Autor Tópico: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit  (Lida 5655 vezes)

Offline hrodwulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Online: 17 de Abril de 2015, 23:24 »
Boa noite pessoal  :D

Eu estou querendo aprender a usar o S.O. Ubuntu, então o instalei (Ubuntu 14.04 LTS - 32bit), aparentemente tudo ocorreu certo. Após algumas horas de uso meu firefox travou, obrigando o S.O. querer reiniciar, então o fiz.

Infelizmente após a tela de login ele trava novamente. O que me fez a re-instalar o Ubuntu. O que aparentemente ocorreu tudo bem novamente, mas após eu desligar o notebook e liga-lo novamente mais tarde (algumas horas depois) ocorreu outro problema, não carregou corretamente o Ubuntu entrando na tela "GNU GRUP versão 2.02~beta2-9ubuntu1" que me mostra algumas opcões:



Fiz os dois Memory Test, em ambos não foi encontrado nenhum erro.
A opcão na foto que está selecionada é a do Ubuntu avancado que nos direciona para esta outra tela:



Cliquei na segunda opcão Ubuntu, with Linux 3.16.0.-34 generic (recovery mode) que me direcionou para esta tela:



E esta tela é a que aparece quando dou boot por pendrive e clico em restaurar o Ubuntu.



Eu já reinstalei o Ubuntu quatro vezes, cada vez que instalei eu havia baixado novamente o .iso do site http://www.ubuntu.com/download/desktop

laptop: Sony Vaio
modelo: VGN-CR520E
processador: Intel® Core™2 Duo CPU T8100 @ 2.10GHz × 2
graphics: Intel® 965GM x86/MMX/SSE2
memory: 3GiB
os type: 32-bit

Agradeco a todos pela atencão.
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 23:27 por hrodwulf »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2015, 14:54 »
Tentou iniciar com o Kernel 3.16.0-30 (sem o recovery mode)? O que acontece? No mais, existem relatos de problemas com a sua placa de vídeo:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,116642.0.html

Offline hrodwulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2015, 15:51 »
Obrigado Anderson pela ajuda!

Então, o que acontece quando entro na opção Ubuntu, com Linux 3.16.0-30-generic é isto na foto:


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2015, 16:34 »
Você consegue usar o Ubuntu pelo pendrive sem instalar? Eu faria uma verificação no HD. Para isso tem o programa GSmartControl. Se estiver ok, eu tentaria outra distro, como o Linux Mint.

Offline hrodwulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2015, 17:07 »
Sim, eu estava usando agorinha... Agora estou em outro pc. Beleza vou tentar verificar se é o HD, o problema é eu conseguir outro pc pra testar o hd. kkkkk, mas valeu pela ajuda Anderson, quando eu testar o HD volto a postar aqui.

Abraço!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2015, 17:09 »
Você pode fazer o teste rodando o Ubuntu pelo pendrive no mesmo computador. Não precisa de outro.

Offline hrodwulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2015, 17:13 »
Huuummm, mas lá no baixaki fala que o programa só é compativel com Windows. Eu só tenho Ubuntu no HD e Ubuntu no pendrive, como vou fazer?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2015, 17:16 »
Pelo pendrive, abra o Terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gsmartcontrol
Salvo engano, é possível fazer a mesma coisa pelo gnome-disks ("Utilitário de disco" no painel do Ubuntu). Esse já vem instalado no Ubuntu.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2015, 17:18 »
Ahh, e esquece o baixaki, hehe.

Uma boa fonte é o Sourceforge:

http://gsmartcontrol.sourceforge.net/home/index.php/Downloads

Mas o melhor de tudo são os repositórios oficiais mesmo.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2015, 17:56 »
Boa tarde,

Eu venho acompanhando o tópico mas não tenho a mínima ideia da fonte do problema e de uma possível solução, ao pesquisar aqui pelas mensagens de erro informadas encontrei apenas textos de problemas que não condizem com o que você descreveu que aconteceu (desligar o Ubuntu e após ligar novamente apresentar o problema). Você vem desligando o computador corretamente (ou seja, clicando no ícone da engrenagem na barra superior, clicando em Desligar... e depois Deligar)? Também acho que seria prudente fazer uma análise desse HD, e tempo atrás eu escrevi para um usuário aqui do fórum como fazer, como você é iniciante pode ajudar, segue o texto (faça isso pelo livependrive ou liveDVD, ou seja, sem o Ubuntu instalado no computador):

Citar
GSmartControl.

Para instalar ele, olhe para lançador e procure pelo ícone da Central de Programas do Ubuntu (Ubuntu Software Center), e lá pesquise por GSmartControl, clique no resultado e clique em Instalar. Ou ainda, se não funcionar, abra o Terminal (pesquise por Terminal no primeiro ícone da barra chamado Painel Inicial ou aperte Ctrl+Alt+T ao mesmo tempo no teclado) e então copie e cole (com o botão direito do mouse) os seguintes comandos e depois aperte Enter:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
E depois:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gsmartcontrol
Após isso, novamente no primeiro ícone da barra lateral, pesquise por GSmartControl. Clique nele para abrir, e clique duas vezes no HD com problemas. Na página que abrir, em Test type, há as opções Short Self-test e Extended Self-test, ao lado do botão executar. O ideal seria executar os dois, mas o segundo pode demorar muito tempo. Assim execute o primeiro (Short Self-test), copie o resultado e venha aqui no fórum, clique em Responder nesse tópico e na página que abrir, procure por uma pequena caixa com o simbolo # dentro. Clique nessa caixa, e irá aparecer na mensagem que você está enviando o texto [ code] Cole o texto aqui! [ /code]. Cole no meio desse texto que apareceu o texto que você copiou. Para o pessoal mais experiente (eu não incluso) poder ver qual o erro que está ocasionando esse problema.

Boa sorte!

Creto

  • Visitante
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2015, 13:13 »
Olá a todos,

Muito bom ver a comunidade agindo para a resolução de um problema, porém..., nosso amigo Tio Tota diria isso deste erro:

Citar
O erro indica problemas de leitura na imagem contida no cd rom

Explique como esta extraindo a imagem .iso do sistema e gravando no cd r.

Lembre-se que cd regravavel não serve para esta finalidade.

Você já tentou fazer um live pendrive com esta .iso?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74263.msg414432.html#msg414432

No mais, pergunto: você conferiu o md5 desta ISO? Gravou ela como reptindo a pergunta do Tota???

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2015, 13:26 »
Mas Creto, é possível que o sistema seja instalado e inicie corretamente em um primeiro momento, e depois pare, por erro de leitura do CD rom? O erro apresentado por ele não é o mesmo da mensagem do tio Tota, veja bem na imagem passada no #2.

E enquanto os mais experientes estão meio ausentes do fórum, o jeito é a gente se virar para tentar ajudar.  ;D

Creto

  • Visitante
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2015, 14:26 »
Oi MatheusWilder,

Sim e não, (como bem disse: "os mais experientes estão meio longe") e eu apenas por apertar muita tecla no Linux já vi e tive muitas vezes esses erros por aqui, com máquinas velhas que eu tinha e até agora com um NetBook Asus Eee PC 1015CX tenho esses cracras com algumas instalações de linux Matheus, por exemplo o Manjaro Linux é um verdadeiro parto para eu instalar aqui.

Outra coisa muitas vezes esses erros de initramfs são provenientes de falha na memória do PC, podendo até a gerar um Kernel Panic.

Isso são em experiências próprias que ao longo do tempó que venho usando uns ..... sei lá quantas distros vi acontecer comigo e tento mostrar o caminho da luz ou de uma possível saída do escuro, (se é que me entendem)

[]'s
Creto


T+

Offline hrodwulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2015, 19:19 »
Pessoal, obrigado pela ajuda.
Eu descobri o problema, sim é o HD. Badblocks  :-\
Eu instalei o ubuntu no final do HD e aí realmente deu certo, mas agora eu gostaria de saber como faço para inutilizar esses espaços defeituosos do HD.

Valeu galera.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problema após a instalacão do Ubuntu 14.04 LTS - 32bit
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2015, 09:53 »
No mais, pergunto: você conferiu o md5 desta ISO? Gravou ela como reptindo a pergunta do Tota???

T+

Como hrodwulf disse que havia feito quatro tentativas e, em todas elas baixado a iso novamente, é praticamente impossível isso ser apenas problema com o MD5. Mas de todo jeito, vale a pena testar também.

No mais, para badblocks tem isso aqui:

http://www.diolinux.com.br/2014/05/verificando-badblocks-no-ubuntu.html

Eu tenho minhas dúvidas se o comando apenas verifica ou se marca os setores defeituosos também. Talvez o comando e2fsck seja mais indicado (executando a partir de uma iso em um DVD ou pendrive):

Código: [Selecionar]
sudo e2fsck -c [device]
Mas por enquanto, recomendo que você aguarde respostas mais precisas. Tem muita coisa na internet tambem para pesquisar sobre isso.

Mas de todo jeito, é importantíssimo que você faça backup dos seus dados.