Autor Tópico: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user  (Lida 7732 vezes)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2015, 22:38 »
Normal, como havia dito, o seu usuário só pode alterar o que pertence a ele, e pelo pouco que dá pra ver em uma imagem que postou, existem diretórios lá que são do www-data. Use o sudo (no inicio do comando, antes do resto) pra escalar pra privilégios somente concedidos ao root.

Offline topprime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2015, 00:12 »
Ok, mas mesmo eu tedo concedido no sudoers esses privilegios de root ALL (ALL:ALL) ALL    e com ao user www-data, é recomendavel mudar ele ou deixa ele quieto? pois ele é usado pra rodar apache e etc? e pela img FTP esta tudo ok?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2015, 09:27 »
Sim, esse usuário pode rodar qualquer comando como root, mas ele não é o root. Volte as permissões do /var pro que era originalmente, e leia os links que passei pra estruturar o /var/www.

Offline topprime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2015, 16:29 »
Ah blz, vou da uma lida. Obrigado. Entao, vou colocar a permissao 700 na pasta que o sudo esta, e aí?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2015, 17:04 »
Pode colocar, e isso deve sumir com aquela mensagem, mas não se engane, isso não resolve o estrago que aquele comando fez... o melhor é decidir se vai checar item por item (tudo que existe dentro de /var), pra colocar as permissões corretas, ou se vai reinstalar e começar limpo. Como está começando recomendo a segunda opção.

Offline topprime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2015, 17:20 »
Ok, vixi estrago e muito trab, vou pensar aqui o que farei. Mas so um detalhe, o blog na atual hospedagem e percebi que muitos diretorios estao com permissoes assim: wp-admin = 555; wp-content = 705; wp-includes = 555; .htaccess = 604; arquivos.php = 444; index.php =  444; robots = 604; meutheme.zip = 604; pastadotheme = 705
  e posso instalar plugins e não há nenhuma pertubação com relação a permissoes. E na VPS Linux que eu mesmo configuro por padrao mesmo com permissoes 777, 775, 755 nao consigo nem instalar um plugin, ontem fui instalar um plugin normalmente e deu erro, dai dei permissao 777 e na mesma hora instalou normal. Eu hein, o que será que esta acontecendo?

Mudei a permissao de sudo de 777 para 700, e agora pede isso: sudo: /var/lib/sudo owned by uid 1000, should be uid 0 pedindo pra alterar o uid, então não é somente mudar de dono (antes estava root root, agora mudei para admin  root).
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 17:52 por topprime »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #21 Online: 27 de Abril de 2015, 18:11 »
Então além do chmod, você deu um chown no /var inteiro? Porque 0 é o uid do root, e é o que deveria estar. Assim eu diria que você está dando passos maiores que as pernas, apague essa máquina, leia algum tutorial do básico, pra se familiarizar com o sistema (recomendo: http://linuxcommand.org/tlcl.php), e comece do zero depois de ler os links que passei.

Offline topprime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Erro apos alterar permissoes na /var e quero saber como alterar o UID de qq user
« Resposta #22 Online: 27 de Abril de 2015, 18:42 »
Quer saber? vou começar do zero mesmo, menos trabalho, menos posts (se nao ira ficar infinito aqui.. risos...). Mas de qq forma fico imensamente agradecido por vc se dispor ajudar, mas deixa esse post aqui.