Autor Tópico: Como colocar meu servidor na internet  (Lida 9174 vezes)

Offline Welinton01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Como colocar meu servidor na internet
« Online: 29 de MAR?O de 2015, 18:49 »
Configurei um servidor com o Ubuntu Server 14.04 ele funcionou na rede interna direitinho, eu configurei um ip interno fixo para o servidor e habilitei o servidor no DMZ do roteador porém não consigo ter acesso a ele de uma rede externa e quando vou fazer teste em alguns site para ver se a porta 80 está habilitada, ele diz que está fechada, tentei apenas habilita a porta 80 pelo roteador para meu servidor, sem utilizar o DMZ e continua falando que a porta 80 está fechada, ja desliguei o firewall que tinha instalado no servidor e continua a mesma coisa, quando eu acesso meu ip externo pela minha propria rede tudo funciona normal, mas quando tento acessar pela internet do meu celular não da certo, configurei o servidor no no-ip, mas também só consigo usar o serviço da no-ip usando minha rede interna, quando uso a internet do celula não vai, troquei o roteador e támbem não deu certo, o que eu posso fazer para colocar meu servidor na internet.


Offline ragazzid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • RagazziD
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2015, 16:18 »
Considerando que você tenha feito tudo direito, tente colocar uma porta diferente da porta 80, tente 8090 ou 8769 (aleatórias), pois as vezes o seu ISP bloqueia as portas padrões.
ex:
Configure uma regra de redirecionamento, se alguem bater no seu ip público na porta 8090 ele encaminha a info pro seu servidor na porta 80.

Ah, tenha certeza de ter acesso direto a internet (sem ser por uma rede compartilhada, tipo redes a rádio).
--- RagazziD ---

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2015, 23:36 »
Há uma grande probabilidade que seu provedor de internet não permita esse tipo de conexão.
Normalmente a liberação de conexão de entrada para a porta 80 está atrelada a planos comerciais (mais caros) e fornecimento de ip fixo. Se for isso, e provavelmente é, será necessário liberar e usar a porta 8080.

O recurso DDNS do seu roteador deve estar ativado e logado no serviço No-IP.

Em alguns roteadores esse recurso DDNS vem pré-definido para permitir assinalar um host e domain name para um DDNS. Por exemplo, num TP-Link TL-WR641G/TL-WR642G que há aqui, o Service Provider definido é o DynDns (www.dyndns.org), o PeanutHul e o Comexe, ou seja, apenas essas 3 opções fixas, portanto, nesse roteador, não há embarcado de fábrica a opção para o No-IP, logo, não há como logar e mantê-lo logado no serviço No-IP fazendo permanentemente a atualização do ip dinâmico fornecido pelo seu provedor de acesso.

Nesses casos, onde não há a opção No-IP embarcada e já que você escolheu fazer por ele, será necessário rodar de forma permanente um software fornecido pelo No-IP para o Ubuntu, que é o "Linux Dynamic Update Cliente on Ubuntu", ou seja, esse pacote irá fazer a função que o roteador não faz.

Se o caso, obtenha esse pacote e siga as instruções de instalação da página:

How to Install the Linux Dynamic Update Client on Ubuntu

http://www.noip.com/support/knowledgebase/installing-the-linux-dynamic-update-client-on-ubuntu/


Forwarding - Virtual Servers (ou algo semelhante) no seu roteador precisa estar liberando a porta 8080

exemplo:

Service Ports : 8080
IP Address 192.168.1.110
Protocol: TCP
Status: Enabled

O seu endereço de internet para acesso, a ser digitado no navegador para quem está externamente acessando, isto é, para acesso através da Internet, passará a ser o seu_nome cadastrado no domain name do No-IP seguido da indicação de porta 8080, por exemplo:

www.meu_name.no-ip.org:8080


Sem colocar o :8080 da forma acima não acessa, então esse será o endereço que você deve usar.

A conexão é pouco eficiente pois depende da velocidade de upload fornecida pelo seu provedor de acesso ( e não da velocidade de download), que geralmente é muito pequena e fará com que a abertura de páginas seja lenta, muito lenta.

A ideia geral é essa, não tenho isso instalado no momento, aliás, faz muito, mas muito tempo mesmo que usei isso apenas como exercício de funcionalidade e ainda com o DynDns, ou seja, nunca fiz de fato com o No-IP, daí faltar-me o caso concreto para poder auxiliá-lo melhor.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 14:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2015, 13:20 »
Um lembrete: após o registro no DNS Server do No-IP existe uma demora de 24-48 horas para propagação da alteração pela internet.
O sistema deles parece que exige um login no site do No-IP pelo menos cada 30 dias para manter o serviço operacional, sem o que o seu cadastro é tornado não operacional e você perde a funcionalidade.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2015, 14:14 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Welinton01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2015, 18:07 »
Eu usei o client do NO-IP no ubuntu e no windows mas o meu acesso só funciona na rede interna, eu fui em um site para scannear portas e a 80 esta fechada, mesmo eu liberando no computador e no roteador, mas a porta 8090 está aberta, só que eu ainda não consegui testar ela acessando ela de outra rede

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2015, 19:08 »
Como já dito, a porta 80 possivelmente sempre estará mesmo inoperante em razão do bloqueio do seu provedor de internet.

Quando fiz instalei no Ubuntu um servidor Web e operando através da porta 8080, como já mencionei.

Como no caso usei o DynDns cuja feature já está no roteador, não foi preciso usar nenhum outro software como o cliente do No-IP, mas não creio que seja realmente esse o problema.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

daniloratueira

  • Visitante
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2015, 21:58 »
vc liberou as portas no router ?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2015, 00:08 »
No roteador quanto à porta, como já mencionado, apenas dessa forma:

Forwarding - Virtual Servers

Service Ports : 8080
IP Address 192.168.1.110
Protocol: TCP
Status: Enabled

No seu router deve existir algo semelhante a isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2015, 14:30 »
Apenas para esclarecer a questão da configuração do roteador.

Como conceito geral um roteador, em princípio, controla o fluxo de dados de um conjunto de máquinas.

Nas conexões de saída ele recebe um pedido identificado, isto é, ele sabe de qual máquina que ele controla veio aquele pedido.
O roteador então passa o pedido adiante, por exemplo, para um site de internet e quando recebe a resposta ele sabe a qual máquina deve encaminhar a resposta, que é aquela que fez o pedido.

Entretanto, nas conexões de entrada, por exemplo recebendo um pedido a partir da internet, portanto exterior à rede controlada pelo roteador, a coisa é um pouco diferente, pois ao receber uma requisição o roteador não sabe para qual das máquinas que ele controla deve encaminhar aquela requisição;

É para isso que serve o Forwarding, que é o encaminhamento, pois em algum lugar há a necessidade de falar ao roteador o que é que ele deve fazer com aquele pedido recebido da internet, isto é, para qual das máquinas deve encaminhar o pedido, já que o fluxo é de fora para dentro.

Essa é a razão pela qual o IP interno do servidor precisa ser fixo (no exemplo apresentado, o 192.168.1.110), pois os roteadores mais simples geralmente não permitem configuração por nome, então o IP precisa ser fixo.

O que o Forwarding no caso apresentado está dizendo é que os pedidos recebidos através da porta 8080 (ou qualquer outra que seja possível no seu sistema), usando o protocolo TCP devem ser encaminhos à maquina cujo IP é 192.168.1.110 (que pode ser qualquer outro número compatível de IP da sua rede interna).

Se não existisse essa informação no roteador ele simplesmente não saberia o que fazer com o pedido recebido a partir de fonte externa, a partir da internet.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Welinton01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como colocar meu servidor na internet
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2015, 20:08 »
Eu consegui trocando a porta, eu fiz teste com windows usando a porta 8090 e deu certo, obrigado pela ajuda