Autor Tópico: Indicação de Browser  (Lida 2202 vezes)

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Indicação de Browser
« Online: 06 de MAR?O de 2015, 22:21 »
Quando ainda habitava o mundo de Bill Gates sempre gostava de testar navegadores, embora sempre tenha usado o Firefox. Mas esses testes sempre me rendiam uma navegação rápida, a cada versão meio ruim que o FF lançava eu tinha uma alternativa para usar até que os problemas que eu tinha no navegador fossem solucionados.

Bom, agora que já faz um tempo que ando por terras livres senti essa mesma necessidade. Tenho conhecimento de apenas quatro: o próprio Firefox, Chromium, Midori (alguém sabe como adicionar corretor ortogáfico nele?) e o Opera (parece que não tem uma nova versão a um bom tempo).

A ideia do tópico veio a mente porque embora utilize o Firefox quando se tem muitas abas ele fica meio pesadão ai tenho que recorrer ao Midori (que não tem um bom bloqueador de propagandas e não consegui adicionar o corretor), o Chromium testei e não gostei e o Opera, como disse, parece que não tem mais atualização.

Queria que fizessem uma lista com novos navegadores para que eu possa testa-los, sempre levando em conta os que tem atualização periódica. O PC aqui é velhinho mais ta aguentando com seus apenas 1 gb de ram. Uso o Lubuntu.

« Última modificação: 06 de MAR?O de 2015, 22:23 por Rousseau »
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Indicação de Browser
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2015, 22:54 »
Com 1Gb de ram qualquer navegador moderno e  ficará pesado com várias abas abertas.  Minha sugestão fazer um upgrade na máquina e continuar usando o firefox, que na verdade é bem leve até, aqui fiz um teste e o firefox consome apenas 350mb com 9 abas abertas (trisquel 7.0 64bits e firefox 36).
Se quer conhecer outros navegadores apenas por curiosidade teste o Konqueror, é o navegador que geralmente vem em distribuições com KDE, e me parece ser "legalzinho" apesar de não ter usado muito ele. Abraço.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Indicação de Browser
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2015, 01:38 »
Você deve estar usando um sistema 32 bits certo? É por isso que fala que o Opera não atualiza mais para o Linux. Na verdade eles agora voltaram a atualizar, mas só para 64bits. A versão 32bits parou na 12 e a 64bits está na 27!


Você pode tentar mais dois navegadores atualizados, o Seamonkey, é  a versão livre do Firefox, parece muito com o Netscape.  Bem mais estável que o Firefox e tem um tópico bem grande na sessão de Dicas e Truques se quiser instalar e ter todas as funcionalidades dele ativas.

E tem o Vivaldi, é o navegador mesmo, não é o Músico! :)  

Pessoal do Opera que resolveu sair e fazer este navegador, está em faze de teste bastante ativa mas está muito bom mesmo. No meu sistema tá muito estável e agora fizeram versão 32bits também. Tem novas versões toda semana.

https://vivaldi.com


Boa sorte!
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2015, 01:40 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Indicação de Browser
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2015, 10:46 »
O Vivaldi, que eu saiba, ainda não tem versão estável. Mas acho que vale o teste.

Veja também o Qupzilla, que já vem com bloqueador de propragandas e uma extensão que impede a auto execução de flash (isso ajuda a liberar recursos do processador e memória). Tem o Rekonk, que me deixou espantado com o baixo consumo de memória, porém tem um bug que fecha a janela com certa frequência (pelo menos isso ocorre aqui). O Arora, porém deve puxar bastante memória para você. Tem o Pale Moon, baseado no Firefox, mais leve e com o visual antigo (antes da interface Australis), tem uma página de extensões próprias (procure pelo AdBlock Latitude), além de ser compatível com várias extensões do FF. E o já citado SeaMonkey.

A dica que eu mais indico é o Pale Moon, pois é altamente compatível com tudo que há na internet, quase igual ao FF. Mas talvez mesmo ele fique pesado.

Qupzilla, Rekonq e Arora tem nos repositórios oficiais, porém pelo menos o Qupzilla não está na sua última versão (existe a opção de PPA no site oficial). Os outros dois foram desenvolvidos para KDE, mas podem ser testados em qualquer ambiente. Outra coisa, acho que plugins Netscape (Flash Player) só funcionam no Arora (e talvez no Rekonq) se você instalar o pacote kpartsplugin que tem no repositório oficial também.

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Indicação de Browser
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2015, 20:55 »
Valeu pessoal, vou testar aqui as indicações e quanto tiver um tempo posto as minhas impressões. Acho que em certos momentos substimamos o uso dos navegadores pq temos muita memória ram, o notebook velhinho aqui me atende em todos os usos que faço, leitura e escrita de textos, leitura e escrita de partituras, vizualização de vídeos, escuta de áudio e navegação na internet sem problemas de travamento nem nada, por isso por enquanto nem vou trocar mas o único problema que as vezes tenho é esse com o navegador. O Midori suporta várias abas aberas e de boa mas como disse é limitida em alguns aspectos.
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)