Autor Tópico: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04  (Lida 4893 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Online: 01 de Maio de 2015, 23:22 »
Oi pessoal, estou doando um pc e coloquei o ubuntu... já mexi nele a um bom tempo mas como usuário simples.
Estou no momento , movendo uns arquivos de uma outra partição antes de entregar, mas ao mover uma quantidade não muito grande de arquivos, ele trava e não sai disso. A janela que mostra o movimento dos arquivos fica no meio e com frequência acinzenta, por exemplo, ficando assim tanto tempo para uns 100 arquivos de uns 100MB no total, então que fecho tudo na marra e movo menos arquivos.
Isso é normal ou problema? toda vez que entro numa pasta com muitos arquivos, parece que ele indexa tudo na hora, tem como melhorar o deixando mais ágil e rápido também? pois esse PC vai ficar para trabalho de uma ONG e devem ter muitos arquivos a guardar.

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2015, 00:16 »
estou no momento com 29,6MB em mais de 513 arquivos e já estou com mais de 20 min esperando e ainda não acabou de transferir...

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2015, 04:50 »
Por que não tenta usar o terminal para mover os arquivos?

Código: [Selecionar]
cd /pasta/que/tem/arquivos/origem
mv *.* /pasta/de/destino/

Bem, cuidado ao fazer esse procedimento para não apagar coisas.

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2015, 21:11 »
pô camarada, não sei com que intensão me sugere, mas para quem está do lado de cá, sempre parece ser uma resposta muito ruim....
leia atentamente antes de fazer sugestões, por favor... isso não é um servidor!!!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2015, 21:24 »
Citar
A janela que mostra o movimento dos arquivos fica no meio e com frequência acinzenta

A janela escurece, né? É o Compiz (gerenciador de efeitos no desktop) não dando conta e travando. É um pequeno problema até rotineiro, se tratando do Unity.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2015, 03:55 »
pô camarada, não sei com que intensão me sugere, mas para quem está do lado de cá, sempre parece ser uma resposta muito ruim....
leia atentamente antes de fazer sugestões, por favor... isso não é um servidor!!!

Quem falou em servidor? Se você tem problemas para realizar uma operação, estou lhe dando uma outra opção. Se o problema for com o gerenciador de arquivos, o terminal é uma opção, pois não precisa da parte gráfica. Depois você pode continuar a procurar pela correção do problema.

Agora, se não quer ler um pouco para tentar fazer um teste, então, desculpe, não posso lhe ajudar.

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2015, 04:03 »
o pc é para um usuário comum e já faço a transferência, quero é saber como solucionar ou customizar.
servidor tudo é assim , no código, sempre se sugere fazer pelo terminal, mas não é isso que quero e nem vou passar a dica a diante para quem vai receber.
Me desculpe, mas isso parece mania de usuário linux, como se tudo fosse realmente mais prático e fácil no terminal....

teste:
usando o botão direito do mouse e usando o "mover para", a transferência flui e não para.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2015, 09:32 »
Qual a configuração desse PC? O Ubuntu pode ficar lento em computadores não muito atuais pois sua interface gráfica (Unity) é meio pesada.

No mais, qual o sistema de arquivo dessas partições aí? Sempre achei o Linux mais lento para trabalhar com partições NTFS em relação ao Windows, o que é compreensível, pois o NTFS é proprietário da MS.

Mas de qualquer forma, isso está me parecendo problemas no HD, pois essa lentidão toda não é normal em um PC "saudável".

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2015, 17:10 »
estava movendo de uma partição NTFS para ext4.
marca kelon com intel pentiun dual core e 4GB de memo
é um PC que acredito, depois de instalar o Win7 , atualizar e mais outros programas básico, não vai ficar muito bom, mas com o ubuntu está muito boa a velocidade, particular mente só não gosto do tempo de montagem das unidades quando preciso acessar e toda vez que entro em pasta com muitos arquivos, parece que indexa na hora e não guarda para quando necessário e carregar mais rápido.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2015, 12:35 »
É difícil afirmar, mas me parece que o problema é com a partição ntfs.
Para esta máquina eu instalaria o Xubuntu, Lubuntu ou ubuntu mate, eles são muito mais leves que o ubuntu.
Outra opção seria instalar o gerenciador de arquivos pacman e ver se continua a lentidão.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2015, 14:42 »
Também acho que seria uma boa instalar o Xubuntu ou o Ubuntu Mate, mas como o Ubuntu está funcionando de forma rápida, isso fica a critério.

No mais, também acho válido instalar outro gerenciador de arquivos para testar, ou até mesmo experimentar fazer a operação pelo Terminal como o sigur citou (não digo para você fazer assim sempre, mas apenas para testar e ver se a lentidão persiste). E novamente, eu aconselho a testar o HD também, o que pode ser feito pelo GSmartControl.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Navegar entre pastas mais rápido e fácil no Ubuntu 14.04
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2015, 20:53 »
pô camarada, não sei com que intensão me sugere, mas para quem está do lado de cá, sempre parece ser uma resposta muito ruim....
leia atentamente antes de fazer sugestões, por favor... isso não é um servidor!!!
E você também pode prestar atenção como responde. Afinal, não somos seus empregados... ;)
Por trás de um pedido para executar o comando em texto pode estar alguém que pretende te ajudar identificando se o problema é no sistema de arquivos ou no gerenciador gráfico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D