Autor Tópico: Liberar Portas + NAT + Telefonia  (Lida 1884 vezes)

Offline frodopuc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Liberar Portas + NAT + Telefonia
« Online: 07 de Abril de 2015, 12:20 »
Olá Pessoal, sou novato em Linux e acabei de começar numa empresa que já tinha um firewall instalado e configurado. Estou tentando entender a estrutura do firewall, pois o antigo analista nao trabalha mais aqui e deixou tudo funcionando do jeito que está.
Meu chefe vai colocar uma central telefonica nova e migrar a antiga. Nas especificações pedem que sejam liberadas as portas:
5060 até a 5070 TCP/UDP para sinalização SIP
E UDP 8766 até 35000 - audio RTP.

Eu estou tentando estudar mais e evoluir nos conhecimentos de iptables e cheguei nos possiveis comandos (sem ter certeza e ainda nao apliquei).
iptables -t nat -A PREROUTING -d 177.21.xxx.xxx -p tcp --dport 5060:05070 -j DNAT --to 10.0.xxx.xxx

Seria isso? E como eu faria para testar se abriu as portas?
ip externo valido é o 177.21
ip da central 10.0.... (rede local)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Liberar Portas + NAT + Telefonia
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2015, 11:18 »
Olá frodopuc,

Citar
Meu chefe vai colocar uma central telefonica nova e migrar a antiga. Nas especificações pedem que sejam liberadas as portas:
5060 até a 5070 TCP/UDP para sinalização SIP
E UDP 8766 até 35000 - audio RTP.
Hmmmmm. Se vc vai usar SIP, tem que estar preparado pras conexões paralelas que ele usa. Talvez vc precise usar algum módulo derivado do "conntrack".

Citar
Eu estou tentando estudar mais e evoluir nos conhecimentos de iptables e cheguei nos possiveis comandos (sem ter certeza e ainda nao apliquei).
iptables -t nat -A PREROUTING -d 177.21.xxx.xxx -p tcp --dport 5060:05070 -j DNAT --to 10.0.xxx.xxx

Seria isso? E como eu faria para testar se abriu as portas?