Autor Tópico: Expandir partição  (Lida 3212 vezes)

Offline lipearu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Expandir partição
« Online: 04 de MAR?O de 2015, 09:41 »
bom dia colegas. tenho o ubuntu em uma VM com o VirtualBox. expandi o HD da VM. mas nao consigo expandir o tamanho  da minha partição principal. vejam na imagem. gostaria de deixar somente uma particao principal ou alocar o espaço nao alocado no meu sda1. tem como ?  Obrigado


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2015, 11:01 »
Não tem como você fazer assim pois a partição / está montada. Você precisa inicializar a VM por uma iso do Ubuntu e fazer as alterações pelo Gparted. Seria como se você usasse um Live-CD ou Live-Pendrive, mas nesse caso só o arquivo iso basta, pois é uma VM. Ou seja, no VirtualBox, escolhendo a VM desejada, você vai precisar ir em Armazenamento e selecionar a imagem de instalação em Drive de CD/DVD. Tenha paciência, pois o processo deve demorar.

Outra coisa, para quê essa partição swap de 23GB? Não acha melhor diminuir ela?

Offline lipearu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2015, 11:13 »
sim, vou diminuir. vou tentar fazer isso pelo liveCD

obrigado

Offline lipearu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2015, 11:19 »
o problema eh que o sda1 nao expandi. o sd2 eu consigo mexer normal

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2015, 11:34 »
De uma forma simples, para você expandir uma partição precisa de espaço não alocado do lado dela. Assim, você deveria deslocar a partição sda2 para a direita, deixando o espaço não alocado do lado da sda1. Aí você consegue expandi-la.

Outra coisa: não tenho certeza, mas creio que para mexer na partição sda2, você primeiro vai ter que expandi-la até o final do HD, aí desloca/redimensiona a sda5 (swap) todo para a direita. Por fim, você vai conseguir diminuir a sda2 e terá um espaço não alocado do lado da sda1. Diminua o tamanho da sua partição swap também. O normal é usar de 1 a 2 vezes o tamanho da memoria RAM do sistema (nesse caso, considere a memória da VM).

Outra opção, é excluir essa swap e sda2, expandir a sda1 e criar outra swap no espaço que sobrar. Nesse caso, seria necessário editar o arquivo /etc/fstab depois.

Offline lipearu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2015, 13:38 »
tem o espaço nao alocado do lado. deletei a swap. mas olha a imagem, tentei redimensionar o sda1 e nao vai.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2015, 13:40 »
É que faltou você excluir a sda2

Offline lipearu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Expandir partição
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2015, 13:44 »
isso isso isso.  ;D

deu certo. Obrigado