Autor Tópico: Como mapear impressoras via logon ?  (Lida 10859 vezes)

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Como mapear impressoras via logon ?
« Online: 09 de Fevereiro de 2015, 10:51 »
Olá a todos,
Criei uma estrutura de domínio samba, baseada em Ubuntu 10.04 e esta funcionando muito bem a 5 anos e estou muito contente com isso. Bem o que eu estou querendo na verdade é automatizar a instalação das impressoras que estão na rede. Até instalei elas no cups, mas não queria ter que ficar instalando isso máquina por maquina pois são muitas maquinas na rede. Alguém sabe se esta solução é possível?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2015, 10:59 por valdineysr »
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 14:34 »
As estações estão em um domínio, correto? Vc pode tentar criar um script de logon, e usar no script algum comando para adicionar as impressoras ao cups.
Programe-se para atualizar o Ubuntu, pq o 10.04 vai perder definitivamente o suporte agora em abril.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 12:36 »
As estações estão em um domínio, correto? Vc pode tentar criar um script de logon, e usar no script algum comando para adicionar as impressoras ao cups.
Programe-se para atualizar o Ubuntu, pq o 10.04 vai perder definitivamente o suporte agora em abril.

Sim todas elas, correto, o script ele já existe. Utilizo-o para mapear unides de rede. Porém queria o comando exato para colocar neste scriptlogon,  que já deixasse disponíveis as impressoras de que instalei no cups nas maquinas dos clientes. O comando exatamente é que não sei qual é. Achei algo como "NET USE LPT* \\NOME_ESTACAO\IMPRESSORA" só que elas não está ligada diretamente no servidor de impressão, mas é uma impressora de rede que foi instalada no cups via ip.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 16:21 »
"net use" é um comando do windows. Vc vai ter que procurar na lista de comandos do cups.

Inclusive, o que acho mais fácil é que você preinstale todas as impressoras possíveis na máquina, e na hora em que o usuário fizer logon, apenas selecione a impressora dele entre as pré-instaladas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 08:29 »
"net use" é um comando do windows. Vc vai ter que procurar na lista de comandos do cups.

Inclusive, o que acho mais fácil é que você preinstale todas as impressoras possíveis na máquina, e na hora em que o usuário fizer logon, apenas selecione a impressora dele entre as pré-instaladas.

Pois então, é que eu já rodo por meio do samba através do script de logon que fica na pasta net logon dentro do arquivo "netlogon.cmd" o comando "net use", exemplo:

net use x: \\xxx.xxx.xxx.xxx\publicacoes
net use z: \\xxx.xxx.xxx.xxx\corporativo
net time /setsntp:xxx.xxx.xxx.xxx
net time \\xxx.xxx.xxx.xxx /set /y

Lógicamente esses comandos por meio do script de logon, vai rodar no cliente e não no server e funciona perfeitamente para mapear unidades de rede, porém o que eu quero seria algo semelhante, mas que pudesse montar nas maquinas clientes as impressoras que já estão compartilhadas pelo cups do server.

Fazendo manualmente pelo cliente funciona tranquilo, mas já pensou eu ter que fazer isso em 70 maquinas, é muita trabalheira. Se consegui fazer isso por meio de um script vai baita economia de tempo.

Achei este comando porém pra rodar no cliente porém

rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /in /n \\ptispo01dc01\hp-lj-m3027-fin

mas esse comando seria para uma impressora que está compartilhada na porta do servidor e não está compartilhada pelo cups, mas pelo windows em uma outra maquina. Dai tentei isso no cliente:

rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /in /n https://192.168.1.1:631/printers/gabprinter

o comando rodou sem erros, porém não instalou impressora alguma :(

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 11:11 por valdineysr »
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 13:13 »
Todos esses comando são pra windows. Vc tem que encontrar comandos do Linux pro seu script --- que também não pode ser ".bat", provavelmente será ".sh" pro linux.

Pesquise entre os comandos "lpxxxx", tipo, "lpadmin", etc. Talvez algum faça o que você queira.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 08:35 »
Todos esses comando são pra windows. Vc tem que encontrar comandos do Linux pro seu script --- que também não pode ser ".bat", provavelmente será ".sh" pro linux.

Pesquise entre os comandos "lpxxxx", tipo, "lpadmin", etc. Talvez algum faça o que você queira.
Desculpe, mas como vou instalar uma impressora no windows com comandos linux?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 11:42 por valdineysr »
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:03 »
Se vc precisa instalar impressoras no Windows, está no fórum errado. Este fórum é apenas para suporte no Linux Ubuntu.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 08:52 »
Se vc precisa instalar impressoras no Windows, está no fórum errado. Este fórum é apenas para suporte no Linux Ubuntu.

Não estou no fórum errado amigo, já que meu server é samba e o script que vai rodar no windows ficará no samba e se replicará nas maquinas clientes windows. Portanto, concentrar informações como essa aqui, iriam facilitariam a vida de quem roda samba como servidor tem maquinas windows como cliente.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 11:31 »
Se o seu problema é num script que tem que rodar numa máquina Windows, vc tem que perguntar num fórum especializado Windows quais as instruções que precisa colocar nesse script. O simples fato de que o seu servidor é Samba não altera isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 13:52 »
Se o seu problema é num script que tem que rodar numa máquina Windows, vc tem que perguntar num fórum especializado Windows quais as instruções que precisa colocar nesse script. O simples fato de que o seu servidor é Samba não altera isso.

O que sugere até faz um pouco de sentido, mas em se tratando de uma área do fórum que acaba tratando de redes heterogêneas, isso não faz sentido algum, pois levando em consideração o que vocês está dizendo. O administrador do fórum deveriam eliminar ou impedir todas a linhas informações windows(que não são poucas) na área de servidores do fórum, que de boa vontade, foram postada por muitos outros usuários aqui. Evitando assim uma boa mão de obra pulando de galho em galho. Fora que aqui há muitas pessoas que tratam de redes linux e windows como eu, que poderiam ter uma respostas adequada a minha situação. Então nessa linha de raciocínio não vejo no momento, porque procurar em outro fórum.

Tenho o detalhe que o servidor de impressão é o CUPS, possivelmente haverá a possibilidade deu ter que adaptar os comandos acima para conversar com cups por meio de uma impressora de rede. Tendo isso em vista,  ainda assim não vejo porque pesquisar em fóruns windows.

Enfim, não somos administradores do fórum para definir o que cabe ou não aqui, dizendo o que deve ou não ser procurando aqui. Acho que devemo-nos ater a responder e ajudar no que soubermos e o que não soubermos, deixar que os outros respondam. Certo.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mapear impressoras via logon ?
« Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 16:37 »
Então tá. Boa sorte obtendo suporte com outra pessoa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D