2015, 00:18 »
Obrigado ricardorrm, o endereço está correto e esse site é muito útil, não o conhecia, pesquisando nele encontrei aparelhos parecidos, no entanto, a descrição do hardware dos equipamentos disponíveis no site diferem das do meu PC, acredito que deve ser compatível, é mais uma procura por segurança. No Ubuntu por acaso você sabe de algum lugar em que eu possa visualizar o hardware, se foi totalmente reconhecido ou não? Algum lugar no sistema que seja ao menos parecido com o Gerenciador de Dispositivos? Porque nesse caso, mesmo no live CD tenho como ver se o PC tem alguma incompatibilidade ou não,

Forte Abraço

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Preparação para migração/instalação
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2015, 02:23 »
Instale o hardinfo e terá todas as informações sobre o seu hardware.

Entretanto, a melhor verificação é mesmo aquela direta, pois não basta saber se determinado componente foi identificado, mas sim saber se além disso ele funciona bem, coisa que apenas uma lista não irá lhe dizer.

Afinal, não há tantas coisas assim num simples computador que não possam ser diretamente verificadas quanto à funcionalidade.

O sistema deve ser capaz de realizar o boot e entrar num ambiente gráfico com a resolução correta.
Isso já significa que a placa de vídeo na sua função primária foi reconhecida e funciona bem, o que é essencial.

Teclado, touchpad, webcam, audio, microfone, conexão, bluetooth, hdmi, leitor e gravador de DVD/CD, cartão de mídia (SD, SDHC, SDXC) e usb (2.0 e 3.0) devem estar funcionando corretamente.

Claro que a conectividade perfeita é mais que essencial, verificando-se cabo e wireless.

Mais alguma funcionalidade no modelo do seu computador além dessas acima que são as triviais?

O sistema deve ser capaz de reiniciar e desligar também corretamente.

Essas funcionalidades podem ser rápida e facilmente observadas a partir de um live-pendrive.

De toda forma é recomendável que utilize por algum tempo apenas experimentalmente com um live-pendrive.

Também não há nenhuma necessidade de sair do seu Windows já instalado, continue com ele, instale o Ubuntu em dual boot, você pode facilmente ter os dois sistemas pelo tempo que quiser e escolher em um menu de boot qual deles carregar, coexistem sem problemas.

Existe até mesmo a possibilidade de instalar o Ubuntu dentro do Windows usando uma máquina virtual (VirtualBox), o que não é uma experiência perfeita, pois não lhe permitirá usufruir de toda a potencialidade do Linux, pois que este ficará limitado pelas próprias limitações do Windows, mas ainda assim permite conhecer razoavelmente bem o sistema (mas não a exata funcionalidade do hardware!) antes de se decidir por alguma coisa.

Talvez seja recomendável iniciar pela versão 14.04, que é LTS, suporte de longo prazo.

« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 03:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.