Autor Tópico: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell  (Lida 21107 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Online: 08 de MAR?O de 2015, 20:33 »
Senhores, estou pensando em voltar ao Ubuntu depois de um tempo sem usá-lo, fiz uns teste com o Unity no Ubuntu 14.04 e usei o Gnomo-Shell do openSUSE.
Minha intenção em usar o Ubuntu é porque alguns jogos da steam q tenho só roda bem no Ubuntu no entanto gostei da experiencia do Gnome-Shell no openSUSE, gostaria de saber como está a situação do Ubuntu com Gnome-Shell, falo em estabilidade e facilidade de uso.

Obrigado
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2015, 00:32 »
Citar
[...] gostaria de saber como está a situação do Ubuntu com Gnome-Shell, falo em estabilidade e facilidade de uso.

Você já usa Gnome-Shell no openSUSE, não creio que haja alguma diferença desse ambiente quando instalado como ambiente gráfico no Ubuntu. Nâo me consta, salvo engano, que haja qualquer personalização do Gnome em relação a uma distribuição, ou seja, o Gnome é o Gnome, independentemente de distro.

Tenho uma instalação do Gnome que é o padrão no Fedora e tenho igualmente uma instalação no Ubuntu (exclui totalmente o Unity e coloquei o Gnome por cima), são absolutamente idênticos, não creio que seja diferente quanto ao openSUSE.

Veja, estamos falando da interface gráfica propriamente dita e não das características próprias de montagem dessa ou daquela distribuição. O openSUSE tem como paradigma um projeto 100% código livre, já o Ubuntu admite softwares proprietários e assim por diante, mas isso não tem, em si, uma relação com a interface gráfica, no caso o Gnome, que continua sendo ele mesmo, qualquer que seja a base.

Os detalhes que serão implementados por uma específica distro podem variar, por exemplo, quais ícones irão constar por padrão na barra superior (o que obviamente depende dos pacotes instalados), mas é só isso, conceitualmente será sempre igual, porque, afinal, trata-se do Gnome.

Isso posto, quanto a estabilidade, não tenho tido nenhuma espécie de problema por aqui, nas duas instalações existentes (máquinas com hardwares diferentes).

Quanto ao desempenho, exatamente porque o Gnome é uma interface gráfica de enormes e modernos recursos, além da grande beleza estética, talvez se possa falar que roda melhor onde o hardware é mais potente, pois pede recursos, sem o que haverá certa lentidão.

No mais, claro que isso é sempre e sempre uma questão de gosto e ainda da forma personalíssima que cada qual usa um computador, razão pela qual a adaptabilidade pode ser diferente caso a caso, o que é bom para uns não necessáriamente o é para outros.

Existem várias possibilidades de personalização que se pode facilmente encontrar pela Internet, além das extensões próprias que são uma facilidade imensa de instalação:

https://extensions.gnome.org/

Mas essa, afinal, é a grande e insuperável vantagem do mundo Linux, a possbilidade enorme de variações, permitindo enorme escolha, adaptando-se ao gosto e necessidade dos usuários.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2015, 10:09 »
Olá,

Acrescentando que existe a versão oficial do Ubuntu-GNOME, que já traz o GNOME-Shell como ambiente padrão.

Estou usando há quase uma ano e tudo corre bem.

Aqui o link: http://ubuntugnome.org/

Abraço

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2015, 11:34 »
Nenhuma diferença na interface. Quanto a estabilidade, acho que a versão lts do ubuntu é mais estável (que o opensuse). A central de programas e a variedade de pacotes disponíveis é mais um ponto para o SO da Canonical, ao meu ver.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2015, 13:24 »
Gnome-Shell no Ubuntu é bagunçado e desatualizado. Existe um mix de versões de aplicativos (atualmente uns são 3.10, outros 3.12 e outros 3.14) mas dá para atualizar via PPA.
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/FAQ#Why_Ubuntu_GNOME_is_not_shipped_with_the_latest_version_of_GNOME.3F

Gosto muito do Gnome-Shell e Ubuntu mas no Ubuntu estava dando um erro de consumir 100% da CPU nesta interface.

Atualmente estou testando o Fedora/Gnome-Shell mas já estou quase voltando ao Ubuntu pela quantidade de aplicativos e documentação disponível.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2015, 13:35 »
Na real eu achei o Gnome-Shell muito mais organizado q o Unity.O lance é q a gama de APP para o Ubuntu e as opções de personalização é bem grande
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #6 Online: 11 de MAR?O de 2015, 12:21 »
Gnome-Shell no Ubuntu é bagunçado e desatualizado. Existe um mix de versões de aplicativos (atualmente uns são 3.10, outros 3.12 e outros 3.14) mas dá para atualizar via PPA.
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/FAQ#Why_Ubuntu_GNOME_is_not_shipped_with_the_latest_version_of_GNOME.3F

Gosto muito do Gnome-Shell e Ubuntu mas no Ubuntu estava dando um erro de consumir 100% da CPU nesta interface.

Atualmente estou testando o Fedora/Gnome-Shell mas já estou quase voltando ao Ubuntu pela quantidade de aplicativos e documentação disponível.


agente, estou testando no virtual box o manjaro c/ o xfce e estou gostando muito, o unity tem apresentado uns problemas e está perdendo a simplicidade. Mas ainda fico com receio de deixar a família ubuntu, mas a partir de julho vou migar para o xfce, seja no xubuntu ou no manjaro.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #7 Online: 11 de MAR?O de 2015, 17:53 »
@rjbgbo

Eu acho o Gnome-Shell muito produtivo e objetivo (eu ainda uso uma extensão que oculta a barra superior que me dá maior foco).
Mas tenho tido problemas tanto com o Unity e Gnome-Shell no Ubuntu e em outras distros que testei. Acho que meu notebook de 8 anos já tá bem cansado para estes ambientes mais modernos. Ou mudo o note e volto ao Gnome-Shell do Ubuntu ou fico com Xubuntu mesmo.

PS: O Ubuntu é muito bom em termos de pacotes e documentação. Nenhuma outra distro chega perto, pena que o Unity tenha ido num caminho tão ruim.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #8 Online: 12 de MAR?O de 2015, 18:16 »
@rjbgbo

Eu acho o Gnome-Shell muito produtivo e objetivo (eu ainda uso uma extensão que oculta a barra superior que me dá maior foco).
Mas tenho tido problemas tanto com o Unity e Gnome-Shell no Ubuntu e em outras distros que testei. Acho que meu notebook de 8 anos já tá bem cansado para estes ambientes mais modernos. Ou mudo o note e volto ao Gnome-Shell do Ubuntu ou fico com Xubuntu mesmo.

PS: O Ubuntu é muito bom em termos de pacotes e documentação. Nenhuma outra distro chega perto, pena que o Unity tenha ido num caminho tão ruim.
Rapazes, vou me metendo de enxerido, mas digo que olha que nem sou tão burro assim mas comparado ao Unity devo concordar em número, gênero e grau com o agente100gelo

T+

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2015, 18:34 »
A ultima versão do openSUSE vem com gnome-shell 3.14 enquanto a versão LTS do ubuntu vem com o 3.10, há uma diferença significativa de qualidade entre as duas versões. Se você realmente gosta do gnome-shell talvez continuar com o openSUSE seja  melhor.
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2015, 18:37 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Opnião sobre Ubuntu Gnome-Shell
« Resposta #10 Online: 13 de MAR?O de 2015, 15:46 »
Vai de gosto. Para mim o Unity é muito mais produtivo!