Autor Tópico: Cabo conversor  (Lida 3287 vezes)

Offline El Misionero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Cabo conversor
« Online: 13 de Abril de 2015, 15:24 »
Boa tarde. Comprei recentemente um cabo conversor Multilaser USB x RJ45 Fêmea. Como faço para essa coisa funcionar no meu computador, que está com Ubuntu 14.04? Detalhe, minha placa de rede queimou, e eu estou sem acesso à internet. De modo que, se eu tiver que instalar alguma coisa pela mesma, estarei ferrado. Tem alguma maneira de destravar essa potroca? Obrigado.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Cabo conversor
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2015, 17:36 »
Boa tarde,

Primeiro de tudo, eu não tenho certeza se o que digo abaixo irá funcionar, estou apenas tentando ajudar enquanto algum usuário mais experiente não dá alguma contribuição.

Para um usuário de algum sistema Linux, é sempre essencial que antes de adquirir um produto, se pesquise antes se tal produto tem suporte ao sistema do pinguim. Isso porque, devido ao descaso das fabricantes do hardware com o sistema, muitas vezes não há suporte ao produto. Algumas vezes, esse produto é suportado apenas devido ao esforço da comunidade que tem de fazer engenharia reversa para que tal dispositivo funcione no sistema. Eu não tiro a razão dessas empresas, pois muitas vezes não é viável produzir um driver para um sistema que tem tão baixa adesão por parte dos usuários de computadores. Mas isso não é o tema do tópico.

Pesquisando aqui, na página da Multilaser sobre o dispositivo, é dito claramente que o dispositivo é compatível com Windows, mas não há nenhuma menção ao Linux. Assim, já temos um dado, a fabricante não dá suporte para o nosso sistema. Ainda assim e como eu já mencionei, é possível que exista um driver não oficial para o dispositivo. Pesquisando aqui, eu não encontrei nada relacionado à esse dispositivo em especifico, o que é mais uma má notícia. Entretanto, eu achei um tutorial com um dispositivo similar que diz o seguinte:

Citar
Apenas "espetar" o adaptador na porta USB não altera em nada o status de suas interfaces de rede. Para torná-la ativa, precisaremos carregar o módulo correspondente. Para isso, conecte o adaptador, espere 30 segundos, abra um terminal e digite o comando abaixo:

$ lsusb | grep Ethernet
Bus 006 Device 002: ID 0fe6:9700 Kontron (Industrial Computer Source / ICS Advent) DM9601 Fast Ethernet Adapter

Uma busca no google sobre o identificador "0fe6:9700", deu como driver compatível o "dm9601". Este localiza-se em "/lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/net/usb", onde há vários drivers para outros chipsets de mesma função.

Agora é só carregar o módulo desejado:

ubuntu
Código: [Selecionar]
sudo modprobe dm9601
Fonte: http://dicas-de-linux.blogspot.com.br/2011/07/instalar-adaptador-usb-rj45-hitto-no.html

Assim, para começar, faça o que é sugerido no texto e descubra qual o ID do seu dispositivo, depois pesquise se há driver para ele e carregue conforme explicado, no caso específico do hardware do tutorial, o driver já vem no sistema. Caso não ache nenhum driver compatível com esse dispositivo, achei mais uma possível solução, que é usar o driver para Windows via o Ndiswrapper. Aviso que aqui uma vez fazer isso fazia com que o sistema não iniciasse enquanto o dispositivo estava conectado ao computador (era um adaptador Wi-Fi USB), assim, faça por sua conta e risco: http://tuxfunny.blogspot.com.br/2010/03/como-instalar-um-adaptador-de-usb-para.html

Boa sorte!

Offline El Misionero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Cabo conversor
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2015, 16:01 »
Boa tarde. Eu tentei uma opção aparentemente mais fácil. O meu modem é um CISCO, modelo DPC3925, da NET. Eu tentei conectá-lo ao computador pelo USB, mas aquela potroca não funciona de jeito nenhum. As luzes da Ethernet (são quatro conexões) não acendem, e quando fazem isso, a luz é na cor laranja, indicando que há algum problema. E a do USB está do mesmo jeito. Eu cheguei a contactar a NET sobre o assunto, e quando o técnico veio ver o problema, ele disse que o problema era na placa de rede do meu computador. O que devo fazer ??? >:(

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Cabo conversor
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2015, 17:19 »
Boa tarde, como eu já explique eu não estou certo se o indicado foi correto. Estou apenas tentando ajudar. Pelo que eu li você disse claramente na primeira mensagem que sua placa de rede queimou. Se minha intuição estiver correta, o certo seria rodar o comando indicado na minha mensagem anterior para ver se o sistema detecta a placa de rede USB. Se não aparecer nada, rode o comando:

Código: [Selecionar]
lsusb
Isso listará todos os dispositivos USB conectados.

Para verificar sua placa de rede interna, rode o comando:

Código: [Selecionar]
lspci
Se ela aparecer em um dos resultados, o seguinte comando mostra mais detalhes sobre ela:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C network
E veja o quê está sendo reconhecido pelo sistema, veja se sua placa de rede interna ao menos é reconhecida e o dispositivo USB também. O dispositivo que você comprou serve como uma placa de rede USB, correto? É para isso que você queria ele, pois sua placa de rede queimou, correto? Então, ao meu ver, o correto é seguir as instruções da mensagem anterior e tentar usar ele. Se quer um caminho mais fácil, peça para um técnico verificar e se necessário fazer o concerto necessário do que estiver com problema. Se quer uma possível solução nesse fórum, tente o indicado.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 17:25 por MatheusWillder »

Offline El Misionero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Cabo conversor
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2015, 12:15 »
Eu não entendo. Eu, simplesmente, não entendo. No último sábado, eu tive uma idéia de "jerico". Eu resolvi inverter a ligação do cabo RJ-45 que vem junto com o danado do meu modem, Cisco DPC3925, e a minha placa de vídeo, que os "técos" da NET insistiam que havia queimado, voltou a funcionar!!!! O problema resolveu-se por si mesmo. Até agora, eu não entendo o que aconteceu, mas, pelo menos, voltamos a ter internet em casa.:-X

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Cabo conversor
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2015, 12:58 »
Muito bom, eu terminei sem entender direito o problema, pois estávamos falando da placa de rede e não da placa de vídeo, como você mencionou na última mensagem. Mas o importante é que agora funciona. Qualquer coisa é só dizer!

Offline El Misionero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Cabo conversor
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2015, 16:01 »
Perdoe-me. A emoção de ver a coisa finalmente funcionando foi tanta que eu troquei as bolas. Foi a placa de rede que voltou a funcionar. A placa de vídeo, realmente, não tem nada a ver com o peixe. Mas, que os "técos" em "formática" da NET comeram mosca, isso sim.