Autor Tópico: Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu  (Lida 19942 vezes)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #30 Online: 11 de Julho de 2015, 02:58 »
Só para tirar uma dúvida, digite.

sudo os-prober

Diga se acontece algo, pois o os-prober é o responsável por encontrar os sistemas do HD.
É só por desencargo mesmo, não tive oportunidade de lidar com sistemas uefi/secureboot.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #31 Online: 11 de Julho de 2015, 04:11 »
Tentando explicar melhor: o Super Grub2 Disk (e programas similares que mencionei) não depende do que está ou deixa de estar na MBR.
Ele próprio fará as vezes da MBR e irá desencadear o processo de boot.

É uma imagem iso que deve ser gravado em um pendrive ou cdrom para que ele próprio faça o boot (como se faz com um .iso live-iso do Ubuntu, por exemplo), ou seja, ele não depende de absolutamente nada que está no disco e, assim, não depende de nenhum sistema operacional.

O que ele faz em seguida é identificar os sistemas instalados e te dar a opção de acionar qualquer um deles, ou seja, se o Windows 7 que se supõe que esteja aí e não está gravando na MBR sabe-se lá porque, em tese pouco importa o "Super Grub2 Disk" irá dar partida nele, como poderá dar igualmente no Ubuntu instalado ou qualquer outro sistema operacional que existisse no disco.

Do MBR o que ele vai ler é a Tabela de Partições, que na essência é o endereço de onde começa e onde termina cada partição (informa também o tipo de filesystem, flag de boot, etc, que agora não vem ao caso), mas enfim, ele faz as vezes da área inicial de boot, que é o pedaço de 440 bytes do primeiro setor do primeiro disco do primeiro canal da controladora, que é a tal áre de boot do MBR.
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 04:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2015, 01:53 »
Retornando à linha original, que é diretamente recuperar o boot do Windows a partir dele próprio, acho que a solução pode ser usar o BCDboot no prompt de comando do Windows 7. Ele é nativo do Win7, está no disco de instalação e quando instalado está na path /Windows/System32.

Daí em diante é o detalhe de ver como aplicar o comando.

Veja aqui:

Opções de linha de comando do BCDboot

https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd744347%28v=ws.10%29.aspx

Nesse outro link tem um pequeno e simples roteiro prático, apenas tome cuidado com as letras das partições (quem é boot, quem é sistema), mas é simples.

Recuperar Partição de boot de 100 MB

http://www.compuword.com.br/news/2/Recuperar-Parti%E7%E3o-de-boot-de-100-MB.html

Se quiser aprofundar o entendimento e confirmar esse roteiro (deve) tem bastante material aí na net, basta pesquisar por BCDboot.

Acho que isso pode resolver e recuperar o boot do Win7, se der certo, aí sim depois vai para o Boot-Repair a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu;
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #33 Online: 28 de Julho de 2015, 01:07 »
Finalmente eu consegui acessar meu Windows depois de muita coisa feita e a solução me pareceu muito simples. Consegui adicionar o Windows7 pelo Grub Costumizer graças a paciência e ajuda do colega druidaobelix.

Porém agora está acontecendo algo estranho na hora de mudar de um sistema operacional para o outro, ou melhor, na hora de mudar do windows para o ubuntu.
Meu grub está dessa forma agora:

Se eu inicializar o ubuntu e reiniciar o computador ele estará sempre assim.

Porém ao inicializar o windows e reinicializar o computador o grub muda para essa imagem:

Note que a nomenclatura tanto do windows quanto do ubuntu mudam.
Se nessa imagem eu inicializar o windows, tudo acontece normalmente.

Porém se eu clicar para inicializar o ubuntu aparece uma das duas imagens abaixo:

ou

Nessas telas eu não consigo fazer nada, curioso que a luz do caps lock fica piscando. Para eu sair disso só mesmo segurando o botão liga/desliga do computador.

Ao liga-lo novamente vai diretamente para essa tela da grub onde posso iniciar qualquer um dos dois sistemas normalmente:


Não sei o que isso significa, também não sei se há alguma solução. Tenho medo de isso vir a comprometer alguma coisa futuramente.
Mas fiquei feliz por ter conseguido acessar os dois sistemas "normalmente".

Agradeço novamente ao druidaobelix.
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 17:55 por adrmalko »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2015, 03:14 »
Então, /adrmalko/,

Ótimo que tenha conseguido restaurar o acesso ao Windows como pretendia, entretanto, evidentemente ainda tem algo estranho por aí. Não digo que vá ter consequências futuras, talvez não tenha nenhuma, porém ainda assim é no mínimo esquisito o jeito como está.

No post #12 você disse:

Citar
[...] onde deve selecionar entre "legacy e UEFI" e o meu está selecionado "legacy".

Pelo seu relato o sistema foi instalado em Mode Legacy.
Em tese deveria ser possível - e mais adequado - instalar no Modo UEFI.

A funcionalidade UEFI existe nesse computador, em princípio não há porque não usá-la.

O que se sabe é que certas máquinas, por particularidades do fabricante, não tem jeito mesmo, no final das contas é necessário ficar no Mode Legacy, porém na grande maioria dos casos não, é sim possível instalar no Mode UEFI.

O Ubuntu é plenamente compatível com sistemas UEFI.

Certas coisas é necessário ir fazendo e ir aprendendo.

Fosse meu computador certamente reinstalaria tudo novamente, partindo do zero e usando o modo UEFI.

Claro que para isso há que ter disposição e alguma disponibilidade, além obviamente de um seguro backup dos arquivos pessoais, mas definitivamente não me contentaria em deixar o equipamento nesse estado de coisas. Isso é algo para fazer se e quando tiver disponibilidade, mas certamente eu faria.

Caso algum dia venha a fazê-lo, traga-nos os resultados, sempre aprendemos junto. :-)
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 11:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2015, 08:01 »
Claro. Venho pensando nisso desde o dia que aprendi sobre UEFI. Até então nem sabia dessa funcionalidade e por isso foi instalado no legacy Mode.
De qualquer forma vou tirar um dia e reinstalar tudo, tanto windows quanto ubuntu.
Mas por hora estou feliz e satisfeito de poder usar os dois sistema sem "maiores" problemas.