Autor Tópico: Problema Switch LE 4.0  (Lida 6576 vezes)

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Problema Switch LE 4.0
« Online: 29 de Abril de 2015, 21:19 »
Boa noite meu amigo
Parece que tenho o mesmo problema aqui na escola.  Uso o LE4.0 e o problema é o seguinte: Tenho um cabo de rede e varias maquinas que vivem caindo no wi fi . Pensei em resolver isso usando um switch que tenho sobrando aqui. Fiz testes e esse switch funciona 100%. Em outras maquinas eu coloquei o cabo da rede no switch puxei um para os pcs e foi normal. O problema ocorre em um note e numa maquina linux.
No linux edu 3.0 foi normal esse switch. Agora coloquei o cabo no switch e puxei para um note com windows 7 e nao entrou em nenhuma internet. fiz o mesmo em um pc com windows7 e foi normal. isso que me espantou.
E nesse pc com linux 4 eu fiz seus comandos e nao acessa nada. na verdade ele fica com o ip louco.aparece uma mascara 255.255.0.0 e um ip 169.254.110.130 enquanto que quando eu coloco o cabo normal o ip fica em 192.168.1.6 e mascara correta 255.255.255.0 e funciona normal... o que pode ser isso?? obrigado !!
Ps: se quiser mando fotos. estou atrás disso há um bom tempo ...tambem tenho outras duvidas depois dessa mas vamos por partes como dizia jack
obrigado  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2015, 21:51 »
Prosseguindo... vc não consegue conversar com o servidor DHCP de sua rede quando está ligado nesse switch. Isso pode ter vários motivos, desde um cabo com defeito até um mac address duplicado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2015, 19:32 »
Boa  noite amigo zekkerj  tudo certo?

Bom vou explicar novamente a minha duvida mas desta vez vou começar do começo pra ficar bem claro.

Estou em uma sala informatizada com pcs com LE4, LE3 e uma maquina windows7. Um problema sério que tenho aqui é da perda de conexão wi fi por essas maquinas LE4. Eu ja fiz em todas a configuração e salvei. Quando eu ligo todas e começo a testar varias delas perderam a conectividade. Tenho que ir la e setar novamente o wi fi no usuario professor ou aluno. Mas comecei a desconfiar de que tenha algum problema na rede aqui depois que mesmo eu configurando da maneira correta algumas maquinas caiam e voltavam no wi fi do nada. Achei que fosse problema elétrico mas descartei essa hipotese depois. A mensagem que da no linux é "waiting for authorization" e nao entra nunca fica nessa. E daí eu tenho que ficar reiniciando até que uma hora ela ia ou nao. Algumas pararam de entrar em wi fi nao sei direito porque ainda.
Depois de ler esses tópicos suspeito que meu problema seja conflito de ip ou algo do tipo. E agora a minha duvida era fazer funcionar esse meu pequeno switch.
Ele tem 08 portas . O que eu iria fazer e segundo meus testes é o seguinte: Peguei um dos pontos de rede da sala e puxei um cabo ligando nesse switch. até aí tudo bem. Não consegui conexao até agora do switch pra
essa maquina LE4 e nem pra esse note com windows7. O teste seguinte que fiz foi pegar esse switch e tentar conecta-lo em outras maquinas da sala. E nas maquinas com LE3 ele foi normal. Usando o mesmo ponto de rede consegui conectar maquinas com LE3 nesse switch e naveguei. Inclusive numa maquina pc com windows7 ele rodou normal e naveguei. Fui ver a configuracao de rede desse windows e nao tinha absolutamente nada de diferente. Voce falou na ultima resposta numero MAC? mas isso nao tem a ver. Hoje testei em mais 02 notes diferentes em outro ponto de rede. Ambos com windows7 e nao foi nada. O ip fica louco e a mascara de rede tambem. Mesmo que voce coloque manual no windows o gateway e um ip nao funcionou. Entao minha duvida principal é porque nessas maquinas o switch nao esta funcionando? Ja olhei as configuracoes de rede tanto do note quanto do pc e comparei todos os dados. E quando é no note ele se perde e ja no pc funciona. Sendo que esse pc tem uma placa de rede e o note tambem certo? Queria saber que tipo de diferenca ou dado
pode haver? quando eu coloco no LE4 esse switch nao conecta em mais nada. nao tem nenhum tipo de conexao.

meu esquema de rede é o seguinte. possuo um modem da oi que joga internet sem fio pro roteador. do modem da oi vai um cabo pro meu switch de varias portas que tenho aqui. la desse switch saem os cabos da rede.
em um desses cabos de rede que liguei esse segundo switch que falei pra voce...

sera que consegui ser mais claro agora amigo? agradeço e conto com voce pois voce parece ser bom entendedor...



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2015, 20:37 »
Sim, está bem mais claro agora.
Se fosse um problema específico no LE 3 ou 4, eu desconfiaria de problema de configuração. Mas como o problema atinge todos os sistemas operacionais, é muito provável que seja de hardware.

Só preciso que você confirme se:
1. A mesma máquina que funciona com o LE3, qual o comportamento se vc usar Windows 7 ou LE 4?
2. O mesmo cabo que funciona com uma das máquinas LE3, funciona com uma das outras Win7 ou LE4 problemáticas?
3. As máquinas problemáticas funcionam se você as liga diretamente ao modem da Oi?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2015, 20:45 »
Boa noite amigo. Fiz outros testes hoje. Coloquei um PC com LE 4.0 ao lado de um com LE3.0 . Os resultados foram os seguintes:

1- O PC com LE4 só funcionou com o cabo ligado direto no switch grande ou cabo de rede comum que saiu desse mesmo switch
2- O PC com LE4 funcionou com o cabo saindo direto do modem da oi
3- O PC com LE4 ligado no switch nao foi e o ip ficou louco
4- O PC com LE3 ligado nesse mesmo switch nesse mesmo ponto de rede funcionou normal na hora
5- O PC com W7 que no caso é o note foi ligado no ponto de rede e foi normal. Já no switch nao funcionou.

A grande duvida que paira é: O que tem de diferente na configuracao que um PC com windows 7 funcionou no switch e ja varios notes nao foram.
No caso PCS com linux edu4 nao aceitaram esse switch porém com linux edu 3 eles foram.  o que poderia ser?

Tens alguma pista?

Agradeço amigo





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2015, 13:49 »
Alguma dessas máquinas tem porta gigabitEthernet?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2015, 13:55 »


O switch que eu ligo é esse acima. As maquinas nao tem porta gigabit pelo que vi. Mas se me disser algum teste que eu possa fazer posso ver.

Se precisar tiro fotos de tudo aqui e vou ilustrando...

Qual proximo teste eu devo fazer?

Agradeço amigo, obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2015, 14:04 »
Então... se a máquina tiver porta gigabit e o switch também, vc pode estar encontrando a dificuldade por causa dos cabos. Poderia estar havendo também algum problema de detecção de modo (10/100/1000/Half/Full), que nós poderíamos tentar resolver forçando um modo "seguro" (muito provavelmente 100/Full).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2015, 14:21 »
De cabos eu duvido muito que seja
Lembrando que tenho um PC aqui que tinha LE3 e foi colocado o windows7
Ops? Olha aí o detalhe ele tinha uma placa ethernet x e nesse mesmo pc que tinha LE3 e provavelmente funcionava funcionou o W7
Ja no note nao foi. Testei em alguns notes e nao aceitaram ligação do switch. Só ligação direta do switch maior pro note. Agora do switch maior pro switch menor nao foram...
Como podemos ver algo ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema Switch LE 4.0
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2015, 14:36 »
A melhor forma de lidar com isso é por eliminação... fazer variações nas máquinas problemáticas, até achar um denominador comum que dispare o problema em todas elas. Não tem muito como fugir disso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema Switch LE 4.0
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2015, 16:29 »
O que sera que posso fazer como primeiro passo pra testar isso? Fiz um novo teste e tinha tirado uma configuracao no modem que bloqueava numeros macs onde liberou o note com w7
mas ele pegava o gateway mas mesmo assim aparecia como duas redes... Essas duas redes ele dizia conectar mas nao abria site de nada...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema Switch LE 4.0
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2015, 14:50 »
Não, não fica louco. Apenas não consegue falar com o servidor DHCP, e assim assume um endereço APIPA (faixa 169.254.*.*).

Vc precisa confirmar o motivo disso estar acontecendo; eu começaria fazendo uma captura de tráfego no servidor DHCP, pra confirmar que as mensagens DHCP DISCOVERY da estação estão chegando nele.

Vc já fez captura de tráfego alguma vez?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema Switch LE 4.0
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2015, 15:00 »
Boa tarde amigo.    :)

Não. Nunca na vida fiz isso. O pc que funciona era um que tinha linux educacional 3.0 . Interessante que essa placa de rede ele aceitou. Ja em notes , testei em alguns e nao aceitou comunicar-se com o switch.

Vou dar uma pesquisada nisso que voce falou. Que tipo de programas eu poderia usar pra verificar?

Lembrando que em uma maquina com Linux Educacional 4.0 eu plugo direto ela acessa mas caso eu coloque via switch nao funciona...

Obrigado amigo,, ..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema Switch LE 4.0
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2015, 16:30 »
Citar
Que tipo de programas eu poderia usar pra verificar?
Se a máquina que roda o seu servidor DHCP tiver interface gráfica, o WireShark. Isso vale tanto pra Linux quanto pra Windows.

Se não tiver interface gráfica, e for um servidor Linux, vc pode usar o tcpdump.

Note que capturar e analisar tráfego é beeeeeeeem complicado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline windowsnt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema Switch LE 4.0
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2015, 21:37 »
Nao tem nenhum servidor DHCP aqui...

Tem uma coisa muito estranha com a internet

Essas maquinas Linux Educacional 4.0 mesmo aquelas que conseguem entrar via wifi vira e mexe perde o sinal e cai a conexao

Varias vezes uma maquina perde sinal e a outra ganha sinal

E no meu celular tambem ja ocorreu de perder sinal. Foi mais raro mas tambem ja perdeu

Creio que tem algo bem errado nessa rede...

Foto dos aparelhos




modem e roteador

modem da oi e roteador tplink




voce disse que é bem complexo mexer nesse programa

entao penso que devo começar do zero com a rede

voce tem alguma dica pra passar?

agradeço amigao