Autor Tópico: Freeze Ubuntu  (Lida 6006 vezes)

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Freeze Ubuntu
« Online: 27 de MAR?O de 2015, 22:51 »
Olá pessoal,

sou novo no forum e iniciante no mundo Ubuntu. Apesar de já ter um pouco de contato com o sistema, não possuo ele instalado em minha máquina pessoal atualmente.

Tentei migrar para o Ubuntu duas (2) vezes, ambas com falha. Possuo um notebook Dell Inspiron 1525, e, infelizmente, o Ubuntu literalmente "trava" durante a utilização normal.

Pelo oque pesquisei na primeira vez que tentei (Ubuntu 14.02) cheguei a conclusão que o problema estava relacionado com o driver da placa de vídeo do meu notebook (Intel 965 Express Chipset Family) que ainda não tinha suporte.

Hoje tentei novamente instalar o Ubuntu com a esperança de que o novo release do Intel Graphics ( 1.0.8 ) para a versão 14.10 resolve-se de vez o meu problema. Aparentemente o problema ficou mais sério, pois antes o freeze do sistema ocorria, geralmente, durante a execução de vídeos, agora até mesmo utilizando o navegador o sistema congela.

Alguém tem alguma ideia ou solução para esse meu problema?

Obrigado!

EDIT: Esqueci de mencionar que instalei ele em dual boot com meu Windows 7
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2015, 22:53 por IuriC »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2015, 23:51 »
Essa nova versão do Driver da Intel dá suporte a essa placa de vídeo antiga?  Afinal são 7 anos desde o lançamento só deste Notebook.

O travamento com navegadores é um velho conhecido. Tem que desabilitar a aceleração de vídeo via hardware  do navegador!

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2237549

Tem pau com o Mplayer também. Leu no site da Intel?

https://01.org/linuxgraphics/downloads/2015/intelr-graphics-installer-linux-1.0.8


A maior fonte de informação vem do Fórum Francês do Ubuntu: http://doc.ubuntu-fr.org/dell_inspiron_1525

Meu Francês nem anda enferrujado pois não sei nada mesmo!  :P

Ele sugere atualizar a BIOS do Notebook?

Tem até um  PPA pra ajudar com suporte a hardware dele: https://launchpad.net/~dell-team/+archive/ubuntu/ppa


Olha, já tentou outra distribuição? O Ubuntu não é feito para hardware antigo. Depois do kernel 3.10 muita coisa antiga deixou de ser suportada! Já tentou o pai dele?  O Debian?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2015, 00:45 »
galactus,

se não me engano eu cheguei a tentar o Fedora e o Elementary na primeira vez e, se não tive o problema de freeze, o sistema ficou extremamente lento. O Debian não cheguei a tentar não.. Baixei o Fedora atual agora e vou instalar e testar sem os drivers e depois instalar os drivers da Intel para a distribuição dele.

Obrigado pelos links, meu francês está igual ao seu  ;D , vou tentar ler aqui.

Acho que me expressei errado como sendo "iniciante no Ubuntu", na verdade sou iniciante no Linux mesmo, então a maioria das informações que você passou eu não tinha conhecimento!

Vou começar instalando o Fedora e vejo se os problemas vão se repetir e retorno no post com os resultados.

Obrigado!

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2015, 02:28 »
Os problemas que relataram nesse post em que você me passou são exatamente os mesmos problemas que tive na minha primeira tentativa. Fui infeliz na minha busca :-[

Antes de instalar o Fedora, como comentei, vou dar mais um teste no Ubuntu e ver se consigo repetir os mesmos resultados deles.

Me recomenda instalar o 14.04.2 ou o 14.10? O 14.10 tem suporte dos drivers da Intel, mas não sei dizer ainda a diferença de performance com e sem esses drivers.

Obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2015, 03:41 »
Instale a versão 14.04.2 que é LTS e muito mais estável.

Não é necessário instalar absolutamente nenhum driver extra, deixe tudo com o padrão de instalação do Ubuntu.

O driver de vídeo utilizado por padrão é o i915 e não é necessário nada além.

Estou realmente estranhando essa dificuldade na sua máquina.

Tenho aqui um exatamente igual Dell Inspirion 1525, já com a tampa meio quebrada de tanto tombo que levou ao longo da vida útil de excelentes serviços prestados e funciona tudo, absolutamente tudo sem nenhum problema e apenas com a instalação padrão.

Nessa mesma máquina, em outra partição (multiboot) instalado um Fedora 20 também totalmente operacional e sem nenhum problema.

Aliás, ele só funciona mal, muito mal mesmo, no Windows Vista que veio com ele e também continua instalado, com o tempo ficou pesado, enroscando, muito lento, porém no Linux Ubuntu e Fedora está uma maravilha, totalmente operacional, se colocar um Lubuntu então, vai voar.

Qual a configuração dessa máquina, especialmente processador e quanto de ram para que possamos comparar?

Este aqui possui a seguinte configuração:

CPU: Core2Duo T7250@2.00GHz; chipset ICH8; ram: 2GB;; display 15" @resolução 1280x800pixels; VGA Intel GM965/960; hd Seagate 7200rpm.

« Última modificação: 28 de MAR?O de 2015, 15:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2015, 10:10 »
Eu tenho essa placa de video aqui no meu note, ela e umas das mais estaveis no linux, tbm pelo fato dela ser bem antiga e bem suportada. O amigo Iuri ja considerou que o problema pode estar em outro componente? de uma olhada nos logs d maquina se tem alguma coisa estranha, mantenha o log aberto enquanto vc usa a maquina e quando der a travada vc da uma olhada, se for DELL eles sao geralmente bem suportados no Ubuntu.

teste tbm emmodo live com um pendrive apra ver se o problema ocorre.

platao@platao-ubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary) (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (secondary) (rev 03)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 6 (rev 03)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA Controller [AHCI mode] (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR242x / AR542x Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
04:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller (rev 14)
0b:09.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCIxx12 Cardbus Controller
0b:09.1 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments PCIxx12 OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller
0b:09.2 Mass storage controller: Texas Instruments 5-in-1 Multimedia Card Reader (SD/MMC/MS/MS PRO/xD)
0b:09.3 SD Host controller: Texas Instruments PCIxx12 SDA Standard Compliant SD Host Controller
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2015, 10:13 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #6 Online: 28 de MAR?O de 2015, 16:43 »
druidaobelix,

a configuração da minha máquina é: Core2Duo T5800@2GHz, 3GB RAM, Mobile Intel 965 Express Chipset Family, ICH8, Western Digital Scorpio Blue WD2500BEVT 250GB 5400RPM. Uso o Windows 7 a aproximadamente 4 anos nela e roda muito bem.

Vou reinstalar o Ubuntu 14.04.2 e não instalar o driver. Você chegou a ter o problema de travar o sistema quando vendo vídeo ou no chrome?

platao,

meu note já é bem antigo (comprei inicio de 2009), então não descarto a possibilidade do problema ser em outro componente. Como faço para ver o log da máquina?

Obrigado!

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2015, 01:34 »
Instalei o Ubuntu 14.04.2 e por enquanto não tive nenhum problema de freeze!!

Acredito que o problema era na utilização do Chrome e na instalação dos drivers da Intel. Não instalei os drivers e agora estou utilizando o Firefox.

Ainda estou sentindo o sistema um pouco "lento", mas acredito que possa ser a máquina, apesar de rodar o Win7 normal..

Obrigado a todos que ajudaram e opinaram.

 ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2015, 03:22 »
Existe uma diferença entre as máquinas quanto ao processador (T5800 x T7250), o que nessa altura pode sim fazer alguma diferença, já que não podemos deixar de considerar que a série Core2Duo está largamente ultrapassada. De toda forma, com um equipamento já assim limitado é não abusar da multitarefa, não sobrecarregar excessivamente pois começa mesmo a dar problema em razão da limitação de potência de processamento.

Citar
Você chegou a ter o problema de travar o sistema quando vendo vídeo ou no chrome?

Nesse aqui não trava, pode rodar qualquer vídeo sem problema.
Fiz vários testes com diversos vídeos, alguns bem pesados (tipo VEVO) e rodou tranquilamento, sem nenhum travamento.

Não tinha o Chrome nessa máquina, então em razão deste tópico instalei e também testei.
Igualmente rodou sem problemas, nenhum travamento, em algumas circunstâncias até mesmo melhor que o Firefox em razão do Flashplayer desse último não ter mais atualização (isso para alguns sites), entretanto, por exemplo no VEVO, fazendo um acompanhamento da utilização da CPU pelo Monitor do Sistema, o uso dos dois cores ficava entre 70% e 80%, o que claramente significa um quase esgotamento da capacidade de processamento, ou seja, se adicionar mais tarefas para execução simultânea corre o risco de lentidão.

Na essência é isso, funciona muito bem, porém há que se levar em conta que já se trata de equipamento antigo e com relativo pouco poder de processamento para o ambiente atual, notadamente para o Ubuntu-Unity, que é um sistema operacional moderno e sofisticado, com inúmeros recursos gráficos avançados, o que obviamente, como qualquer sistema moderno, pede poder de processamento.

Já que estava testando, fiz também um live-iso com o Lubuntu, que nunca havia rodado nesse Dell Inspiron 1525 e experimentei.
Rodou bem, muito bem. Instalei o Chrome nele, rodou liso todos os vídeos, sem problemas, sem nenhum engasgo.
O Lubuntu é mais leve e pede muito menos recursos gráficos do equipamento, perde-se na estética, ganha-se muito na funcionalidade.
Acho que vale a pena você ao menos experimentar, monte um live-iso e faça o teste.


« Última modificação: 29 de MAR?O de 2015, 12:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mazzini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2015, 08:38 »
Galera, seguinte, sou usuário Ubuntu há 6 anos, desde o 8 até o 14.04 estava uma maravilha.
Mas aí aconteceu que trocaram o roteador de onde eu moro, e só meu computador não consegue conectar (ao roteador msm, ele reconhece, tenta conectar e fica pedindo a senha, que tenho certeza ser a certa).
Decidi, então, formatar o computador e instalar o ubuntu 14.10 (estava usando o 14.04). Não resolveu o problema, mas sei que não faz parte desse tópico. O problema é que ele trava quando uso alguns vídeos da internet, ou qdo entro no google apps. Ele trava da seguinte forma, o fundo de tela não desaparece, mas as janelas ficam aparecendo e sumindo e a barra superior do ubuntu simplesmente desaparece. Já deixei ele ligado assim por uma hora, mas não volta ao normal. Tenho um Dell Inspiron 1525.
Alguma dica??? Alguém pode me ajudar com o problema de conexão também? (O problema de conexão vou postar em outro tópico, mas se alguém puder me ajudar, agradeço)
Vou insistir no ubuntu, pois depois que saí do windows meu note qse saiu da mesa correndo de tão rápido que ficou rs
Agradeço e espero retorno.
Rodrigo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #10 Online: 29 de MAR?O de 2015, 13:20 »
Então, /Mazzini/,

E qual é a configuração desse seu Dell Inspiron 1525, principalmente processador, memória ram e placa gráfica?

Claro que antes de mais nada precisa resolver a questão do acesso à internet, sem o que não haverá sequer como usar os vídeos de internet.

De toda forma, já que há um problema, melhor voltar à versão 14.04, que é LTS, suporte de longo prazo, e muito mais estável. A versão 14.10 é transitória e novidadeira, serve exatamente para que sejam feitas experiências de novas tecnologias, novos conceitos no Ubuntu, o que funciona bem é aprovado vai para a próxima LTS o que funciona mal é descartado.

É importante que após a instalação o sistema seja atualizado para implementar as inúmeras correções efetuadas ao longo desse último ano desde o lançamento.

Depois que você tiver sua conexão à Internet de volta, procure testar com outro navegador para ver se o problema de travamento ocorrer, pode usar no Firefox que é o padrão, mas também no Chrome, baixado direito do Google e ainda no Opera, para que se possa comparar e restringir a análise do problema.

Procure ainda acompanhar o uso com o "Monitor do Sistema" aberto e verifique se está havendo uso excessivo do processador. Em determinadas circunstâncias isso pode ocasionar instabilidade e o escurecimento da janela, que fica indo e voltando, isto é, escurece e clareia de forma contínua e alternada, mas não permite fazer mais nada na janela.

Durante um tempo observei esse comportamento no Ubuntu e verifiquei que era possível corrigir alterando a prioridade de processamento de um determinado processo que estava envolvido, porém adiante essa questão foi automaticamente corrigida pelas atualizações normais do sistema.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline IuriC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2015, 04:24 »
druidaobelix,

Pretendo baixar o Lubuntu e fazer o teste depois.

Até o momento o Ubuntu ainda segue firme e forte, considero uma vitória  :D

Finalmente posso seguir no aprendizado.

Obrigado pelas dicas!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Freeze Ubuntu
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2015, 10:10 »
Tenta esses dicas aqui do Druidao apra deixar o Unity mais esperto""

Bem, vamos à implementação:

Instale o CompizConfigSettingsManager (Gerenciador de Configurações do CompizConfig), pela Central de Programas do Ubuntu (digite compizconfig na caixa de pesquisa).

Alerta!!: Essa ferramenta de configuração é complexa e pode ocasionar grande estrago no sistema se usada inadequadamente.
Jamais desabilite de forma completa a opção "Ubuntu Unity Plugin", pois irá quebrar o sistema de uma forma irreversível e irrecuperável.

Cuidado com as opções cruzadas, que são dependências dos plugins, para desabilitar isso, precisa desabilitar aquilo, salvo quando expressamente indicado, não faça pelas opções gerais, faça item a item.

O painel CompizConfig é subdividido em categorias.

Ao clicar sobre algum ícone, dentro dele, no lado esquerdo inferior, existe o botão 'Voltar".

Valores que possuem um botão do tipo seta apontada para o valor e com um X dentro, ao clicar no X retorna o valor padrão.

Itens não referenciados na lista abaixo permanecem com o padrão da instalação.

1. Geral
1.1 Comandos --> nada a alterar
1.2 Compatibilidade Gnome -- desabilitado total
1.3 Composite
1.3.1 Geral
1.3.1.1 Animações Lentas --> Desabilitado
1.3.1.2 Taxa de Atualização --> 1
1.4 Copy to texture --> desabilitado
1.5 OpenGL
1.5.1 Geral
1.5.1.1 Filtro de Textura --> Rápido
1.5.1.2 Sincronizar a VBlank --> desabilitado
1.5.1.3 Fremebuffer object --> desabilitado
1.5.1.4 Vertex buffer object --> experimente desabilitar, aqui não deu certo, originou uma tela preta na abertura de programas.
1.5.1.5 Always use buffer swapping --> desabilitado
1.5.1.6 X11 Sync objects --> desabilitado
1.6 Opções Gerais --> nada a alterar

2. Acessibilidade
2.1 Enhanced Zoom Desktop --> Desabilitado (total)

3.Área de Trabalho
3.1 Desktop Wall --> nada a alterar
3.2 Expo --> nada a alterar
3.3 Ubuntu Unity Plugin --> NUNCA desabilitar de forma geral
3.3.1 General
3.3.1.1 Panel Opacity --> 0,0000
3.3.1.2 Panel Opacity for Maximized Windows Toogle --> assinalar
3.3.1.3 Dash Blur --> No Blur
3.3.2 Decorations
3.3.2.1 Shadow X offset --> 0
3.3.2.2 Shadow Y offset --> 0
3.3.2.3 Active window shadow radius --> 1
3.3.2.4 Inactive windows shadow radius --> 1
3.3.3 Launcher
3.3.3.1 Launcher Opacity --> 0,0000
3.3.3.2 Launcher icon Backlight Mode --> Backlight Always Off
3.3.3.3 Launcher icon Launch Animation --> None
3.3.3.4 Launcher Icon Urgent Animation --> None
3.3.4 Menus
3.3.4.1 Menus Fade-in Duration --> 0
3.3.4.2 Menus Fade-out Duration --> 0
3.3.4.3 Menus Discovery Duration --> 0
3.3.4.4 Menus Discovery Fade-in Duration --> 0
3.3.4.5 Menus Discovery Fade-out Duration --> 0
3.3.5 Switcher
3.3.5.1 Show live previews of windows in the Switcher --> desabilitado
3.3.5.2 Timed automatic to show live previews in the Switcger --> desabilitado
3.3.5.3 Bias alt-tab do prefer windows on the current viewport --> desabilitado
3.4 Viewport Switcher --> nada a alterar

4. Efeitos
4.1 Animations --> desabilitado (total)
4.2 Decoração da Janela --> desabilitado (total)
4.3 Janelas Desvanecidas --> desabilitado (total)

5. Carregamento de Imagem
5.1 PNG --> nada a alterar

6. Utilidade
6.1. Compiz Library Toolbox --> nada a alterar
6.2. Filtragem através de expressões regulares --> nada a alterar
6.3. Mouse position polling --> nada a alterar
6.4. Session Management --> nada a alterar
6.5. Soluções --> nada a alterar

7. Gerenciamento de Janelas --> nada a alterar
obs: essa categoria precisa ser melhor explorada com testes

8. Sem categoria
8.1. Unity MT Grab Handles --> nada a alterar
obs: também faltou ver melhor essa categoria.

É apenas um método de tentativa e erro, possivelmente não são realmente necessárias todas essas alterações e eventualmente alguma que pudesse ser útil para evitar o travamento deixei passar, a questão precisa ser aprofundada com mais trabalho e melhores testes.

Assim, considere esse rol acima apenas como um indicativo, um espelho do que foi feito aqui e que, afinal, acabou tornando usável o Ubuntu Unity, que antes disso estava totalmente não operacional em razão dos travamentos freezers da tela.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116552.msg642248.html#msg642248
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997