Autor Tópico: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos  (Lida 5093 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Online: 25 de Janeiro de 2015, 23:36 »
Faz 3 anos que uso Ubuntu/xubuntu, tenho os seguintes problemas desde sempre.

1 - Problema ao copiar arquivos grandes (>1GB) para o pendrive, a velocidade da cópia não é a certa, mostra um valor sempre alto de 30MB/s e quando a barra de progresso chega no final fica travado até copiar tudo, ou então em vez de travar em 99%, simplesmente some e se eu tirar o pendrive o arquivo por exemplo um filme, da pra saber qe nao copiou tudo. É um problema bastante chato, pois dai eu tiro o pendrive e dai corrompe ele e não consigo mais abrir no linux, aprensenta uma mensagem de erro enorme, (no momento n tenho como mostrar essa msg pois estou sem um pendrive aqui), dai coloco em outro sistema ele funciona normal, pra voltar a funcionar no ubuntu tenho q formatar o pendrive. Mas o problema chato mesmo é a barra de progresso da copia que não condiz com a realidade.

2 - quando seleciono varios arquivos/pastas que tem um tamanho grande em MB, clico com o botão direito com o mouse e vou em propriedades, o indicador de tamanho em Bytes fica bugado, fica aumentando e diminuindo.

Ja testei em outros computadores com Ubuntu e esses problemas acontecem, gostaria que vcs fizessem o teste pois acredito que tbm vai acontecer esse problema. Alguem ja reparou nisso e pode ajudar?
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2015, 01:19 »
Não consegui reproduzir nenhuma das duas situações mencionadas em nenhum dos computadores aos quais tenho acesso imediato.

Qual a configuração do seu hardware? (qual processador, quanto de ram? marca e modelo?)

Versão do Ubuntu e ambiente?

Qual kernel?

Já tentou fazer a cópia dos arquivos por linha de comando? O problema da cópia para o pendrive também existe dessa forma?

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 01:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2015, 01:54 »
Notebook Itautec w7730
Distro: no momento utilizo Xubuntu, mas com o ubuntu os mesmo problemas acontecem.
Mem. Ram: 4GB
Processador:
Código: [Selecionar]
processor : 0/1/2/3
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 58
model name : Intel(R) Core(TM) i3-3110M CPU @ 2.40GHz
stepping : 9
microcode : 0x15
cpu MHz : 1200.000
cache size : 3072 KB
physical id : 0
siblings : 4
core id : 0
cpu cores : 2
apicid : 0
initial apicid : 0
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 13
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf eagerfpu pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt tsc_deadline_timer xsave avx f16c lahf_lm arat epb xsaveopt pln pts dtherm tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid fsgsbase smep erms
bogomips : 4789.25
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

Fica a dúvida ai, queria saber se é só comigo acontece isso.

Sim por linha de comando ja fiz algumas vezes, funcionou normal.
Já pensei que poderia ser o gerenciador de arquivos, no Xubuntu utilizo o Thunar, mas com o Unity tbm dava o msm problema. Copia rapido de mais, mas quando chega no fim ele trava e daí tenho que esperar para ter certeza que copiou tudo.

o segundo problema não  é sempre que acontece.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 01:58 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2015, 01:58 »
Que coisa, é uma máquina mais que boa, com cpu i3 e 4GB de ram, nada que justifique engasgar.

Vi em outros posts seus que andou usando kernel modificado ou coisa assim (lowlatency).
E atualmente, usa o kernel padrão?



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2015, 02:09 »
É muito difícil identificar problemas dessa espécie sem nenhuma pista inicial.
Quanto a cópia de arquivos, se não acontece por linha de comando, então parece haver algum componente do ambiente gráfico interferindo.
Quando acontecer é examinar os logs do sistema para ver se encontra algo que possa direcionar a pesquisa.

Uma possibilidade interessante é criar uma partição apenas de testes, um dual boot ou multi boot se já tiver o Win, e usar para ir instalando outras versões do Linux, sejam os vários sabores do Ubuntu (Kubuntu, Lubuntu e outras derivadas ou mesmo distros de outra base, como por exemplo o Fedora, openSUSE e por aí vai e ver se o problema de repete nelas e se em alguma fica resolvido.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2015, 02:26 »
Sim estou com o kernel Padrão.
Código: [Selecionar]
$uname -r
3.13.0-40-generic

Assim que arrumar um pendrive demonstro melhor o problema, se possível vou até fazer um vídeo.

"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2015, 02:29 »
Esse Bug do Pendrive acontece na sua porta USB 3.0 certo?  Ele já é bem documentado e já sabem que o problema é do kernel!  No meu Pc que tem portas USB 3.0 ele começa rápido e termina rápido se é pouca coisa, mas se a quantidade de arquivos for grande, ele começa rápido, dá umas paradas e depois continua em velocidades cada vez menores. Também demora para terminar a cópia. Eu fico no aguardo, acaba tudo bem, Notei também que isso ocorre muito mais com sistema de arquivos não Linux, FAT32 ou NTFS. E eu uso KDE no meu PC e no Notebook!

Que seja, você quer uma solução, certo?

Tenta essas duas:

http://unix.stackexchange.com/questions/107703/why-is-my-pc-freezing-while-im-copying-a-file-to-a-pendrive

https://wiki.archlinux.org/index.php/sysctl#Troubleshooting

Leia tudo antes de tentar qualquer modificação!

Boa sorte!

Já o segundo problema eu nunca passei por isso!

OBs.: Notei que seu Notebook tem atualização de BIOS...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 02:33 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2015, 02:36 »
Esse Bug do Pendrive acontece na sua porta USB 3.0 certo?  Ele já é bem documentado e já sabem que o problema é do kernel!  No meu Pc que tem portas USB 3.0 ele começa rápido e termina rápido se é pouca coisa, mas se a quantidade de arquivos for grande, ele começa rápido, dá umas paradas e depois continua em velocidades cada vez menores. Também demora para terminar a cópia. Eu fico no aguardo, acaba tudo bem, Notei também que isso ocorre muito mais com sistema de arquivos não Linux, FAT32 ou NTFS. E eu uso KDE no meu PC e no Notebook!

Que seja, você quer uma solução, certo?

Tenta essas duas:

http://unix.stackexchange.com/questions/107703/why-is-my-pc-freezing-while-im-copying-a-file-to-a-pendrive

https://wiki.archlinux.org/index.php/sysctl#Troubleshooting

Leia tudo antes de tentar qualquer modificação!

Boa sorte!

Já o segundo problema eu nunca passei por isso!


Aparece ser o mesmo problema que acontece aqui pois  as vezes o sistema trava ao copiar arquivos pro pendrive, como foi dito no link que me passou.
Assim que conseguir um pendrive, posto aqui os resultados.

Citar
OBs.: Notei que seu Notebook tem atualização de BIOS...
Como?

"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2015, 07:28 »
No site da Itautec, tem um arquivo de atualização de Bios! Avisa pra não atualizar se estiver tudo funcionando bem.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dlucato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas antigos que ainda não foram resolvidos
« Resposta #9 Online: 26 de MAR?O de 2015, 09:58 »
Fantástico! Eu consegui resolver aqui.

Eu estava com o mesmo problema do juarezfranco. Eu tenho uma instalação do Ubuntu 64 bits nova (14.10) e uma máquina boa, só que toda vez que eu tentava copiar arquivos grandes para o pendrive ele travava no fim e não copiava por completo.

Eu fiz como o galactus sugeriu (o primeiro link) e funcionou muito bem.

*entre no terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo -i
echo $((16*1024*1024)) > /proc/sys/vm/dirty_background_bytes
echo $((48*1024*1024)) > /proc/sys/vm/dirty_bytes

Abraços e obrigado pela ajuda.