Autor Tópico: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox  (Lida 16473 vezes)

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Olá!

Pessoal, até pouco tempo atrás, eu utilizava os serviços de internet de uma operadora, que provia serviço por meio de um modem ADSL. Eu tinha um roteador que me permitia compartilhar a internet com outras máquinas, tanto por meio de cabo quanto por meio da rede wireless. Eu conseguia fazer meus compartilhamentos de pastas e arquivos na rede facilmente, usando o nautilhos > botão direito do mouse sobre a pasta > opções de compartilhamento. Tudo corria perfeitamente bem, sendo possível trocar arquivos entre todos os computadores logados na rede, tanto por cabo quanto por wireless, bastando abrir o nautilus e clicar no ícone "navegar na rede".

Há alguns meses, mudei para a GVT, devido à qualidade do serviço e do preço, bem mais interessante do que a outra empresa. Ocorre que não consigo mais visualizar minhas máquinas logadas na rede, nem cabeadas nem por conexão sem fio. Toda vez que clico no ícone "navegar na rede" do nautilus, aparece apenas "rede windows" > Powerbox, e mais nada. Não consigo visualizar nem as pastas compartilhadas pelo computador principal ou qualquer outra máquina logada na rede.

Alguém que usa GVT e Linux já passou por isso? Conseguiu resolver? O que posso fazer para acessar meus compartilhamentos pela rede?

Obs: o modem da GVT é um Power Box GVT - Pace V5471 e eu somente utilizo máquinas com Linux aqui em casa.

Grato pela atenção e por uma eventual ajuda.

Eduardo
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 10:02 por Eduardo André Viana »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2015, 15:37 »
Citar
Eu tinha um roteador que me permitia compartilhar a internet com outras máquinas, tanto por meio de cabo quanto por meio da rede wireless.

Tem ainda esse roteador ou não tem mais?
Se não tem, qual por razão?

Genericamente a solução típica é continuar a usar o roteador que sempre usou, colocando o modem da operadora (GVT no caso), no modo bridge.

Digo 'genericamente' porque não tenho especificamente esse modem da GVT, porém em outros casos semelhantes (por exemplo, modem wi-fi da NET), é assim que faço, colocando o modem no modo bridge para fornecer conexão ao roteador e então o roteador faz o que sempre fez, distribui a conexão de internet e simultaneamente compartilha a rede.


« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 16:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2015, 15:45 »
Citar
Genericamente a solução típica é continuar a usar o roteador que sempre usou, colocando o modem da operadora (GVT no caso), no modo bridge.
O problema é que se ele tiver contratado o serviço de TV, o powerbox não vai permitir modo bridge.

Mais do que entender pq não funciona agora, talvez fosse o caso da gente entender pq funcionava antes, já que teoricamente (ou genericamente, se preferir ;D) o roteador não deveria interferir nesses serviços.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2015, 15:52 »
Pessoal, eu ainda tenho o roteador que utilizava. O problema é que o modem da GVT não permite configurações avançadas, como acho que é o caso desse modo bridge (sou completamente leigo em matéria de redes, desculpem!), então não sei como proceder.

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2015, 15:58 »
Apenas complementando, não tenho pacotes de TV da GVT. Apenas telefone e internet.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2015, 18:08 »
Então, /Eduardo André Viana/,

Apenas para esclarecer e eventualmente melhorar o entendimento, já que você diz: "sou completamente leigo em matéria de redes"

Como disse, não tenho esse específico modem gvt, o que impossibilita uma abordagem mais específica, entretanto, o /zekkerj/ levantou um óbice e talvez possa melhor ajudar.

Esses modens com função wi-fi geralmente possuem eles próprios também função roteador.

Parece que você já está usando a função router do equipamento da operadora, pois diz que consegue acessar a internet por outras máquinas/dispositivos seus.

Se for esse o caso, isto é, se de fato ele já está funcionando como roteador e distribuindo internet para todas as suas máquinas/dispositivos, então deveria ser possível também compartilhar arquivos em rede.

Conceitualmente existem pelo menos duas formas possíveis de fazer essa ligação:

1) Usando o modem  em bridge + outro roteador

modem ----->  roteador -----> seus_computadores/dispositivos

2) Usando o próprio modem como router

modem_com_função_router -----> seus_computadores/dispositivos

No primeiro caso, isto é, no modo bridge, deixa de ser um roteador e é feita uma "ponte" transferindo os dados para o roteador propriamente dito, isto é, o modem fica apenas com a função de modem mesmo.

No segundo caso acima evidentemente o modem precisar ter a funcionalidade de router, o que parece ser o seu caso.

Isto é, se o modem possuir a função roteador então você pode, se quiser, dispensar um roteador extra específico e dedicado, entretanto, eu próprio não faço isso, prefiro usar meu próprio roteador (que é melhor e tem maior alcance de antena) ao invés daquele que vem no equipamento da operadora, mas nada impede que use o próprio modem como router se ele possui a funcionalidade.

Mas pelo que em rápida olhada andei vendo na internet, esse modem Powerbox da GVT possuiu particularidades, o que suponho não deverá impedir que sejam solucionadas e se consiga ter de volta o compartilhamento de arquivos, por qualquer um dos dois métodos acima mencionados.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2015, 18:32 »
Ainda em rápido 'googlear' foi possível ver que o modem em questão parece vir bloqueado, entretanto, como já era de se esperar, existem meios de fazer o desbloqueio.

Esse é um dos links que aborda essa questão, embora existam vários e vários deles que penso devam ser analisados:

Desbloqueio modem gvt (power box)

https://under-linux.org/showthread.php?t=159830

Esse desbloqueio, o que abstratamente estou inferindo a partir do que li, vai habilitar todas as funções do modem, mas como disse, convém estudar mais a fundo essa questão, podendo iniciar pelo link indicado.

Para obter material adicional, use as seguintes tags no Google: desbloqueio power box gvt

Não vou me estender muito aqui pois o assunto, em si, foge um tanto quanto ao escopo do Fórum, já que na verdade o desbloqueio propriamente dito não depende de nenhuma configuração do Ubuntu.

Uma outra solução, que na verdade pareceu-me melhor e talvez até mais adequada ao seu caso, já que você possui disponível um roteador extra, pode ser encontrada aqui:

Usando seu roteador junto com o modem PowerBox GVT

http://www.metaverse.blog.br/2014/02/usando-seu-roteador-junto-com-o-modem.html

Como se pode ver no artigo em questão, a solução apontada é bastante simples e elegante, dependente apenas de configuração.
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 18:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2015, 20:20 »
Eduardo, vc tem a marca/modelo do seu roteador antigo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2015, 20:36 »
Meu roteador é um D-Link DIR-615 Wireless N 300Mbps.

Acabo de fazer todo o procedimento descrito nesse link http://www.metaverse.blog.br/2014/02/usando-seu-roteador-junto-com-o-modem.html, porém o problema agora passou a ser uma senha que eu não tenho a mínima ideia de qual seja, como mostrado nessa figura: https://www.flickr.com/photos/21447052@N06/16683270524/

Podem dar uma ajudinha, amigos?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2015, 20:59 »
Tenta focar a foto só na janela de pedido de senha. Ou, anote tudo (TUDO!!!) que está escrito nela e transcreva aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2015, 21:12 »
senha requerida para minha_rede

Usuário eduardo

Domínio MINHA_REDE

senha

( ) esquecer senha imediatamente
( ) lembrar senha até o fim dessa sessão
( ) lembrar senha sempre

Cancelar      Conectar

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2015, 21:16 »
Essa janela aparece logo após clicar em "Navegar na rede > Rede Windows > Minha_Rede (era workgroup, mas eu mudei no /etc/samba/smb.conf)

Também não funcionava antes de trocar o nome da rede

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2015, 21:18 »
O resto dos serviços está normal? Ou seja, vc acessa internet normalmente, e as máquinas da sua rede local conseguem pingar umas às outras?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2015, 21:23 »

Cara, eu acesso normalmente a internet em todas as máquinas, celulares, tablets etc. Quanto a "pingar", não tenho a mínima ideia de como se faz isso.

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Nautilus não visualiza compartilhamentos na rede com Modem GVT Powerbox
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2015, 22:39 »
Pesquisei no Google sobre como "pingar" uma máquina na rede e consegui. Fiz isso de um Desktop para um notebook e vice-versa.

Eis o resultado obtido quando pinguei o notebook:

eduardo@eduardo-23V545-G-BK31P1:~$ ping 192.168.0.5
PING 192.168.0.5 (192.168.0.5) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.0.5: icmp_seq=1 ttl=64 time=1.09 ms
64 bytes from 192.168.0.5: icmp_seq=2 ttl=64 time=1.89 ms
64 bytes from 192.168.0.5: icmp_seq=3 ttl=64 time=0.884 ms
64 bytes from 192.168.0.5: icmp_seq=4 ttl=64 time=0.930 ms
    (...)
64 bytes from 192.168.0.5: icmp_seq=107 ttl=64 time=0.989 ms
^C
--- 192.168.0.5 ping statistics ---
107 packets transmitted, 107 received, 0% packet loss, time 106044ms
rtt min/avg/max/mdev = 0.840/2.916/123.794/12.925 ms
eduardo@eduardo-23V545-G-BK31P1:~$