Autor Tópico: Trocar versão Ubuntu [Resolvido]  (Lida 5505 vezes)

Offline Rasch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Trocar versão Ubuntu [Resolvido]
« Online: 25 de Fevereiro de 2015, 08:59 »
Bom dia,

Como era de se esperar sendo novo na área as dúvidas só não são maiores do que a vontade de aprender.
Enfim, depois de algum tempo usando o Ubuntu como salva vidas (usando 'live cd'), para resgatar as coisas quando o "outro" sistema trava, tela azul, blá, blá, blá, etc...; Pois não havia tempo para aprender, agora tenho menos tempo ainda, mas cansei.

Então instalei Ubuntu 14.04 LTS, sem problemas, tirando um pequeno travamento em alguns formatos de vídeos, mas tudo resolvido depois de algumas pesquisas e tal...

O problema é que acostumado com o next>> next>> next>> e afoito para usar, esqueci de um detalhe... meu Notebook é 32bits e instalei 64bits, então baixei a versão 32bits diretamente no hd, mas não consigo instalar diretamente, como foi a primeira instalação. E agora pesquisando um pouco mais fiquei em dúvida se deveria talvez instalar o Xubunto ou Lubunto com LXDE ou XFCE, porque parece que os atuais recursos do Unit são um pouco pesados para a minha máquina.

Sendo assim:

1º -  Devo instalar ubuntu (LTS 14.04.02), Xubuntu ou Lubunto 32 bits?
2º  - Devo instalar LXDE ou XFCE?
2.1  - Se for este o caso como desinstalar o Unit?
3º  - Como devo proceder para realizar a nova instalação?

Dell Latitude 850, 2GB, Celeron dual core, Processador 3.2

Desde já agradeço a paciência e disponibilidade de quem puder ajudar.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2015, 08:16 por Rasch »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 09:24 »
Se fosse meu o Notebook.....

Lubuntu 14.04.02 32bits! Instalação limpa! Formata tudo de novo, começa do zero outra vez!

Se quiser, baixa imagens do Xubuntu e do Lubuntu 32bits e testa pra ver o que você gosta mais.

LXDE é mais leve que o XFCE. Mas o XFCE está mais estável e tem mais recursos. Questão de gosto mesmo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 14:26 »
Eu iria de Lubuntu 32 bits mesmo...

Download via torrent

Download direto
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 19:49 »
xubuntu de 32bits roda legal nessa configuração
tenho um celeron, de 1gb ram com um lubuntu é gosto muito, fico até bem surpreso com certas no lubuntu
mas concordo o xfce é mais versátil, inclusive na minha opinião hoje é melhor interface que tem em termos de custo/benefício
até estou para migrar para o xubuntu e/ou manjaro xfce.
o lxde está se unindo ao lxqt
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Rasch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 23:16 »
Ja usei o Lubuntu, agora estou querendo testar o Xubuntu, mas ja perdi as contas de quantas imagens .iso que fiz e ele não da certo.
Xubuntu 14.04.02 LTS. Fica em sistema de arquivos e nao .iso

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/

Obrigado, toda ajuda é bem vinda.


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 01:51 »
Ja usei o Lubuntu, agora estou querendo testar o Xubuntu, mas ja perdi as contas de quantas imagens .iso que fiz e ele não da certo.
Xubuntu 14.04.02 LTS. Fica em sistema de arquivos e nao .iso

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/

Obrigado, toda ajuda é bem vinda.




Baixou deste link?

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/xubuntu-14.04.2-desktop-i386.iso
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 02:41 »
Citar
[...] então baixei a versão 32bits diretamente no hd, mas não consigo instalar diretamente, como foi a primeira instalação.

Na verdade não consegui nem muito bem entender sua dificuldade, /Rasch /.

Quando você baixa um arquivo .iso do site de download do Ubuntu, você não irá fazer a instalação direto do disco.

É necessário pegar esse .iso baixado e gravá-lo num pendrive ou num dvdroom, que geralmente chamamos de live-iso (live-pendrive ou live-dvdroom), usando um programa específico para essa finalidade.

Se for um pendrive ele precisa estar formatado em FAT32.
Se for usar um dvdrrom ele precisa ser gravado como um dvd bootável (não é uma simples cópia de arquivos)

Se você tem o Windows instalado, pode usar o "Universal-USB-Installer" na seguinte página da internet:

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

Se você, nesse momento, já tem o Ubuntu instalado, então pode usar a função de gravar um live-pendrive existente nele mesmo.

Use a Central de Programas do Ubuntu e instale o programa Unetbootin

Você irá gravar o pendrive bootável a partir do .iso do Xubuntu baixado usando o Unebootin.

Há numerosos tópicos aqui no Fórum tratando desse assunto e que podem ser consultados.

Por exemplo, existem alguns conceitos e procedimentos nesse aqui, que pode te auxiliar a entender melhor a questão:

boot pen drive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

Explique aqui pra gente como é que você conseguiu instalar anteriormente o Ubuntu.
Não deveria estar tendo dificuldades, é igual a instalação para qualquer versão ou sabor.






« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 02:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rasch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 07:16 »
Baixou deste link?

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/xubuntu-14.04.2-desktop-i386.iso
[/quote]

Galactus,
Realmente baixei deste link. Mas vou iniciar do zero, algum detalhe me escapou, devo ter sido muito afoito. 
Até o final da noite posto os resultados.
Obrigado pela paciência.

Offline Rasch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 07:38 »
Druidaobelix,

Notei que me expressei errado, quando escrevi que baixei no HD e instalei, ficou a impressão de que instalei diretamente do HD, não foi assim.
Como havia escrito na 1ª postagem, já usei o live cd pra salvar vários arquivos que não poderiam ser acessados quando outros sistemas operacionais falham.

Você observou bem, ao citar que uma vez que instalei outra versão do Ubuntu, não seria agora o momento de estar tão perdido.
Outras instalações que fiz, sempre baixei do site "http://ubuntu-br.org/", fiz a imagem, e aquela coisa toda, setup = boot cd/dvd, o "bichinho" da o boot, e segue o baile, cabe ressaltar que nunca vi um reconhecimento de wi-fi tão rápido e eficaz, como acontece no Ubuntu.

Na verdade o que pensei é que o arquivo pode ter-se corrompido no download.
Uma coisa tão simples, nem deveria estar postando aqui, daqui a pouco vem uma advertência dos moderadores, mas é que gravar uma imagem ISO, pô já fiz isso tantas vezes, sem falar na meia dúzia de mídias que tenho em casa com versões do Ubuntu, mas enfim, sei lá talvez deu "zica" no programa de gravação... "parece mandinga"....rsrsrsrs.

Já olhei bastante os materiais aqui do fórum, e essa parte da formatação/instalação sempre foi tranquila.

Como escrevi pro Galactus, vou começar de novo, como se nunca tivesse feito isso. Viva o passo-a-passo.
Logo posto os resultados.
Obrigado






Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:28 »
Então instalei Ubuntu 14.04 LTS, sem problemas, tirando um pequeno travamento em alguns formatos de vídeos, mas tudo resolvido depois de algumas pesquisas e tal...

O problema é que acostumado com o next>> next>> next>> e afoito para usar, esqueci de um detalhe... meu Notebook é 32bits e instalei 64bits...

Só uma pequena observação:

NUNCA um sistema 64bit será inmstalado numa máquina 32 bit.

OU seu processador suporta 64 bit e você não tem que trocar nada, OU seu processador é 32bit e você instalou o sistema em 32 bit e não tem que trocar nada.

Quanto ao ambiente gráfico, mesmo tendo o UNITY voce pode instalar outro ambiente gráfico no sistema e depois remover o Unity sem problemas, não precisando trocar nada.

A respeito de gravar a imagem ISO, use discos de boa qualidade e a velocidade mais baixa suportada por sua gravadora

Offline Rasch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Trocar versão Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 03 de MAR?O de 2015, 07:53 »
Bom dia,

Agradeço a todos pela atenção (paciência) e ajuda, pelas informações e links (creio que disponibilizar os links é muito importante).

Observações:

Tota - Realmente não quis me referir ao processador e a sim a quantidade de memória, 2GB = 32bits. Todo problema estava na imagem ISO.

Galactus - Valeu as dicas e o link p/ download.

Druidaobelix - Obrigado pelas informações "Bootáveis".
Li o tópico sobre o boot pen drive e o boot Live-dvdrom.

O problema era o arquivo corrompido, então novo download, nova verificação, gravação e deu tudo certo.
Está funcionando 100%.
Pequeno teste 5 abas firefox, sendo uma no you tube, 5 abas no chromium sendo uma no you tube, player de musica, editor de texto e pdf, tudo rodando ao mesmo tempo...

Obrigado mesmo, agora estou aprendendo as configurações, instalação de programas, personalização do XFCE, e por aí vem muita coisa.

Estou muito satisfeito, não trava, quando você pede pra fazer alguma coisa ele faz, quando é pra desligar, realmente desliga.

Só estou apanhando um pouco pro terminal...

Valeu, até a próxima.