Autor Tópico: [Resolvido] Problemas com boot por pendrive  (Lida 21544 vezes)

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas com boot por pendrive
« Online: 18 de MAR?O de 2015, 18:09 »
Olá gostaria de me desculpar caso o tópico esteja na categoria errada.

Bem , acontece que estou tendo problemas para fazer um pendrive bootavel do Ubuntu pelo Windows 8.1 (já veio o Windows 8 pré-instalado no pc e depois atualizei para 8.1), sempre que eu tento fazer um pendrive bootavel do Ubuntu acaba dando erro , nas tentativas de fazer o pendrive bootavel eu ja usei programas diferentes , ISOS diferentes , pendrives diferentes e ate mesmo computadores diferentes.

Quando eu usei os programas UUI , YUMI , LILI USB Creator e unetbootin apareceu esse erro :

http://i60.tinypic.com/2vw5hy0

E quando eu usei o Rufus apareceu esse erro :

http://i58.tinypic.com/5e652e

Mas o que eu acho estranho é que usando o mesmo pendrive e os mesmos programas eu consigo fazer um pendrive bootavel do SliTaz perfeitamente.

---
Editado pela moderação, reveja as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 17:25 por JorgeW »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2015, 19:59 »
Tentando ajudar, eu achei isso aqui:

Citar
Achei essa mensagem em um tópico Win 8 que explica por que eu não posso fazê-lo funcionar
Citar
Eu enviei um email as pessoas na pendrivelinux.com e eles me disseram que YUMI não suporta inicialização a partir de sistemas UEFI, por isso é o problema. É um problema de compatibilidade. Espero que isso ajude a outras pessoas.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2181571

Pelo que parece é um problema do Windows 8. Não seria o Secure Boot? Veja: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Desabilitando-o-UEFI-e-o-Secure-Boot-na-BIOS

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2015, 20:32 »
Entendi então eu terei que reinstalar o windows 8 so que com uefi e secure boot desativado , mas so uma duvida eu testei tambem no netbook LG X140 que vem com windows 7 starter pré-instalado e pelo que eu vi na internet ele nao tem uefi nem secure boot e deu os mesmos problemas

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #3 Online: 18 de MAR?O de 2015, 20:44 »
Entendi então eu terei que reinstalar o windows 8 so que com uefi e secure boot desativado , mas so uma duvida eu testei tambem no netbook LG X140 que vem com windows 7 starter pré-instalado e pelo que eu vi na internet ele nao tem uefi nem secure boot e deu os mesmos problemas

Não não, basta desativar o Secure Boot, diga o processo de criação é concluído corretamente e se você baixou a iso por navegador ou gerenciador de download (recomendo o Free Download Manager para isso) e de onde você está baixando a sua iso.
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2015, 21:00 por MatheusWillder »

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2015, 21:37 »
Eu desativei o secure boot e o erro permaneceu , eu baixo deste link a versão 14.04 http://releases.ubuntu.com/trusty/ e eu baixo pelo navegador.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2015, 17:07 »
Olá , eu vim avisar que ainda não consegui resolver o problema , mas eu me toquei que ambos os pendrives são genericos então estava pensando em comprar um sandisk cruzer blade de 32gb , gostaria de saber se este modelo com este espaço consegue dar boot do ubuntu ou lubuntu (estou pensando em usar ele) perfeitamente.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 17:54 »
Boa tarde,

Desculpa eu não havia visto sua ultima resposta por isso não tentei mais ajudar. Se você tem um netbook LG X140 sem secure boot e o erro permanece, então devemos considerar que seja outro erro. Já tentou baixar via gerenciador de download (novamente eu repito que recomendo o Free Download Manager) ou vez uma verificação para ver se as .isos estão corrompidas? Acho que se o SliTaz inicia pelo pendrive, acho que não vai adiantar um novo pendrive.

Eu não tenho uma resposta concreta para esse problema, apenas ideias do que pode ser. Acho que o melhor é fazer uma verificação da iso baixada e tentar novamente, e se não der certo, aguardar alguém mais experiente tentar ajudar :(

Editado: você não pode gravar a .iso em DVD para testar (depois de verificar se ela está corrompida)?
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 18:01 por MatheusWillder »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2015, 18:31 »
O caminho é esse mesmo corretamente já apontado pelo /MatheusWillder/.

1) Certifique-se que o pendrive esteja formatado em FAT32 antes de criar o pendrive bootável (=live-pendrive =live-iso), faça isso pelo Windows, é um erro também comum que acaba impossibilitando o boot.

2) Verificar o hash do .iso baixado através do md5

UbuntuHashes

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

Como você por enquanto só tem o Windows instalado, então precisa fazer isso por ele baixando o md5.exe para o Windows.

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

É necessário verificar o .iso baixado mas também o pendrive gravado, pois pode estar ocorrendo um erro ao fazer a gravação no pendrive, portanto, são duas as verificações, no .iso e diretamente no pendrive;

3) O setup da máquina (UEFI/BIOS) precisa estar configurado para ter como primeira opção o boot pelo pendrive;

4) Caso seu equipamento já tenha o firmware do tipo UEFI/GPT desabilite "secure boot";

5) Ainda, se for UEFI/GPT é necessária uma versão 64bit do Ubuntu para poder subir o sistema.

6) Se a opção de fast startup (inicialização rápida) do Windows estiver habilitada, o ubuntu não reconhecerá o particionamento durante a instalação;

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2015, 20:03 »
Eu tentei baixar pelo Free Download Manager e o erro permaneceu , baixei por torrent e deu no mesmo , tentei Ubuntu deu no mesmo , tentei Lubuntu e deu no mesmo , tentei OpenSUSE e deu no mesmo .

Estranho é que o Slitaz so funciona se for baixado pelo Baixaki (o que para baixar distro eu acho muito desagradavel).

Dando uma pesquisada eu achei isso http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Erro-ao-dar-boot-pelo-pendrive-Ubuntu-1410
o usuario diz ter o mesmo erro que eu tenho e que resolveu trocando de pen drive

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2015, 20:33 »
Boa noite,

Eu acho muito improvável que o Free Download Manager tenha corrompido o download sem exibir nenhum erro, então para mim, a hipótese de .iso corrompida está descartada. Mas mesmo assim eu insisto que você faça uma verificação do pendrive, como indicado pelo amigo druidaobelix.

Pesquisando aqui também eu achei isso, é a solução para um tópico de alguém que estava com o mesmo problema que você, que diz:

Citar
Sempre que tenho um USB "problemático" ..... eu uso um utilitário WIN feito por Hewelett Packer chamado "HPUSBDisk.exe".

De toda forma, como é um utilitário para Windows, é bom ficar de olho. Se for testar essa possível solução, use um antivírus e, de preferencia, também o site VirusTotal.

Boa sorte!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2015, 21:07 »
Mais um detalhe, se o caso, procure alternar entre as entradas usb disponíves (2.0 e 3.0, se existir).

Qual é exatamente a placa mãe desse computador?

Se existir marca e modelo do computador informe, pois eventualmente pode ajudar a encontrar a solução.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2015, 21:22 »
De acordo com o speccy a placa mãe é DC8CR01
Computador é um positivo union k3260

Eu ate consegui verificar a hash usando o MD5 and SHA Checksum Utility mas nao sei como faz para verificar o pen drive gravado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2015, 21:35 »
Citar
Eu ate consegui verificar a hash usando o MD5 and SHA Checksum Utility mas nao sei como faz para verificar o pen drive gravado.

O problema é que só sei fazer isso no Linux, que é muito fácil, por falta de uso, não sei como fazer isso no Windows. :-(

Caso você tenha alguma Linux disponível aí (SliTaz que você disse que está bootável serve para isso) , é montar a unidade, entrar dentro dela (normalmente montada em /media) e aí é só fazer:

Código: [Selecionar]
md5sum -c md5sum.txt | grep -v "OK$"
Mais detalhes, está melhor explicado lá, verifique esse tópico que respondi algum tempo atrás:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

Vou ver se descubro com é que faz isso no Windows e então informo aqui.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2015, 22:53 »
Não sei se eu fiz certo mas aqui apareceu "foram encontradas linhas de soma de verificação MD5 com formatação imprópria"

Eu usei o comando no lubuntu numa maquina virtual

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2015, 03:39 »
Naquela tela que você postou onde aparece Syslinux etc. e tal e pára num prompt boot:
Experimente digitar a palavra "live", só o live, sem as aspas e dar um enter para ver o que acontece,
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.