Autor Tópico: Som estranho e erro no lastlog  (Lida 9967 vezes)

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Som estranho e erro no lastlog
« Online: 28 de Janeiro de 2015, 15:09 »
Boa tarde,

De uns tempos pra cá o servidor estava fazendo uns ruídos, que acredito que seja o HD. Hoje conversei com os funcionários e reiniciei o servidor. Depois disso parou de fazer ruídos. Porém, verifiquei o lastlog com esses erros.

Citar
ata1.01: status: { DRDY ERR }
 ata1.01: error: { ABRT }
 ata1.00: configured for UDMA/133
 ata1.01: configured for UDMA/133
 ata1: EH complete
 ata1.01: exception Emask 0x0 SAct 0x0 SErr 0x0 action 0x0
 ata1.01: failed command: READ DMA
 ata1.01: cmd c8/00:06:1a:00:00/00:00:00:00:00/f0 tag 0 dma 3072 in
 res 51/04:06:1a:00:00/00:00:00:00:00/f0 Emask 0x1 (device error)

Será que pode ser o HD do sistema? É um aviso pra providenciar a troca antes que pare de vez?

Abraço

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2015, 15:26 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2015, 19:34 »
Concordo plenamente com o Rockwave, pode trocar o HD e separe ele para testes, formate e veja se ele reporta o mesmo erro, se sim e caixao!!! ja deu o que tinha que dar....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2015, 22:52 »
Se for mesmo um HD IDE, como o log sugere ("UDMA/133") já deu tudo que tinha que dar e mais um pouco...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2015, 23:05 »
Também tou desconfiando do HD. Tudo indica que seja o do sistema, né?

Reinstalar todos os serviços vai ser chato. Mas.. é o jeito.

Não, não é IDE. É SATA. Não tem mais IDE na empresa..

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2015, 12:24 »
Eu já acredito num panorama mais amplo.

"o HD fazia barulho e ao reiniciar parou", sugere que pode ser a fonte de alimentação.


fontes de alimetação também se "desgastam" com o tempo (seus componentes perdem tolerâncias em capacitores e filtros)

Discos com ruido não param de fazẽ-lo.

Se for trocar o HD, faça um teste com ele em outra máquina que tenha uma fonte de alimetação nova e com bom desempenho.


Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2015, 12:11 »
Passado esses dias todos, parou de fazer ruídos. Não fez mais. No lastlog não está mais dando erro.

Faz sentido ser a fonte, e caso seja, será que prejudicou o HD no momento que estava fazendo ruídos?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2015, 14:24 »
O ruido no HD nao e na minha opiniao, um sinal claro de problema, eu tinha um HD antigo da Maxtor de 80g que fez barulhos e estalos durante toda a vida util e durou 6 anos de uso praticamente continuo. O problema e a mensagem de erro, se ela persistir mesmo com o HD formatado novamente e testado varias vezes, ele vai evoluir ate um erro de I/O e vc nao vai mais conseguir bootar por ele.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2015, 14:52 »
Estranho é que depois que reiniciei não deu mais erro no syslog nem está fazendo ruídos.

Bem estranho, né?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2015, 15:19 »
O ruido no HD nao e na minha opiniao, um sinal claro de problema, eu tinha um HD antigo da Maxtor de 80g que fez barulhos e estalos durante toda a vida util e durou 6 anos de uso praticamente continuo. O problema e a mensagem de erro, se ela persistir mesmo com o HD formatado novamente e testado varias vezes, ele vai evoluir ate um erro de I/O e vc nao vai mais conseguir bootar por ele.
Eu lembro que havia um parâmetro que vc alterava em um HD (ou em vários?) que mudava o nível de ruído dele, pra diminuir o tempo de acesso (à custa do aumento do ruído). Bons tempos... ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2015, 17:45 »
O ruido no HD nao e na minha opiniao, um sinal claro de problema, eu tinha um HD antigo da Maxtor de 80g que fez barulhos e estalos durante toda a vida util e durou 6 anos de uso praticamente continuo. O problema e a mensagem de erro, se ela persistir mesmo com o HD formatado novamente e testado varias vezes, ele vai evoluir ate um erro de I/O e vc nao vai mais conseguir bootar por ele.
Eu lembro que havia um parâmetro que vc alterava em um HD (ou em vários?) que mudava o nível de ruído dele, pra diminuir o tempo de acesso (à custa do aumento do ruído). Bons tempos... ;D

Lembro ; ) tbm. olha aqui o meu HD com o mesmo erro que o seu, so que mais avançado, nos estagios finais.  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,99001.msg544391.html#msg544391 Melhor monitorar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2015, 19:29 »
O ruido no HD nao e na minha opiniao, um sinal claro de problema, eu tinha um HD antigo da Maxtor de 80g que fez barulhos e estalos durante toda a vida util e durou 6 anos de uso praticamente continuo. O problema e a mensagem de erro, se ela persistir mesmo com o HD formatado novamente e testado varias vezes, ele vai evoluir ate um erro de I/O e vc nao vai mais conseguir bootar por ele.
Eu lembro que havia um parâmetro que vc alterava em um HD (ou em vários?) que mudava o nível de ruído dele, pra diminuir o tempo de acesso (à custa do aumento do ruído). Bons tempos... ;D

É o acoustic  management.  Muda pelo hdparm -M254.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 10:48 »
Após 23 dias de reiniciado nada de ruídos.

Estranho isso, né? Chegou a fazer ruído muito alto antes de reiniciar..

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 12:19 »
No post #4 você disse:

Citar
Reinstalar todos os serviços vai ser chato. Mas.. é o jeito.

Apenas uma pequena observação, vez que a frase acima chamou a atenção: uma instalação profissional, que salvo engano parece ser o caso, não pode ficar na dependência dos humores de uma peça, porque peças quebram, dão defeito, é apenas uma questão de tempo.

Onde a continuidade do serviço é vital, redundância é uma palavra chave.

Não é tão difícil e nem mesmo tão caro ter máquinas servidores especialmente construídas para essa específica finalidade.
Não é difícil ter redundância usando RAID e/ou redundância por paralelismo.

O gestor de TI tem por dever profissional assegurar a não interrupção dos serviços ou ao menos claramente alertar à Administração sobre os riscos que a atividade corre por não ter equipamentos e orçamento adequados.


« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 12:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Som estranho e erro no lastlog
« Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 13:31 »
Já deu o que tinha que dar. Realmente..

De três dias pra cá o pessoal vinha se queixando de travamentos no Servidor. (trabalham diretamente com o servidor)

De início achava que era alguém ou enviando ou puxando arquivo grande e resultava em lentidão (normal). Até que hoje me passaram que travou de novo e quando fui acessar uma das unidades, realmente, tava super lento (travado). Acessei o servidor, fui lê os logs em /var/log/syslog e recebo isso de cara:

Citar
Feb 27 11:16:36 editora kernel: [2582594.302674] XFS (sdd1): metadata I/O error: block 0x1452e05c0 ("xfs_trans_read_buf_map") error 5 numblks 16
Feb 27 11:16:36 editora kernel: [2582594.316849] XFS (sdd1): xfs_imap_to_bp: xfs_trans_read_buf() returned error 5.

Pois é.. ele nos avisou quando começou com os ruídos..