Autor Tópico: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar[Resolvido]  (Lida 3923 vezes)

Offline Fekatur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar[Resolvido]
« Online: 20 de MAR?O de 2015, 23:22 »
Olá a todos,

Tenho um notebook vindo do EUA recentemente, Lenovo flex2-15. Intel® Core™ i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4, 6gb de RAM, graphic Intel Full HD

02:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8723BE PCIe Wireless Network Adapter
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 10)

kernel: 3.16.0-31-generic

Ele veio com Windows 8.1 funcionando perfeitamente, mas em funcão das obrigacões da minha universidade primeiro instalei o Ubuntu em dual boot e agora tenho apenas o Ubuntu 14.04.2 lts instalado.

Acontece que sem nenhum aviso, a internet para de funcionar mesmo estando conectado. (Tim fibra 35 MB) Nos demais aparelhos da casa a internet não apresenta tal problema.
Alguém sugere uma solucão?


Problemas adicionais:
- Não desliga, sempre reinicia.
- Congela ao executar varias tarefas por um período longo.


Outros detalhes da máquina:

Host bridge: Intel Corporation Haswell-ULT DRAM Controller (rev 0b)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 0b)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Haswell-ULT HD Audio Controller (rev 0b)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Lynx Point-LP USB xHCI HC (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Lynx Point-LP HECI #0 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Lynx Point-LP HD Audio Controller (rev 04)

Agradeco a toda a ajuda
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2015, 19:07 por Fekatur »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2015, 15:10 »
Abra o terminal (Ctrl + Alt + T), copie os comandos abaixo e cole no terminal (Ctrl + Shift + V), depois, dê <Enter>. Um de cada vez...!!!

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi

Depois, poste aqui os resultados obtidos. Na íntegra...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Fekatur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2015, 17:59 »
Obrigado pela resposta,

Como eu estou com muitos trabalhos acabei instalando a maior parte das distros conhecidas tentando achar uma que funcionasse...
Todas apresentaram algum problema, sendo o wifi a mais recorrente.

Encontrei muitos posts similares sem solucao. Tentei atualizacoes de kernel e o que mais foi sugerido sem sucesso.

Ontem instalei o Vivid Vervet e por incrivel que pareca rolou. Fiz os seguintes procedimentos:

Edit conections, cliquei na minha rede e em edit.
Na aba IPv4 settings, em methods selecionei automatic (DHCP) address only e preenchi o campo DNS servers com 8.8.8.8, 8.8.4.4.
Na aba IPv6 settings, em methods selecionei automatic adderess only
Salvei.

Isso estabilizou a internet, porem inexplicavelmente tinha vezes que o som dos videos desaparecia. A solucao foi:
Instalar o Chrome pois aparentemente o FireFox nao deu conta. Estou navegando perfeitamente sem nenhum tipo de problema ate o momento.

Isso me deixou um pouco pensativo sobre open source/software livre... Por exemplo o FireFox desenvolve o browser, ai precisa de pacotes de terceiro para flash e afins, por fim acaba dando pau. Aqui me pareceu acontecer o efeito de um velho ditado que dizia algo como "bolo que muitos poem a colher desanda". O Chrome me parece que tem o codigo fechado, por um lado e ruim, mas ele acaba lhe entregando um produto completo e em plena funcionalidade.

Bom agora o problema da vez e saber por que desde a instalacao do Vivid Vervet nao tive a opcao de escolher o layout do teclado? Mais louco ainda e que a opcao para faze-lo la no icone configuracoes/teclado nao existe...
Por sinal nem o simbolo EN aparece na barra superior.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2015, 18:51 »
Apenas alguns esclarecimentos:

Isso estabilizou a internet, porem inexplicavelmente tinha vezes que o som dos videos desaparecia. A solucao foi:
Instalar o Chrome pois aparentemente o FireFox nao deu conta. Estou navegando perfeitamente sem nenhum tipo de problema ate o momento.

Isso me deixou um pouco pensativo sobre open source/software livre... Por exemplo o FireFox desenvolve o browser, ai precisa de pacotes de terceiro para flash e afins, por fim acaba dando pau. Aqui me pareceu acontecer o efeito de um velho ditado que dizia algo como "bolo que muitos poem a colher desanda". O Chrome me parece que tem o codigo fechado, por um lado e ruim, mas ele acaba lhe entregando um produto completo e em plena funcionalidade.

Isso pode acontecer por inúmeros fatores no Firefox. Começando pelo fato de você está usando uma versão ainda em desenvolvimento do Ubuntu, passando pelo fato de que o Flash Player não tem mais atualização para o Linux, mas no Chrome ele vem embutido e atualizado, mas mesmo assim muitas vezes dá problema! E o Chrome não é desenvolvido por "inteiro" em código fechado, ele usa as inovações de um projeto de código aberto, Chromium.

Bom agora o problema da vez e saber por que desde a instalacao do Vivid Vervet nao tive a opcao de escolher o layout do teclado? Mais louco ainda e que a opcao para faze-lo la no icone configuracoes/teclado nao existe...
Por sinal nem o simbolo EN aparece na barra superior.

Não uso versão em desenvolvimento (inclusive ainda estou com o Ubuntu 14.04.2 aqui, sendo que já foi lançada a versão 14.10, mas tudo funciona a contento, os vídeos rodam perfeitamente via HTML5 no Firefox), mas por você está usando uma versão em desenvolvimento, ela ainda está incompleta, talvez daí venha o problema da falta da interface de configuração do Layout do teclado. Aliás, se você tiver qualquer problema com ela não pode pedir ajuda aqui, visto que uma versão só passa a ser suportada quando é oficialmente lançada.

Offline Fekatur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2015, 19:06 »
Apenas alguns esclarecimentos:

Isso estabilizou a internet, porem inexplicavelmente tinha vezes que o som dos videos desaparecia. A solucao foi:
Instalar o Chrome pois aparentemente o FireFox nao deu conta. Estou navegando perfeitamente sem nenhum tipo de problema ate o momento.

Isso me deixou um pouco pensativo sobre open source/software livre... Por exemplo o FireFox desenvolve o browser, ai precisa de pacotes de terceiro para flash e afins, por fim acaba dando pau. Aqui me pareceu acontecer o efeito de um velho ditado que dizia algo como "bolo que muitos poem a colher desanda". O Chrome me parece que tem o codigo fechado, por um lado e ruim, mas ele acaba lhe entregando um produto completo e em plena funcionalidade.

Isso pode acontecer por inúmeros fatores no Firefox. Começando pelo fato de você está usando uma versão ainda em desenvolvimento do Ubuntu, passando pelo fato de que o Flash Player não tem mais atualização para o Linux, mas no Chrome ele vem embutido e atualizado, mas mesmo assim muitas vezes dá problema! E o Chrome não é desenvolvido por "inteiro" em código fechado, ele usa as inovações de um projeto de código aberto, Chromium.

Bom agora o problema da vez e saber por que desde a instalacao do Vivid Vervet nao tive a opcao de escolher o layout do teclado? Mais louco ainda e que a opcao para faze-lo la no icone configuracoes/teclado nao existe...
Por sinal nem o simbolo EN aparece na barra superior.

Não uso versão em desenvolvimento (inclusive ainda estou com o Ubuntu 14.04.2 aqui, sendo que já foi lançada a versão 14.10, mas tudo funciona a contento, os vídeos rodam perfeitamente via HTML5 no Firefox), mas por você está usando uma versão em desenvolvimento, ela ainda está incompleta, talvez daí venha o problema da falta da interface de configuração do Layout do teclado. Aliás, se você tiver qualquer problema com ela não pode pedir ajuda aqui, visto que uma versão só passa a ser suportada quando é oficialmente lançada.

Realmente foi por isso que não afirmei nada, usei "parece".

Imaginei que por se tratar de um fórum sobre Ubuntu a versão pouco importaria para se pedir ajuda... E que como em qualquer fórum ninguém seria obrigado a ajudar, mas jamais imaginaria existir uma proibição... Algo bem contra a tal liberdade pregada não?

Enfim a intenção foi a melhor possível, executei o procedimento descrito e funcionou. Talvez possa ajudar alguém dos trocentos tópicos pela internet que possuem maquinas mais atuais e estão de lascando simplesmente porque as distros não estão acompanhando o desenvolvimento dos hardwares no mesmo passo que o Windows.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2015, 21:11 »
Realmente foi por isso que não afirmei nada, usei "parece".

Imaginei que por se tratar de um fórum sobre Ubuntu a versão pouco importaria para se pedir ajuda... E que como em qualquer fórum ninguém seria obrigado a ajudar, mas jamais imaginaria existir uma proibição... Algo bem contra a tal liberdade pregada não?

Enfim a intenção foi a melhor possível, executei o procedimento descrito e funcionou. Talvez possa ajudar alguém dos trocentos tópicos pela internet que possuem maquinas mais atuais e estão de lascando simplesmente porque as distros não estão acompanhando o desenvolvimento dos hardwares no mesmo passo que o Windows.

Eu não disse que é proibido postar no fórum, apenas que não há suporte para versões que ainda não foram lançadas e, sendo assim, ao ter um problema com uma versão assim e perguntar no fórum criando um tópico exclusivo para a pergunta, o tópico é movido e anexado ao tópico de anúncio da versão. Ao ter uma dúvida ou problema deve-se se perguntar lá também, até a versão ser oficialmente lançada. Não foi o caso aqui, onde você simplesmente apresentou uma solução para um problema e fez uma pequena pergunta, e cada contribuição é sempre bem vinda para ajudar futuros usuários. Eu apenas quis alertar para o fato de que esse problema que você encontrou no Vivid Vervet é normal para uma versão que ainda está sendo desenvolvida.

Quanto ao Chrome e o Firefox, eu posso ter passado a impressão de que eu sou defensor do software livre ao falar sobre os dois, mas na verdade não ligo muito para isso, eu apenas achei injusta a a comparação da forma que foi feita, pois para o Chrome ser o que é hoje, ele se baseia em um projeto open source e do dinheiro que tem o Google, enquanto a Mozilla (desenvolvera do Firefox) não tem todo esse dinheiro e mesmo assim faz um excelente navegador.

Offline Fekatur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.2 Internet parando de funcionar
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2015, 21:56 »
Realmente foi por isso que não afirmei nada, usei "parece".

Imaginei que por se tratar de um fórum sobre Ubuntu a versão pouco importaria para se pedir ajuda... E que como em qualquer fórum ninguém seria obrigado a ajudar, mas jamais imaginaria existir uma proibição... Algo bem contra a tal liberdade pregada não?

Enfim a intenção foi a melhor possível, executei o procedimento descrito e funcionou. Talvez possa ajudar alguém dos trocentos tópicos pela internet que possuem maquinas mais atuais e estão de lascando simplesmente porque as distros não estão acompanhando o desenvolvimento dos hardwares no mesmo passo que o Windows.

Eu não disse que é proibido postar no fórum, apenas que não há suporte para versões que ainda não foram lançadas e, sendo assim, ao ter um problema com uma versão assim e perguntar no fórum criando um tópico exclusivo para a pergunta, o tópico é movido e anexado ao tópico de anúncio da versão. Ao ter uma dúvida ou problema deve-se se perguntar lá também, até a versão ser oficialmente lançada. Não foi o caso aqui, onde você simplesmente apresentou uma solução para um problema e fez uma pequena pergunta, e cada contribuição é sempre bem vinda para ajudar futuros usuários. Eu apenas quis alertar para o fato de que esse problema que você encontrou no Vivid Vervet é normal para uma versão que ainda está sendo desenvolvida.

Quanto ao Chrome e o Firefox, eu posso ter passado a impressão de que eu sou defensor do software livre ao falar sobre os dois, mas na verdade não ligo muito para isso, eu apenas achei injusta a a comparação da forma que foi feita, pois para o Chrome ser o que é hoje, ele se baseia em um projeto open source e do dinheiro que tem o Google, enquanto a Mozilla (desenvolvera do Firefox) não tem todo esse dinheiro e mesmo assim faz um excelente navegador.

Perfeito Matheus. Obrigado pelos toques. o/