Autor Tópico: Servidor Linux Ubuntu 11.04  (Lida 3650 vezes)

Offline Emers_ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Online: 24 de MAR?O de 2015, 20:44 »
Galera, sou leigo em Linux, e no serviço tem um servidor com o Linux Ubuntu 11.04. Precisava de algum tutorial de acesso, pois tenho os dados de login, mas não entendo nada sobre os comandos.

Alguém poderia ajudar?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2015, 22:36 »
Existem pelo menos uns 300 comandos em terminal para utilização do GNU/Linux.

Dá para ser mais especifico? Se quer aprender um pouco sobre linha de comandos, recomendo a leitura do guia foca Linux, disponível gratuitamente na rede.

Offline Emers_ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2015, 22:47 »
Existem pelo menos uns 300 comandos em terminal para utilização do GNU/Linux.

Dá para ser mais especifico? Se quer aprender um pouco sobre linha de comandos, recomendo a leitura do guia foca Linux, disponível gratuitamente na rede.


Bom amigo, como eu disse, sou extremamente leigo, na tela onde coloco o login e senha, logo após fazer isso, eu esperava que fosse abrir um sistema operacional, mas pelo que vejo, apenas libera linhas para comandos, é assim mesmo?

Eu precisava dar uma olhada nas faixas de ips...

estou dando uma olhada no foca linux... obrigado pela dica.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 24 de MAR?O de 2015, 23:16 »
Sim, é isto mesmo.

O Ubuntu server não vem com ambiente gráfico instalado.

Se quer ver faixas de ip, devem estar declaradas no arquivo iptables.

Mas para chegar ao iptables, é preciso conhecer os comandos de navegação em diretórios e também utilizar um leitor de textos como o pico ou o nano para ser possível a leitura de seu conteúdo, ou ainda utilizar os comandos de redirecionamento como por exemplo uma impressora.

Offline Emers_ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2015, 00:10 »
Sim, é isto mesmo.

O Ubuntu server não vem com ambiente gráfico instalado.

Se quer ver faixas de ip, devem estar declaradas no arquivo iptables.

Mas para chegar ao iptables, é preciso conhecer os comandos de navegação em diretórios e também utilizar um leitor de textos como o pico ou o nano para ser possível a leitura de seu conteúdo, ou ainda utilizar os comandos de redirecionamento como por exemplo uma impressora.


Bom, só de você me dizer que não possui ambiente gráfico, já me ajudou bastante. Então para poder "navegar" e fazer alterações neste servidor, não me adianta ficar procurando tutoriais na internet, precisaria de um curso mais complexo, não é mesmo?

E se eu colocar no lugar deste servidor, um rb mikrotik? Já que ele está apenas fornecendo ips e bloqueando sites, coisa que pode ser feita também com a rb, ou pode não dar certo?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2015, 13:16 »
(...)
E se eu colocar no lugar deste servidor, um rb mikrotik? Já que ele está apenas fornecendo ips e bloqueando sites, coisa que pode ser feita também com a rb, ou pode não dar certo?

Muito vaga sua questão, pois um "servidor" linux pode ter diversos serviços rodando, qual seria no caso sua função específica? Proxy, roteamento, controle de banda, cache, etc..., etc..., etc...?

Dependendo o que seja, sim, ele pode ser substituido por um mikrotik (que na verdade também é um linux), mas em outros casos não.

Offline Emers_ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 27 de MAR?O de 2015, 00:30 »
(...)
E se eu colocar no lugar deste servidor, um rb mikrotik? Já que ele está apenas fornecendo ips e bloqueando sites, coisa que pode ser feita também com a rb, ou pode não dar certo?

Muito vaga sua questão, pois um "servidor" linux pode ter diversos serviços rodando, qual seria no caso sua função específica? Proxy, roteamento, controle de banda, cache, etc..., etc..., etc...?

Dependendo o que seja, sim, ele pode ser substituido por um mikrotik (que na verdade também é um linux), mas em outros casos não.

Só para esclarecer, a empresa onde trabalho rompeu o contrato com a prestadora de serviços de informática, porque eram de outra cidade. Então como eu fazia alguns concertos básicos, eles estão querendo que eu fique mais por dentro da rede.

Mas pelo que falaram, este servidor apenas está distribuindo ips e fazendo bloqueio de sites. Tem um programa em uma máquina rodando, que faz o backup diariamente. A minha ideia era colocar um mikrotik (que pelo menos sei mexer) distribuindo os ips e fazendo o bloqueio...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 27 de MAR?O de 2015, 08:19 »
(...)
E se eu colocar no lugar deste servidor, um rb mikrotik? Já que ele está apenas fornecendo ips e bloqueando sites, coisa que pode ser feita também com a rb, ou pode não dar certo?

Muito vaga sua questão, pois um "servidor" linux pode ter diversos serviços rodando, qual seria no caso sua função específica? Proxy, roteamento, controle de banda, cache, etc..., etc..., etc...?

Dependendo o que seja, sim, ele pode ser substituido por um mikrotik (que na verdade também é um linux), mas em outros casos não.

Só para esclarecer, a empresa onde trabalho rompeu o contrato com a prestadora de serviços de informática, porque eram de outra cidade. Então como eu fazia alguns concertos básicos, eles estão querendo que eu fique mais por dentro da rede.

Mas pelo que falaram, este servidor apenas está distribuindo ips e fazendo bloqueio de sites. Tem um programa em uma máquina rodando, que faz o backup diariamente. A minha ideia era colocar um mikrotik (que pelo menos sei mexer) distribuindo os ips e fazendo o bloqueio...

Se os serviços executados são apenas servidor DHCP e talvez um proxy/Squid, sim você pode substiruí-lo tranquilamente por um Mikrotik (porem eu optaria por aprender a trabalhar com este servidor, conhecimento adicional nunca é demais.

Agora quanto ao Backup eu não entendi, este serviço é executado também neste mesmo servidou ou em outro computador? (Nisso o Mikrotik já não poderia ajudar)

Offline Emers_ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor Linux Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 30 de MAR?O de 2015, 16:52 »
(...)
E se eu colocar no lugar deste servidor, um rb mikrotik? Já que ele está apenas fornecendo ips e bloqueando sites, coisa que pode ser feita também com a rb, ou pode não dar certo?

Muito vaga sua questão, pois um "servidor" linux pode ter diversos serviços rodando, qual seria no caso sua função específica? Proxy, roteamento, controle de banda, cache, etc..., etc..., etc...?

Dependendo o que seja, sim, ele pode ser substituido por um mikrotik (que na verdade também é um linux), mas em outros casos não.

Só para esclarecer, a empresa onde trabalho rompeu o contrato com a prestadora de serviços de informática, porque eram de outra cidade. Então como eu fazia alguns concertos básicos, eles estão querendo que eu fique mais por dentro da rede.

Mas pelo que falaram, este servidor apenas está distribuindo ips e fazendo bloqueio de sites. Tem um programa em uma máquina rodando, que faz o backup diariamente. A minha ideia era colocar um mikrotik (que pelo menos sei mexer) distribuindo os ips e fazendo o bloqueio...

Se os serviços executados são apenas servidor DHCP e talvez um proxy/Squid, sim você pode substiruí-lo tranquilamente por um Mikrotik (porem eu optaria por aprender a trabalhar com este servidor, conhecimento adicional nunca é demais.

Agora quanto ao Backup eu não entendi, este serviço é executado também neste mesmo servidou ou em outro computador? (Nisso o Mikrotik já não poderia ajudar)

Quanto ao backup, esta sendo executado em outra máquina, só fiquei na dúvida se trocando este servidor pelo mkt, se poderia interferir em algo...

Mas para que eu aprenda a trabalhar com este servidor, como que faço? Procuro pelo que na internet?