Autor Tópico: Painel Superior do Ubuntu diferente  (Lida 8517 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Painel Superior do Ubuntu diferente
« Online: 06 de MAR?O de 2015, 21:52 »
Bem resolvi criar o tópico pois não sei como proceder diante de meu pequeno desconforto, não sei o motivo ao certo mas percebi uma ligeira mudança no painel superior do Ubuntu 14.04 LTS. É algo do tipo, uma barra mais escura que preenche superiormente o layout da tela do meu notebook, gostaria de saber se alguém daqui já viu algo parecido e como se livrar dessa barra, voltando a mesma configuração de antes, detalhe eu não uso o unity, eu adotei o Gnome Classic, por achar um visual mais agradável e tradicional, como era antigamente.


« Última modificação: 07 de MAR?O de 2015, 10:12 por Zeraszel »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2015, 12:21 »

talvez se eu mandasse um printscreen ficasse mais fácil de  visualizar, mas como eu faço isso aqui no forúm?

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2015, 13:34 »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2015, 14:05 »
Valeu, olha ai o meu print, para que possam visualizar melhor

free adult image hosting
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2015, 14:09 por Zeraszel »

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2015, 14:27 »
Não utilizo o Gnome Classic, mas se você clicar no painel superior com o botão direito do mouse deve aparecer as opções de configurações do painel, deixe igual as configurações do painel inferior.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #5 Online: 07 de MAR?O de 2015, 19:53 »

sinceramente não creio que seja algo do tipo e bem não encontro opção para mexer no painel como no printscreen ai do meu desktop, fica essa barra mais escura delimitada entre o menu locais e a versão desktop do Dropbox, bem isso é um pouco incomodo, eu vi algo relacionado a dock em uma pesquisa, mas não existe algo especifico para me ajudar no meu problema...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #6 Online: 07 de MAR?O de 2015, 21:13 »
Olha que eu nem uso o Unity, mas sei que tem duas maneiras de alterar isso. Você tem que instalar dois aplicativos:

- compizconfig settings manager - esse você acha nos repositórios

- Ubuntu-tweak - http://ubuntu-tweak.com/

Esses dois vão te deixar alterar a opacidade do painel, assim a cor vai mudar de acordo com o papel de parede ou não. Claro que eles te deixam alterar mais um monte de coisas, divirta-se!

Agora tem outra aplicação que muda toda a cor do painel, tem que instalar o gtk-theme-config , este aqui você instala por um PPA: shimmerproject/ppa - https://launchpad.net/~shimmerproject/+archive/ubuntu/ppa

Boa sorte!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #7 Online: 28 de MAR?O de 2015, 09:07 »


Ainda não sei como alterar essa barra usando o Compiz, e bem eu mexendo aqui e acolá, acabei por colocar um atalho de um aplicativo na barra superior, o lançador, e queria tira-lo,mas ele não quer ser removido através de Alt+botão direito do mouse, bem não sei como foi que isso me aconteceu, tinha um problema e arrumei outro pessoal ;D

host images
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2015, 09:18 por Zeraszel »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2015, 12:06 »
Para mim isso é um bug que está ocorrendo no Ambiente de Trabalho do Gnome Classic, e você não vai corrigir com esses aplicativos passados pelo amigo galactus não.

Eu recomendo você instalar outro ambiente de trabalho (ou utilizar algum que já esteja instalado, como provavelmente o Unity) e desinstalar o Gnome Clássico, e depois instalar novamente. Note que eu não sei se vai dar certo, pois nunca vi um problema parecido e também nunca removi nenhum ambiente de trabalho do meu computador.

Estou baseando essa opinião em outros problemas que já passei na minha "época de testes" (bons tempos), mas eu resolvia tudo formatando mesmo, comigo eu não engolia bugs não, resolvia na marra  ;D

Assim sendo, não me responsabilizo por qualquer eventual problema, e de qualquer forma, faça sempre backup de tudo!

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #9 Online: 28 de MAR?O de 2015, 19:39 »
Encerrei a Sessão e olha só as funcionalidades no unity funcionam, só no Gnome Clássic Compiz e no Metacity, aparece o bug da barra e também não funciona o programa que ativa as funções de Caps lock que eu instalei no ubuntu, só que eu prefiro usar essa interface, o unity não me agrada muito, terei que instalar de novo gnome Classic?! que coisa mais problemática... :-\


free image hosting
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2015, 19:40 por Zeraszel »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #10 Online: 28 de MAR?O de 2015, 20:20 »
E corrigindo: eu não disse que resolveria, eu disse que poderia resolver.

Estou aqui para tentar ajudar da melhor maneira que consigo, e isso as vezes implica em dar uma opinião a cerca de algo que eu não tenho certeza. E também em discordar um pouco de alguns companheiros (como eu discordei do amigo galactus ao achar que a solução dele não vai funcionar).

Antes de fazer qualquer coisa pesquise, pois eu não tenho certeza do que estou falando, só estou tentando ajudar!

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #11 Online: 28 de MAR?O de 2015, 20:35 »

De boa Mateus, olha consegui resolver em parte, desinstalei o gnome classic e consegui remover os lançadores da barra, mas eu tenho uma pergunta, ao desinstalar, quando o sistema iniciasse eu deveria entrar na interface Unity né, pq a interface Gnome foi removida, mas quando reiniciei depois de ter removido ficou do mesmo jeito, ou seja será que ela foi removida mesmo? eu usei o comando sudo apt-get autoremove, depois autoclean e assim segui os passos para desinstalar essa interface, agora fiquei na dúvida ???
uma coisa também é que as funcionalidades como a função de Caps Lock do Teclado agora ele acusa, anteriormente não estava fazendo isso nessa interface, só na Unity, bem não tive sucesso nas pesquisas, de todo modo agradeço a quem me ajudou até agora.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #12 Online: 28 de MAR?O de 2015, 20:58 »
Desculpa eu não entendi, ao iniciar o sistema o que ficou do mesmo jeito? É iniciado o Gnome Classic é isso?

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #13 Online: 28 de MAR?O de 2015, 21:52 »

Sim isso mesmo é iniciado o Gnome Classic, tanto o Metacity como o Compiz

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Painel Superior do Ubuntu diferente
« Resposta #14 Online: 29 de MAR?O de 2015, 12:44 »
Sim isso mesmo é iniciado o Gnome Classic, tanto o Metacity como o Compiz

Eu sou um eterno aprendiz que está aqui para ajudar aprendendo e a cada dia aprender mais.

Se o Gnome Classic foi iniciado, logo ele não foi removido. Seria muito mais útil para você esperar que alguém mais experiente venha aqui para dizer o que e como fazer, mas, partindo da minha filosofia de tentar ajudar e aprender mais com isso, vou mais uma vez tentar ajudar.

Primeiro, como foi que você instalou o Gnome Classic? Na minha época de testes, quando eu instalei ele, ele foi instalado quando eu instalei o Gnome 3 (Gnome Shell) pelo Terminal (o que pode ser feito também pela Central de Programas). Eu não sei se há atualmente como instalar apenas o Gnome Classic, sem o Gnome Shell. Se foi esse o seu caso, levando pela lógica, deveríamos também remover o Gnome Shell. Assim, seria o caso de ver se isso ajuda: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-Removendo-GNOME-Shell-e-reinstalando-Unity, só siga o passo a passo na integra se você instalou pelo PPA, caso tenha instalado a versão que é disponibilizada nos repositórios do Ubuntu (como eu fiz), use apenas os comandos a partir de apt-get remove. Depois, é só instalar novamente. Lembrando que nas minhas pesquisas eu encontrei algumas pessoas que tiveram problemas aos instalar o Gnome Shell pelo PPA, e nesse caso, o melhor e mais seguro seria instalar a versão que está nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Mais uma vez repito que eu só estou tentando ajudar (e aprendendo mais com isso), e eu não sei se vai dar certo e nem se isso vai resolver o problema que você passa no Gnome Classic, e não me responsabilizo por qualquer eventual problema, e mais uma vez, faça sempre backup de tudo!