Autor Tópico: Chromium consumindo muita memória!  (Lida 3710 vezes)

Offline Yohanne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Chromium consumindo muita memória!
« Online: 30 de MAR?O de 2015, 21:13 »
Olá, sou iniciante no sistema Linux. Instalei o Ubuntu 14.04 LTS esses dias, e estou gostando muito.
Ao notar uma performance não tão boa do Firefox, decidi instalar o Chromium. Navego normalmente com ele, e com um desempenho muito bom. Porém, ao abrir o monitor do sistema, notei um consumo muito alto da memória RAM: são 7 processos ocupando, no total, em torno de 1 GB! Meu PC possui 8 GB de memória RAM e não fica lento com isso, mas é normal esse consumo? De extensões, tenho somente o AdBlock (o que não é Plus), e de plugins, o Chrome PDF Viewer, o Chromoting Viewer (desativado) e o Adobe Flash Player (PepperFlash).
Agradeço desde já.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2015, 21:37 »
O consumo para mim está exagerado. Mas também depende do que você está tentando fazer quando está apresentando esse consumo. Apenas navegando em sites? Quantas abas abertas? Vendo vídeos no YouTube? Se sim, qual a resolução?

Para começar, já vi muita gente recentemente reclamando do desempenho do Chrome, que está consumindo muita memória. Como o Chromium é a base para o Chrome, muito provavelmente ele sofre do mesmo problema. Além disso, o desempenho do Flash Player no Linux não é o mesmo do Windows, sendo inferior em recursos e mais comilão de RAM.

Não sei se isso é o suficiente para explicar tamanho consumo de RAM, aqui, no momento, no Firefox com 5 abas abertas, está consumindo de ~300 a ~380MB de RAM, de um total de 4GB. Para manter ele rápido, seguro e estável, eu tenho algumas medidas: apenas um complemento instalado (o Bamboo Feed Reader), e não tenho o Flash Player instalado, reproduzo apenas vídeos por HTML5.

Mas não posso afirmar nada, há tempos que não uso o Chrome/Chromium.
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 13:00 por MatheusWillder »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2015, 15:03 »
Não chega a ser um absurdo pro chrome/chromium, até diria que está normal. Fatores que influenciam: acessar páginas pesadas (a maioria dos blogs, facebook, youtube, gmail...), ficar com mais de uma aba aberta, usar extensões/plugins que consumem bastante memória (flash e AdBlock são exemplos clássicos -- uma alternativa pro Adblock que consome menos recursos é o ublock*) e deixar o navegador aberto por muito tempo.


* Veja que no gráfico deste desenvolver o chromium passou fácil da marca de 1GB.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2015, 18:49 »
Não chega a ser um absurdo pro chrome/chromium, até diria que está normal. Fatores que influenciam: acessar páginas pesadas (a maioria dos blogs, facebook, youtube, gmail...), ficar com mais de uma aba aberta, usar extensões/plugins que consumem bastante memória (flash e AdBlock são exemplos clássicos -- uma alternativa pro Adblock que consome menos recursos é o ublock*) e deixar o navegador aberto por muito tempo.


* Veja que no gráfico deste desenvolver o chromium passou fácil da marca de 1GB.

+1
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2015, 12:44 »
Esse é um dos principais motivos das distros mais recentes, as quais vêm com versões mais novas dos browsers, exigirem bem mais memória RAM.

Por isso os requisitos mínimos, mesmo para distros que utilizam ambientes mais leves como LXDE e XFCE, têm aumentado tanto ultimamente.

Ossos do ofício.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2015, 15:05 »
Olá Yohanne

Recentemente saiu uma extensão do google com o nome de Economia de dados , ela esta na Web store do google. Eu estou usando ela no chrome mais acredito que no chromium também funcione. Eu uso somente esta extenção , antes usava adbloock com ela mais notei que ele interferia na velocidade do navegador. Ela diminui muito o consumo de memoria do navegador, sugiro que teste.

Aqui vai algo sobre : http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nova-extensao-para-chrome-deixa-acesso-a-internet-mais-rapido/47593
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 15:08 por Tiago Melo »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 15:28 »
Boa tarde, Tiago Melo.

Pelo que consta na página que você passou e em outras que falam sobre essa extensão o consumo reduzido é o de dados, não o de memória RAM, você fez testes que comprovam isso? Quanto o navegador usa de RAM com a extensão desativada e com ela ativada?

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Chromium consumindo muita memória!
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2015, 16:19 »
Olá

Na verdade me empolguei e passei uma informação equivocada. A extensão não diminui o consumo de memoria  ela comprime os dados deixando a navegação mais rápida. No meu caso eu uso Gnome Ubuntu 32 bits tenho 2GB de ram e memoria gráfica padrão , e eu uso varias coisas ao mesmo tempo como tocadores de áudio, o Deluge, as vezes videos tudo ao mesmo tempo. Antes de usar extensão o Chrome travava muito o ambiente nestas condições, o que ate agora  não observei isto. Para um menor consumo de memoria eu acho que a melhor opção é o Firefox ou Midori.